Stock Paulista: Piloto tem traumatismo craniano em novo acidente em Interlagos

Duas semanas depois da batida que matou o piloto Gustavo Sondermann, da Copa Montana, o autódromo de Interlagos foi palco de um novo grave acidente ontem.

Na disputa da terceira etapa da Stock Paulista, na primeira volta da corrida, o piloto Paulo Kunze, com o Á”mega número 9, bateu em outro carro na reta oposta, decolou, passou por cima do guard rail e parou fora da pista. Kunze disputava a primeira prova da temporada.

De acordo com informações da organização, Kunze encaminhado com traumatismo craniano para o Hospital Alvorada. Seu quadro era estável na noite de ontem.
Apenas neste ano, o autódromo, que abriga o GP Brasil de F-1, já testemunhou dois acidentes com mortes.

No último dia 3, o piloto Gustavo Sondermann, da Copa Montana, categoria de acesso Á  Stock Car, protagonizou acidente na Curva do Café e teve morte encefálica confirmada no dia seguinte.

A curva, uma das mais velozes de Interlagos, foi o mesmo local que vitimou Rafael Sperafico, também na categoria de acesso Á  Stock Car, em dezembro de 2007.
Antes da morte de Sondermann, em 24 de fevereiro, o fotógrafo João Lisboa morreu também na Curva do Café.

Gerente-gestor do autódromo de Interlagos, Octavio Guazzelli, afirmou que não estava no local ontem e não tinha ainda todas as informações sobre o acidente.
“Sem uma análise completa do acidente, é leviano apontar a pista como a principal, a deflagrante ou a responsável pelo acidente”, afirmou Guazzelli.

Ele afirmou que a administração do autódromo não pode simplesmente fazer alterações na pista sem a anuência das entidades promotoras de eventos locais no caso a Fasp (Federação de Automobilismo de São Paulo), nacionais e internacionais.

Após o acidente com Sondermann, representantes da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), da Fasp, do autódromo e da Prefeitura de São Paulo definiram detalhes para a obra de uma área de escape da Curva do Café e que prevê a retirada de aproximadamente seis lances da arquibancada.

O projeto da reforma após finalizado será entregue para avaliação da CBA, que posteriormente o encaminhará Á  FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
Segundo Guazzelli, Interlagos tem taxa de ocupação diurna de cerca de 98% e acidentes graves quando acontecem são estatisticamente quase irrelevantes.

“Os acidentes são coisas que acontecem, mas diante disso mudar as caracterÁ­sticas de uma pista tem um passo muito grande”, disse ele.

Após relatório fundamentado com o pedido de intervenção, é preciso verificar o custo da alteração, o tempo e a mão de obra disponÁ­veis, enumerou o dirigente.

João Ometto Neto, representante dos pilotos da categoria, disse que deve haver reunião na federação para analisar o acidente. “Automobilismo é um esporte de risco. Ainda não sabemos o que realmente aconteceu. Vamos ver se há imagens.”

Fonte: Jornal Floripa

foto: site da Stock Paulista