Stock: Pizzonia considera “confuso” novo formato de classificação

Amazonense acredita que mini corridas podem se transformar em jogo de interesses das equipes.

No fim de semana em que se inicia a temporada 2008 da Copa Nextel Stock Car, um dos principais assuntos debatidos entre os pilotos e equipes é o novo formato do treino classificatório. A grande novidade é a disputa direta entre os pilotos na Super Classificação. Os seis mais rápidos serão divididos em três duplas para definir quem sai na frente do grid de largada. “Eu achei esse novo formato muito confuso. Vamos esperar como vai ser nessa primeira etapa para depois avaliar se vale a pena ou não continuar” afirma o amazonense Antonio Pizzonia (K-med Racing), que já enfrentou sistemas diferenciados de classificação durante suas passagens pela Fórmula 1 e Champ Car. A nova prática será realizada neste sábado (12/04) a partir das 11h25 no Autódromo de Interlagos, zona sul de São Paulo.

A classificação passa agora a ser semelhante à Fórmula 1, dividida em três etapas distintas. A primeira parte terá 30 minutos de duração e define as posições entre o 16º e o 34º colocados, com os 15 carros mais rápidos avançando à fase seguinte. Na segunda parte, de 20 minutos, serão determinados os pilotos que largam entre a 7ª e a 15ª colocação e os seis primeiros disputam a Super Classificação. A grande dúvida e discussão começa a partir daqui. A definição da pole será feita de forma inusitada, com três duplas de pilotos disputando mini corridas entre si, de duas voltas de duração. Os vencedores largam nas três primeiras colocações, com a ordem definida a partir da soma dos tempos das voltas de cada um. “Como ninguém ainda disputou essa classificação, não existe uma estratégia definida. Pode ser que para o futuro as equipes montem uma tática especial para essas mini corridas” comenta Antonio Pizzonia.

As três mini corridas acontecerão da seguinte forma: o 1º na segunda parte do treino enfrenta o 6º, o 2º corre contra o 5º e o 3º compete com o 4º colocado. Com o piloto mais rápido na sessão anterior tendo a preferência de “largar” por dentro em relação à primeira curva, ambos fazem uma volta de aceleração e partem lado a lado da linha de chegada. Vence quem receber a bandeirada na frente. O piloto da K-med pensa que essas disputas podem servir ao interesse das equipes dependendo de quem for o adversário na Super Classificação. “Isto está sendo montado pensando-se no show para a televisão. Na primeira vez todo mundo vai andar direitinho. Agora, imagine depois de algumas corridas, quando for se aproximando do play off, e for alinhar pilotos de equipes diferentes que estão na briga para passar para a outra fase do campeonato. Pode acontecer algumas coisas estranhas”, opina Pizzonia. Contudo o amazonense é a favor de mudanças e novidades na categoria. “Sou a favor do reabastecimento se feito de forma segura. Mas não gostei deste novo formato da classificação”, conclui.

A corrida acontece neste domingo (13/04), com transmissão ao vivo pela TV Globo, a partir das 11h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *