Stock: Pneu de Thiago Marques fura e piloto escapa ileso de acidente a 200 km/h

Piloto da Cimed Racing fazia excelente prova, na sexta colocação, quando o pneu de seu Volkswagen Bora estourou em um ponto perigoso da pista.

A sétima etapa da Stock Car, disputada hoje em Curitiba, confirmou a previsão de que a corrida seria das mais acirradas do ano, com várias brigas por posição e também muitos acidentes.

Um dos mais sérios ocorreu com Thiago Marques, da Cimed Racing. O paranaense era o melhor representante local e animava a torcida com um bom sexto lugar até que o pneu esquerdo de seu Volkswagen Bora estourou em um dos pontos mais perigosos do circuito, entre a saÁ­da da Curva da Vitória e a entrada da Reta dos Boxes.

Com pouca área de escape neste ponto, o carro de Marques (Cimed-Sky-Alpina) foi projetado direto para o muro, a mais de 200 km/h, e ainda voltou para a pista, bem na trajetória onde os pilotos entram para rasgar a reta. O paranaense só pÁ´de sair do carro após o acionamento do Safety Car. Felizmente, o piloto nada sofreu.

“Este tipo de problema de pneu acontece, é uma falta de sorte, mas o importante é que o novo carro mostrou ser competitivo e que poderemos andar bem nas próximas etapas”, disse Thiago. “Além disso, o acidente poderia ter tido sérias conseqüências, bati a 200 km/h sem nenhuma chance de corrigir no volante, por conta do estouro do pneu. A desaceleração foi muito forte e o carro ainda voltou para a pista, com a porta voltada para a linha de trajetória, com os outros pilotos passando perto. Graças a Deus estou inteiro”, comentou o paranaense.

Para a próxima corrida, em BrasÁ­lia, o piloto da Cimed Racing está otimista. “As pistas têm as mesmas caracterÁ­sticas daqui. O carro deve ter bom rendimento lá também, o que me renova o ânimo daqui para frente”, completa Marques.

Luciano Burti (Cimed-Brasil Telecom-Sky) teve um problema de embreagem ainda na largada. “Sabia que teria de fazer uma corrida conservadora, para marcar alguns pontos. Vinha bem na prova, fiz ultrapassagens e, mesmo sem a embreagem, estava no ritmo dos dez primeiros. De repente, quebrou a alavanca de câmbio e tive que ir para os boxes”, disse Burti, que perdeu três voltas no pit para consertar o problema e, por isso, terminou a prova em 21º.

Antes de Curitiba, Burti estava dentro do grupo dos dez primeiros do campeonato, que a partir da nona etapa seguem na disputa do tÁ­tulo em forma de playoff. Com os resultados de hoje, o piloto da Cimed Racing saiu deste grupo, mas está a apenas três pontos deste top-10, em 11º.

“Na próxima corrida, cada pontinho será crucial. A esperança de classificar segue a mesma, obviamente se não tivéssemos o problema aqui terÁ­amos melhores condições, mas isso faz parte do automobilismo”, completou Burti, que amanhã participa da transmissão da F-1 pela TV Globo.

Para o diretor-técnico da Cimed Racing, Paulo de Tarso, o final de semana sem pontos não refletiu o verdadeiro potencial da equipe em Curitiba. “Após levar um toque na traseira, a carenagem do carro do Thiago estava raspando no pneu e isso deve ter contribuÁ­do para este desgaste prematuro. No caso do Luciano, houve o problema da embreagem e do câmbio, mas o importante é que estamos competitivos com nossos dois carros e seguimos com boas chances de entrar no playoff”, comentou.

A próxima etapa do campeonato, que define os dez pilotos que seguirão na luta pelo tÁ­tulo no playoff das quatro provas finais, será realizada no próximo dia 23, em BrasÁ­lia.