Stock: Pneus, trocar ou não?

Mudança no sistema de Pit Stop aumenta importância da estratégia de corrida na Stock Car.

Desde o inÁ­cio do ano esperava-se a adoção do “pacote completo de pit stop” que consta no Regulamento Desportivo do Campeonato Brasileiro de Stock Car. Nas quatro primeiras provas do ano, a parada nos boxes sofreu diversas alterações e agora chega novamente modificada a São Paulo, que recebe neste domingo (5 de julho) a quinta etapa do ano.

Na prova de Interlagos, os seis primeiros do grid (pela ordem, Ricardo MaurÁ­cio, Thiago Camilo, Marcos Gomes, Átila Abreu, Allam Khodair e Valdeno Brito) terão que largar com o mesmo pneu que utilizaram no treino classificatório deste sábado (4). “Com os compostos gastos, os carros podem ser de um a dois segundos mais lentos por volta”, lembra Giovani Boettger, da equipe Boettger Competições, dos pilotos Alceu Feldmann (26º no grid) e Luciano Burti (15º).

Além desta – que foi a principal alteração em relação Á s outras provas – será possÁ­vel fazer a troca dos compostos e o reabastecimento simultaneamente durante o pit stop. Por isso, a estratégia adotada pelas equipes terá uma importância ainda maior.

Para quem larga na frente, realizar a troca será praticamente inevitável, já que os pilotos posicionados da sétima posição para trás podem largar com um set novo. “Como estarei com meu melhor jogo de pneus, dificilmente faremos a troca durante a prova”, adianta Alceu Feldmann, que enfrentou problemas no treino classificatório e largará apenas na 13ª fila.

Para tentar uma prova de recuperação e chegar na zona de pontos (15 primeiros), o paranaense pode fazer apenas uma parada rápida para reabastecimento. “Mas tudo vai depender do momento da corrida. Em que posição estarei, se há possibilidade de entrada de Safety Car. Ou seja, é uma decisão muito rápida e que só acontece na volta que antecede o pit stop”, explica.

No caso de quem estiver nas primeiras posições, a estratégia é outra. “Como o tempo médio para troca dos quatro pneus é de 15 segundos, quanto antes o piloto parar no box, mais tempo terá para aproveitar um pneu novo na pista”, destaca Giovani Boettger.

Com esses novos “ingredientes”, os 32 carros da categoria vão dar a largada amanhã, Á s 11 horas, para a 5ª etapa do ano. A corrida, que marca a metade da primeira fase da temporada, terá transmissão ao vivo da Rede Globo.

ENTENDA O SISTEMA DE PIT STOP
Os seis primeiros colocados no grid deverão obrigatoriamente correr com o mesmo jogo de pneus utilizados no treino classificatório.
O reabastecimento de 20 litros é obrigatório.
A troca de pneus é facultativa.
As duas operações poderão ser realizadas simultaneamente.
Os boxes ficarão abertos da volta seguinte ao 20º minuto de prova até uma volta antes da bandeirada.