Stock: Primeira etapa é neste domingo em Curitiba

Átila Abreu Abreu larga da quarta fila

O paulista Marcos Gomes (Medley Full Time Sports) conquistou a primeira pole position da temporada 2011 da Stock Car. Ele vai largar da primeira posição na abertura do campeonato, que será realizada Á s 11 horas (de BrasÁ­lia) deste domingo em Curitiba (PR), com transmissão ao vivo pelo Sportv e com flashes da TV Globo.

Atual campeão, o paulista Max Wilson (Eurofarma RC) vai largar da primeira fila, com o segundo tempo. Átila Abreu (Pioneer/Zinco Jeans/OTG/Baterias LÁ­der/Colonial Rodas), quinto na temporada passada teve um bom inÁ­cio e vai partir da quarta fila, com o sétimo tempo. “É uma posição boa para a largada. Agora vamos trabalhar para ir melhor na corrida, que será longa e competitiva”, prevê o sorocabano.

O treino classificatório tem um novo procedimento a partir deste ano. Agora são duas tomadas de tempo, ao invés das três sessões adotadas até o ano passado, em que a última reunia os seis pilotos mais rápidos e as posições eram definidas pela média das três passagens mais rápidas.

Na primeira prática de 20 minutos, com a participação de todos os concorrentes, foi determinado do 11º ao 32º lugares do grid. Logo em seguida, em treino de 10 minutos os dez melhores voltaram para a pista e lutaram pela pole position e definiram a posição de largada para as cinco primeiras filas.

“Na primeira parte fiz o segundo tempo e voltei para os boxes para economizar pneus”, contou Átila, que passou para a segunda fase com a quinta melhor marca. No segundo treino Abreu não conseguiu manter o ritmo e ficou em sétimo. “Estamos aprendendo o comportamento destes novos pneus e no final o carro perdeu um pouco de rendimento. Ele começou a escorregar de traseira e perdi cerca de um décimo e meio. Minha expectativa era largar na segunda fila”, apontou.

O maior problema da AMG Motorsport para acertar o carro de Átila Abreu é que eles ainda não têm o outro piloto – é a única equipe com apenas um piloto -, impossibilitando maior troca de informações. “Faz falta não ter outro piloto para ajudar na rapidez das soluções. Com dois podemos trabalhar em direções diferentes e chegar mais rapidamente a um bom acerto”, lamenta Mauricio Matos, chefe do time apoiado por Pioneer/Zinco Jeans/OTG/Baterias LÁ­der/Colonial Rodas.