Pilotos da Medley foram “campeões†nas últimas quatro etapas de 2003 a 2005.
Levantamento envolvendo os 10 nomes que decidirão os playoffs da Stock Car 2006 revela que a equipe do atual bicampeão Giuliano Losacco e seu parceiro Guto Negrão foi a que mais pontuou nas últimas etapas de 2003 a 2005. Nestes três campeonatos, o piloto “campeão†das quatro corridas finais foi sempre da Medley – Losacco em 2005, com 75; AntÁ´nio Jorge Neto em 2004, com 77, e em 2003, empatado em 62 com Cacá Bueno.
“Espero que a história se repita, e tudo leva a crer que estamos novamente numa fase de ascensão. Fiz a pole na prova mais recente em BrasÁlia e só não conquistei minha primeira vitória porque decidimos sair com pneus de chuva numa pista que secou rapidamenteâ€, lembra Losacco. “Todos sabem que nossa equipe sempre cresce de produção na segunda metade da temporadaâ€, acrescenta Nergão, que cumpriu em 2003 a sua melhor participação na categoria. Terminou em 3º lugar, a apenas um ponto do vice Cacá Bueno.
Considerando-se apenas os pilotos que disputaram os últimos três campeonatos, Neto é aquele que acumulou mais pontos – 193. Vale lembrar, no entanto que a maioria foi obtida em 2003 e 2004, quando correu ao lado de Negrão na Medley. Em segundo, com 134, aparece Losacco, cujo melhor desempenho foi exatamente o da sensacional arrancada de 2005, iniciada na mesma pista de Tarumã (RS) que abre os “playoffs†neste fim de semana. Cacá Bueno (129) e Thiago Camilo (123) vêm a seguir.
Depois de um inÁcio irregular, o diretor-técnico da Medley, Andreas Mattheis, acredita que a equipe está mais no páreo do que nunca. “Muito mais difÁcil foi no ano passado, quando descontamos uma diferença de 55 pontos. Agora, com as novas regras, o Losacco começa apenas 11 pontos atrás do Cacá. E até mesmo o Guto, que conseguiu a última vaga e inicia a fase decisiva com 19 de desvantagem, também voltou Á briga. Ele comemorou bastante a entrada no grupo de elite e está com a motivação em altaâ€, avisa.
Mattheis só torce para que a chuva – que nos últimos anos vem marcando presença com regularidade nos finais de semana da Stock Car – passe longe de Viamão, municÁpio da Grande Porto Alegre onde está localizado o Autódromo de Tarumã. “Raramente corrÁamos com pista molhada, mas de um tempo para cá tem chovido com freqüência em pelo menos um dos dias da programação. Isso pode prejudicar todo o planejamento das equipesâ€, observa. Em 2005, aliás, a etapa de Tarumã foi encerrada prematuramente com vitória de Ruben Fontes por causa do temporal que deixou o veloz circuito impraticável e ainda mais perigoso.