Stock: Sistema de treinos muda pela segunda vez na temporada

A necessidade de oferecer igualdade de condições aos pilotos levou a Stock Car a promover uma nova mudança no sistema de treinos para o restante do ano, começando pela próxima etapa, que será disputada no dia 2 de julho, em Interlagos (SP).


Agora a programação prevê que a sexta-feira ficará reservada apenas aos treinos livres. Serão duas sessões. Uma pela manhã, com os carros divididos em dois grupos, e outra Á  tarde, com todos os pilotos treinando juntos e respeitando o limite de vinte voltas. Haverá apenas uma tomada de tempo, na manhã de sábado. Os dez mais velozes deste último treino garantem vaga na Super Classificação, que define o pole position.

           
Mais uma vez, as alterações foram feitas após sugestões dos pilotos, que vinham reclamando bastante da falta de treinos. Por regulamento, os testes particulares são proibidos e no fim de semana de corrida os participantes tinham apenas os 45 minutos da primeira sessão para realizar ajustes no carro. Logo em seguida, começavam os treinos classificatórios. “Nós ficávamos sem saber se valia a pena colocar pneus novos na sexta-feira, o que estava transformando aquele treino numa verdadeira loteria”, comenta o goiano Ruben Fontes, da equipe Neosoro JF Racing. “O novo formato vai deixar o treino classificatório muito mais lógico”, afirma.


           
A maior parte dos protestos veio depois da etapa de Campo Grande, realizada no mês passado. Alguns pilotos, que não colocaram pneus novos na sexta-feira, perderam a chance de estar na Super Classificação porque choveu forte na manhã de sábado e ninguém conseguiu melhorar o tempo. Uma situação que não vai se repetir com o formato adotado a partir da próxima corrida. Outra mudança, para a etapa de São Paulo, é no intervalo entre a tomada de tempo e a Super Classificação. Haverá um perÁ­odo de apenas meia hora entre os dois treinos, o que diminui o tempo de trabalho das equipes no carro.


 


Como era:


Na primeira etapa, foram três treinos classificatórios (dois na sexta-feira e outro no sábado), com os pilotos divididos em dois grupos de 21. Os dez melhores no apanhado geral do fim de semana passaram para a Super Classificação. Não havia treinos livres.


 


Como ficou:


Nas duas etapas seguintes, havia um treino livre na manhã de sexta-feira e mais dois treinos classificatórios (um na sexta, outro no sábado), com todos os pilotos juntos na pista e limite de voltas. Os dez melhores na soma dos dois treinos passavam para a Super Classificação.


 


Como será:


Dois treinos livres na sexta-feira. Um com os pilotos divididos em dois grupos de 21 e outro com todos juntos na pista e limite de vinte voltas. Será realizado apenas um treino classificatório, no sábado. Os dez melhores da sessão vão para a Super Classificação.