Stock: STJD confirma vice-campeonato de Cássio Homem de Mello na Stock Jr. 2006

Tribunal nega provimento aos recursos da CBA e do piloto Thiago Riberi por cinco votos a zero.

Novamente por unanimidade, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) confirmou nesta quinta-feira (dia 13), no Rio de Janeiro (RJ), o tÁ­tulo de vice-campeão da Stock Jr. 2006 ao piloto paulista Cássio Homem de Mello.


O tribunal negou provimento aos recursos da CBA e do piloto Thiago Riberi, e manteve integralmente a decisão da Comissão Disciplinar do STJD, anunciada em março deste ano. Sendo assim, por cinco votos a zero, prevaleceu o disposto no regulamento da categoria quanto ao critério de descartes de pontos, que obriga que os pilotos descartem os dois piores resultados das 12 etapas ao término da competição, e não os quatro piores como queriam a entidade e o piloto Thiago Riberi.


Ao final da temporada de 2006, Thiago Riberi foi declarado vice-campeão equivocadamente, uma vez que a soma da pontuação final do piloto estava em desacordo com o CDA (Código Desportivo do Automobilismo), que no artigo 116 – parágrafo 1º, estabelece:


“Pilotos excluÁ­dos, desclassificados, ou que estiverem cumprindo suspensão, NÁƒO PODERÁƒO TER ESSES RESULTADOS CONSIDERADOS COMO DESCARTE”.


Por atitude antidesportiva, Riberi foi excluÁ­do da etapa de Campo Grande (MS) de 2006, ficando vetado de descartar a pontuação referente ao resultado desta etapa.


No final de março, os cinco auditores da Comissão Disciplinar do STJD/CBA deram integral provimento, por unanimidade, ao recurso impetrado por Homem de Mello, transferindo ao piloto o tÁ­tulo de vice-campeão de 2006.


Na temporada 2007, Cássio Homem de Mello foi o recordista de vitórias na categoria, subindo três vezes ao lugar mais alto do pódio. Com o cancelamento da última etapa, em virtude do acidente que vitimou o piloto Rafael Sperafico na Stock Car Light, domingo passado, em Interlagos, o piloto não teve a chance de brigar pelo vice-campeonato novamente e terminou a temporada em terceiro lugar.


“Estou feliz com o resultado, porque foi feito justiça. Sempre soube que eu merecia esse vice-campeonato e agora mais do que nunca o resultado está confirmado. Infelizmente, não pude disputar o vice novamente este ano, já que a prova foi cancelada, mas foi o mais sensato a se fazer depois do que aconteceu com o Rafael. Como não existe a possibilidade da corrida acontecer em outra data, o campeonato terminou assim. Mas sem dúvida foi uma temporada muito importante para a minha carreira também”, comentou Cássio.


Em 2008, o piloto disputará a GT3 Brasil e será companheiro de equipe do tricampeão Nelson Piquet, a bordo de um Ford GT.