Stock: Treinos abrem o GP Bahia em Salvador nesta sexta-feira

A prova é válida pela sexta etapa da Copa Nextel Stock Car 2009.

A sexta-feira será histórica para a Stock Car. Assim que os motores forem ligados para o primeiro treino extra, marcado para as 10h20, na pista montada no Centro Administrativo da Bahia CAB, a principal categoria do automobilismo nacional realizará mais um sonho, fazendo sua primeira corrida em circuito de rua em 30 anos. A sessão abrirá a programação oficial da etapa, marcada para o domingo, a partir das 11h, com transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular. A programação ainda prevê a disputa da quinta corrida da Stock Jr, divisão de formação da Stock Car.

Nesta quinta-feira houve a tradicional carreata da categoria, com a participação dos pilotos Ricardo MaurÁ­cio, da Eurofarma RC (Chevrolet), Paulo Salustiano, da Vogel Motorsport (Chevrolet), Daniel Serra, da Red Bull Racing (Peugeot), e o baiano Diego Freitas. A concentração foi no Farol da Barra e, de lá, os pilotos seguiram por um trajeto de aproximadamente 5 km, que passa pela Avenida Oceânica, Casa de Iemanjá (Rua da Paciência) até chegar Á  Igreja de Santana do Rio Vermelho, na praia do Rio Vermelho, em frente ao Ponto de Acarajé da Cira, onde terminou a carreata.

Por ser a primeira participação da maioria dos pilotos em um circuito de rua, os treinos serão de vital importância. Afinal, é nele que os participantes poderão conhecer os detalhes do traçado de 2800 metros, com poucas opções de ultrapassagem. Para o piloto Átila Abreu, da AMG Motorsport (Peugeot), a atenção será fundamental. Com experiência em provas de rua, ele ressalta que os participantes não podem errar. “Em caso de desatenção, o consolo é o muro”, diz. Para amanhã, ele quer conhecer cada detalhe da pista montada no CAB. “A tomada de tempos será ainda mais importante, pois as ultrapassagens serão difÁ­ceis”, afirmou.

Em uma temporada que tem sido marcada pela variação no pódio, com cinco vencedores diferentes em cinco corridas realizadas, ficou claro que tudo pode acontecer. Agregue-se a isso o fato de ser a primeira experiência em rua para a maioria e um traçado desconhecido para todos. De qualquer forma, são ingredientes que tornarão ainda mais emocionante da disputa do dia 9.

A liderança da competição até o momento é do bicampeão Cacá Bueno, da Red Bull Racing (Peugeot), com 65 pontos. Em segundo está Max Wilson, da Eurofarma RC (Chevrolet), com 53, enquanto AntÁ´nio Pizzonia, da Amir Nasr Racing (Peugeot), com 51 pontos. Se a Super Final começasse agora, os outros sete pilotos classificados seriam Valdeno Brito (PB), 49; Marcos Gomes (SP), Ricardo MaurÁ­cio (SP) e Átila Abreu (SP), 45; Allam Khodair (SP), 39; Paulo Salustiano (SP), 36; e Luciano Burti (SP), 34.

No que diz respeito Á  Super Final, vale lembrar que ela reunirá os dez melhores pilotos após as oito primeiras provas. Somente estes seguirão na disputa do tÁ­tulo da Copa Nextel, sendo que os demais pilotos disputarão uma colocação a partir do 11º lugar. Na Super Final, os pilotos zerarão seus pontos obtidos, começando com a classificação de uma corrida, ou seja, o primeiro com 25, o segundo com 20, o terceiro com 16 até o décimo, com 6 pontos. Para evitar confusão com os demais, cada um somará 200 pontos de bÁ´nus. Para as quatro provas restantes, a pontuação será normal e os integrantes da Super Final receberão os pontos respectivos Á s colocações obtidas em cada etapa.

Os primeiros treinos da etapa acontecerão nesta sexta-feira. Estão programadas duas sessões extras para Copa Nextel e Stock Jr. O dia ainda reserva duas sessões de treinos livres para as duas categorias das 12h45 as 16h50. As tomadas de tempo ficarão para o sábado. No domingo, as atrações começam Á s 11h com Copa Nextel (50 minutos de duração). Logo depois, a partir das 12h45, será a vez da Stock Jr, 30 minutos.

Stock Jr.

O paulista João Marcelo tem sido o nome da Stock Jr. nesta temporada. O piloto venceu duas provas, ambas em São Paulo, e soma 89 pontos. A segunda colocação, 9 pontos atrás, é do sorocabano Fabio Fogaça, e a terceira está com o também paulista Rodrigo Barone, vencedor da etapa de BrasÁ­lia, com 65 pontos. A expectativa é de que aconteçam muitos pegas e trocas de posições até a bandeirada final como vem acontecendo nessa terceira temporada da categoria de abertura da Copa Nextel Stock Car. E como não poderia ser diferente, a etapa de Salvador terá 6 baianos em seu grid de largada.

A classificação após quatro provas é a seguinte: 1) João Marcelo,89 ; 2) Fabio Fogaça,80; 3) Rodrigo Barone,65; 4) Pedro Boesel,60; 5) Beto Cavaleiro,43; 6) Franklin Trupel e Wagner Pagotto,39; 8) Patrick Gonçalves,29; 9) Adriano Amaral,27; 10) Rafael Negrão,25.