Stock: TrÁªs primeiros separados por 0s1 no circuito mais veloz do ano

No primeiro dia de treinos da Stock Car em BrasÁ­lia, tempos competitivos mostram que a briga será acirrada, segundo os próprios pilotos, como Luciano Burti, um dos destaques desta sexta-feira.

A julgar pelo resultado do primeiro dia de treinos livres, a oitava etapa da Stock Car terá uma lista extensa de favoritos Á  vitória. No circuito mais veloz do calendário, com média horária próxima a 180 km/h, os três primeiros colocados foram separados por pouco mais de 0s1: o mais rápido, Antonio Jorge Neto cravou 58s875, contra 59s028 de Luciano Burti, o terceiro colocado.


Não são apenas os ponteiros estão separados por um mÁ­sero décimo. Dentro do mesmo segundo, a conta engloba praticamente todo o grid, com 33 pilotos.


“O equilÁ­brio sempre é uma marca da Stock Car, mas nesta pista de BrasÁ­lia ele fica ainda mais evidente por conta do traçado veloz e de poucas curvas”, explica Burti (Petrobras-Cimed-Pakalolo-Brasil Telecom).


O paulista afirma que sua equipe concentrou os esforços do dia no trabalho de acerto do carro para a corrida.


“No primeiro treino, nós não nos preocupamos em marcar um bom tempo e, mesmo estando lá atrás na folha de tempos, sabÁ­amos que o potencial do carro era bom. Fico satisfeito em ver que, quando colocamos um pneu um pouco melhor, conseguimos ficar entre os três primeiros”, afirma Burti.


O piloto da Petrobras-Action Power não colocou pneus novos, mas acredita que o carro também está com bom set up para a classificação, que será disputada amanhã pela manhã -depois, Á s 12h20, os dez primeiros voltam Á  pista para a Super Classificação.


“O comportamento do carro é bom em todos os aspectos, mas é claro que também focamos parte do trabalho pensando na classificação, porque largar entre os primeiros aqui é fundamental. Apesar da pista ser a mais veloz do ano, é difÁ­cil largar lá atrás e vir se recuperando”, comentou Burti.


O otimismo do piloto também é confirmado pelo diretor-técnico da equipe, Paulo de Tarso. “Tivemos um dia produtivo, melhorando o acerto do carro em cada parte do treino. Agora é apostar na receita que deu certo hoje na classificação amanhã”, comenta.


A única preocupação do time é com o desgaste dos pneus, considerado crÁ­tico na pista de BrasÁ­lia. “O asfalto aqui é extremamente abrasivo e, se já tivemos problemas em pistas menos crÁ­ticas, como Curitiba, esta questão será ainda mais preocupante aqui. Nem tanto pela performance, mas pela durabilidade dos compostos ao longo dos 50 minutos de corrida no domingo”, comenta Burti.


A oitava etapa da Stock Car será neste domingo, Á s 10h30, com transmissão ao vivo pela TV Globo.