Stock: Xandinho ainda é dúvida no grid em Curitiba

Piloto da Medley/Full Time Sports será reavaliado na próxima quinta-feira

Apesar da boa recuperação que vem apresentando, o piloto Xandinho Negrão (Medley/Full Time Sports) ainda não está garantido no grid da abertura da temporada da Stock Car em Curitiba no próximo dia 20. Nesta semana, Xandinho submeteu-se a consultas com o dr. Eduardo Benegas, cirurgião responsável pela implantação de seis pinos em sua clavÁ­cula esquerda e pelos reparos na fratura no dedinho da mão esquerda, e com o dr. Dino Altmann, médico-chefe da Stock Car. Uma nova avaliação foi marcada para quinta-feira, véspera do inÁ­cio dos treinos livres, no ambulatório do autódromo da capital paranaense.

Xandinho acidentou-se durante os ensaios do dia 23 de fevereiro na pista do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. Por causa de uma pane no sistema de freios dianteiros, o carro do piloto campineiro bateu forte contra o barranco no final da reta principal, decolou sobre a cerca de proteção de mais de dois metros de altura e caiu fora da área do autódromo com danos de grande monta – o chassi foi severamente danificado e poucas partes móveis poderão ser reaproveitadas.

Na quinta-feira, Xandinho retirou os pontos da cirurgia no ombro e permaneceu apenas com uma tala. As dores nas costas que sentiu por mais de uma semana depois da batida praticamente cessaram. “Só sinto um pouco de incÁ´modo nos cotovelos, que também foram atingidos no acidente”, disse. Xandinho reiniciou as atividades fÁ­sicas cinco dias depois de deixar o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, a pedido do dr. Altmann. “Ele me recomendou a bicicleta ergométrica para não perder o condicionamento fÁ­sico. É isso o que venho fazendo. A ideia é estar preparado para correr da melhor forma possÁ­vel”, explicou.

Xandinho está cumprindo uma corrida contra o tempo. A primeira etapa do calendário será realizada na margem do limite de quatro a seis semanas de repouso estimado pelos médicos que o atendem. O dr. Altmann ficou satisfeito com o quadro revelado pelo piloto no último exame. “Ele está reagindo bem, mas temos de ser cautelosos para não colocar em risco a recuperação total”, avisou. Xandinho continua fazendo a sua parte. “Ainda temos mais uma semana antes da prova. Em termos de recuperação, é um perÁ­odo bastante razoável.”