Super GT: Com carro antigo, João Paulo de Oliveira largará na 7ª fila em Suzuka

O brasileiro João Paulo de Oliveira (Nissan) vai largar da sétima fila na prova de abertura do Campeonato Japonês de Super GT, que será realizada neste domingo (18/3) no circuito de Suzuka, Japão.

Melhor piloto do grid utilizando pneus da marca Yokohama e carro modelo 2006, o representante da Nissan ficou contente com o seu desempenho “A classificação foi como esperávamos, nós estamos muito defasados com o carro do ano passado. De qualquer maneira, isto foi o melhor o que posso fazer no meu trabalho”, comentou. A pole position ficou com a Honda, através da dupla Ralph Firman (GBR)/Daisuke Ito (JAP).

Dos cinco carros da Nissan na categoria GT500, três deles não ficaram prontos a tempo para a abertura do certame asiático, dentre eles o de João Paulo de Oliveira, que usará nesta primeira corrida o modelo do ano passado, com motor equipado com turbo-compressor, ao invés dos novos e mais eficientes motores aspirados. Além disso, os organizadores aplicaram um lastro para os carros de modelo 2006, como punição ao atraso da fábrica. “Pelo que deu para perceber, nosso carro é cerca de dois segundos mais lento por volta em relação ao Nissan 2007. Mesmo assim, parece que o nosso modelo novo também está atrás das outras marcas. A Honda está muito forte, fez um carro muito bom para esse ano”, explicou o piloto de 25 anos de idade, apontando que os quatro primeiros do grid de largada são da marca Honda, e o melhor Honda aparece apenas em sétimo.

Esta defasagem técnica não desanima João Paulo de Oliveira, pois ele foi o piloto mais rápido entre os que usaram pneus Yokohama e utilizaram carro modelo 2006. Só terá que fazer uma estratégica diferenciada junto com seu companheiro de equipe. “Ele está fazendo um trabalho muito bom”, elogiou o japonês Seiji Ara. “Largarei e faremos a estratégia de acordo com as condições da corrida. Meu consumo de combustÁ­vel é bom, por isso a equipe planeja me deixar por mais tempo na pista, mas vai depender dos pneus”, aponta. “Fiz uma volta boa que me classificou na frente dos Bridgestone, mas em consistência não sei exatamente como será com os Yokohama. O Bridgestone são constantes, portanto teremos uma boa briga amanhã”, acredita.

A dupla campeã do ano passado, formada pelo alemão André Lotterer e o japonês Juichi Wakisawa, da Toyota, vão largar apenas da 11ª posição, imediatamente a frente de João Paulo de Oliveira/Seija Ara, que vão partir da 13ª colocação.


Fábio Carbone, em dupla com o françês Loic Duval, alinha na 2º posição, com um Honda NSX.




Os tempos do grid de largada da primeira etapa da Super GT são:

1. Ralph Firman (GBR) / Daisuke Ito (JAP) – Honda NSX, 1min49s842
2. Loic Duval (FRA) / Fabio Carbone (BRA) – Honda NSX, 1min50s5833. Ryo Michigami (JAP) / Takashi Kogure (JAP) – Honda NSX,
1min50s595
4. Katsutomo Kaneishi (JAP) / Toshihiro Kaneishi (JAP) – Honda NSX, 1min50s806
5. Yuji Tachikawa (JAP) / Toranosuke Takagi (JAP) – Toyota Lexus SC430, 1min51s433
6. Dominik Schwager (ALE) / Shinya Hosokawa (JAP) – Honda NSX, 1min51s513
7. Richard Lyons (IRL) / Satoshi Motoyama (JAP) – Nissan Fairlady Z, 1min51s967
8. Bjorn Wirdheim (SUE) / Tatsuya Kataoka (JAP) – Toyota Lexus SC430, 1min52s094
9. Michael Krumm (ALE) / Tsugio Matsuda (JAP) – Nissan Fairlady Z, 1min52s155
10. Andre Couto (POR) / Katsuyuki Hiranaka (JAP) – Toyota Lexus SC430, 1min52s430
11. Andre Lotterer (ALE) / Juichi Wakisaka (JAP) – Toyota Lexus SC430, 1min52s940
12. Peter Dumbreck (GBR) / Naoki Hattori (JAP) – Toyota Lexus SC430, 1min53s085
13. João Paulo de Oliveira (BRA) / Seiji Ara (JAP) – Nissan Fairlady Z, 1min53s643
14. Benoit Treluyer (FRA) / Kazuki Hoshino (JAP) – Nissan Fairlady Z, 1min54s048
15. Sebastien Philippe (FRA) / Masataka Yanagida (JAP) – Nissan Fairlady Z, 1min54s174
16. Takeshi Tsuchiya (JAP) / Manabu Orido (JAP) – Toyota Lexus SC430, 1min55s542