Pelo segundo ano consecutivo companheiro de equipe do brasileiro bate quando vinham subindo de posição.
Pelo segundo ano consecutivo durou pouco a participação de João Paulo de Oliveira (Nissan) nos 500 km de Fuji. Disputado nesta sexta-feira (04/5) em Shizuoka, com um público de 54.800 pessoas, a terceira etapa do Campeonato Japonês de Super GT foi um dos pontos altos da “Golden Weekâ€, semana festiva de datas comemorativas acumuladas no Japão. “Nem cheguei a assumir o volante do novo Nissan Fairlady Z. Esta é uma corrida de inteligência, sobrevivência, mas foi ridÁculo. Com 12 voltas meu companheiro bateu em um retardatário e acabou tudoâ€, desabafou o brasileiro sobre o desempenho de Seiji Ara. A vitória ficou com a dupla Richard Lyons (IRL)/Satoshi Motoyama (JAP), que completou 109 voltas no Fuji Speedway em 3h19min52s613. O Nissan Fairlady Z dominou esta prova depois de muito tempo, conquistando três das quatro primeiras posições.
Largando da 16ª posição, Seiji Ara foi subindo de posições como a equipe esperava, a medida que os pneus Yokohama iam se desgastando. “Ele estava indo atrás do francês Sebastien Philippe, que acabou terminando em quarto. Os Nissan são melhores em corrida do que classificação, e são muito resistentes. Tenho certeza que quando eu assumisse para fazer os dois últimos terços da prova, conseguiria colocar nosso carro em quartoâ€, presume João Paulo.
Nos 500 km de Fuji em 2006, João Paulo largou e impressionava com uma ótima corrida, colocando seu carro como o melhor Nissan na quarta posição, até entregar o carro ao companheiro de equipe Naoki Yokomizo, para que ele percorresse o mÁnimo de voltas estipuladas para cada membro da dupla. Ai veio a decepção: Yokomizo bateu em um carro mais lento, e estragou todo o trabalho do brasileiro naquele dia. A história se repetiu este ano, desta vez com Seiji Ara, e ainda mais cedo.
Confira os dez primeiros dos 500 km de Fuji:
1. Richard Lyons (IRL) / Satoshi Motoyama (JAP), Nissan Fairlady Z, 109 voltas em 3h19min52s613;
2. Michael Krumm (ALE) / Tsugio Matsuda (JAP), Nissan Fairlady Z, a 2s114;
3. Bjorn Wirdheim (SUE) / Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota Lexus SC430, a 14s900;
4. Sebastien Philippe (FRA) / Masataka Yanagida (JAP), Nissan Fairlady Z, a 1min14s591;
5. Dominik Schwager (ALE) / Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX, a 1min27s642;
6. Toranosuke Takagi (JAP) / Yuji Tachikawa (JAP), Toyota Lexus SC430, a 1 volta;
7. Peter Dumbreck (GBR) / Naoki Hattori (JAP), Toyota Lexus SC430, a 1 volta;
8. Andre Couto (POR) / Katsuyuki Hiranaka (JAP), Toyota Lexus SC430, a 1 volta;
9. Ralph Firman (GBR) / Daisuke Ito (JAP), Honda NSX, a 1 volta;
10. Benoit Treluyer (FRA) / Kazuki Hoshino (JAP), Nissan Fairlady Z, a 7 voltas.
A pontuação após três etapas ficou assim:
1. Richard Lyons (IRL) / Satoshi Motoyama (JAP), Nissan Fairlady Z, 36 pontos
2. Michael Krumm (ALE) / Tsugio Matsuda (JAP), Nissan Fairlady Z, 32
3. Ralph Firman (GBR) / Daisuke Ito (JAP), Honda NSX, 30
4. Toranosuke Takagi (JAP) / Yuji Tachikawa (JAP), Toyota Lexus SC430, 25
5. Dominik Schwager (ALE) / Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX, 22
6. Loic Duval (FRA) / Fabio Carbone (BRA), Honda NSX, 22
7. Bjorn Wirdheim (SUE) / Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota Lexus SC430, 19
8. Andre Lotterer (ALE) / Juichi Wakisaka (JAP), Toyota Lexus SC430, 14
9. Ryo Michigami (JAP) / Takashi Kogure (JAP), Honda NSX, 13
10. Peter Dumbreck (GBR) / Naoki Hattori (JAP), Toyota Lexus SC430, 10
11. Sebastien Philippe (FRA) / Masataka Yanagida (JAP), Nissan Fairlady Z, 9
12. Takeshi Tsuchiya (JAP) / Manabu Orido (JAP), Toyota Lexus SC430, 7
13. Katsutomo Kaneishi (JAP) / Toshihiro Kaneishi (JAP), Honda NSX, 6
14. Benoit Treluyer (FRA) / Kazuki Hoshino (JAP), Nissan Fairlady Z, 4
15. Andre Couto (POR) / Katsuyuki Hiranaka (JAP), Toyota Lexus SC430, 3