Super GT: João Paulo de Oliveira defende liderança no Japão

Categoria de carros esportivos volta Á s atividades em Sugo.

Após ficar mais de um mês sem acelerar, o Campeonato Japonês de Super GT chega Á  metade da temporada neste domingo (26/07), com a disputa da quinta etapa no autódromo de Sugo. O brasileiro João Paulo de Oliveira (Nissan) defende a liderança do principal certame de carros esportivos do Oriente. “Neste estágio do campeonato não estou tão preocupado em ser o lÁ­der. O importante é marcar bons pontos que podem fazer a diferença no fim do ano. A liderança depende de outros fatores”, comenta o piloto, que divide o cockpit de seu GT-R com o japonês Seiji Ara.

 

Apesar de ter ficado cinco semanas sem competir, João Paulo acredita que não deverá ter problemas na volta Á s atividades de pista. “Piloto sempre gosta de acelerar, mas eu acho que essa parada não vai me prejudicar em nada em termos de competitividade”, explica. No entanto ele acredita que os membros das equipes podem sentir a falta da prática dos procedimentos comuns de corrida. “O que pode ser prejudicial é em alguns aspectos especÁ­ficos, como no procedimento das paradas no boxes por parte dos mecânicos. Mas confio em todo o meu time”, afirma o piloto da Nissan.

 

Uma das marcas da Super GT nesta temporada é o equilÁ­brio. As quatro etapas já disputadas foram vencidas por duplas diferentes e todos os participantes já pontuaram ao menos uma vez no campeonato. “A Super GT sempre foi um campeonato muito equilibrado, mas este ano está ainda mais. Eu aposto que podemos ter mais um vencedor diferente”, conta JP, como ele é conhecido no Japão. Apesar do equilÁ­brio entre carros e competidores, os GT-R somaram três das quatro vitórias em 2009.

 

Vencedor da prova de abertura da temporada, João Paulo tem se destacado por manter a liderança do campeonato, apesar do rigoroso regulamento que determina que os concorrentes devem carregar um lastro com o dobro de pontos acumulados em cada prova que for disputada. Portanto, o brasileiro e o japonês Seiji Ara deverão ‘carregar’ 72 quilos a mais nesta quinta prova. “Com isso provavelmente vamos mudar nossa estratégia de corrida, mas tudo depende de como vai ser a definição do grid de largada”,  explica.

 

Esta é a classificação da Super GT após quatro etapas:

 

1) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 37;

2) Andre Loterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), Lexus SC430 (B), 35;

3) Ralph Firman (GBR)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 33;

4) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Lexus SC 430 (B), 28;

5) Toshihiro Kaneishi (JAP)/Koudai Tsukakoshi (JAP), Honda NSX (B), 26;

6) Ronnie Quintarelli (ITA)/Hironobu Yasuda (JAP), Nissan GT-R (M), 24;

7) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 23;

7) Sebastian Philippe (FRA)/Matsuda Tsugio (JAP), Nissan GT-R (B), 23;

9) Ryo Michigami (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 21;

10) Bjorn Wirdheim (SUE)/Daisuke Ito (JAP), Lexus SC 430 (B), 14;

10) Hiroaki Ishiura (JAP)/Kazuya Oshima (JAP), Lexus SC 430 (B), 14;

12) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 11;

13) Loic Duval (FRA)/Yuki Nakayama (JAP), Honda NSX (D), 9;

14) Andre Couto (POR)/Hohei Hirate (JAP), Lexus SC430 (D), 2.