Super GT: João Paulo de Oliveira larga da quarta fila na Malásia

Brasileiro defende liderança na pista onde venceu nos dois últimos anos

LÁ­der do Campeonato Japonês de Super GT, João Paulo de Oliveira (Nissan) vai largar da quarta fila na quarta etapa do principal certame de carros esportivos do Oriente, que será disputada neste domingo (21/6) em Sepang, na Malásia. “Foi bem razoável. O carro está bem equilibrado, mas era impossÁ­vel ir alem do sétimo com o lastro que carregamos”, lembra o brasileiro que venceu em Sepang nas duas últimas temporadas.

 

O desempenho de João Paulo foi comemorado pela Nissan, já que mesmo sendo o carro mais pesado do grid, com 92 quilos de lastro, ele estará largando na frente de seus principais concorrentes, Andre Loterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), vice-lÁ­deres com Lexus SC430, que partem da 12ª posição,  e a dupla Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), terceiros no certame também com Lexus SC 430, que largam em nono. “Estamos contentes com a posição de largada e sabemos que em Sepang a corrida é sempre dura”, adverte o paulista, que poderá conquistar sua segunda vitória na temporada e a terceira consecutiva na Malásia, já que venceu em 2007 e no ano passado.

 

Na Super GT cada ponto conquistado no campeonato resultará no acréscimo de 2 quilos no carro na prova seguinte. Como João Paulo tem 31 pontos, ele está carregando 62 quilos na etapa da Malásia como “punição” pelos bons resultados. Só que os Nissan GT-R já partem de um lastro de 30 quilos para equilibrar sua performance com os modelos da Honda e Toyota, fazendo com que o brasileiro leve uma carga de 92 quilos, pilotando o carro mais pesado do grid. “Para amanhã meu objetivo será fazer um bom primeiro turno e entregar o carro para meu companheiro Seji Ara em uma boa posição. Precisamos manter o carro na zona de pontuação para que estejamos sempre na briga pelo tÁ­tulo”, comentou JP, como o brasileiro é conhecido na Ásia.

 

Veja os primeiros do grid de largada na Malásia:

 

1) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 1min58s124;

2) Ronnie Quintarelli (ITA)/Hironobu Yasuda (JAP), Nissan GT-R (M), 1min58s195;

3) Ryo Michigami (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 1min58s291;

4) Bjorn Wirdheim (SUE)/Daisuke Ito (JAP), Lexus SC 430 (B), 1min58s719;

5) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 1min58s789;

6) Ralph Firman (GBR)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 1min58s996;

7) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 1min589s007;

8) Hiroaki Ishiura (JAP)/Kazuya Oshima (JAP), Lexus SC 430 (B), 1min59s584;

9) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Lexus SC 430 (B), 2min00s446;

10) Sebastian Philippe (FRA)/Tsugio Matsuda (JAP), Nissan GT-R (B), 2min00s484;

11) Toshihiro Kaneishi (JAP)/Koudai Tsukakoshi (JAP), Honda NSX (B), 2min00s529;

12) Andre Lotterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), Lexus SC 430 (B), 2min00s546;

13) Loic Duval (FRA)/Yuki Nakayama (JAP), Honda NSX (D), 2min00s968;

14) Andre Couto (POR)/Kohei Hirate (JAP), Lexus SC 430 (D), 2min01s147.

 

Assim está a Super GT após três etapas:

 

1) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 31;

2) Andre Loterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), Lexus SC430 (B), 30;

3) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Lexus SC 430 (B), 27;

4) Ralph Firman (GBR)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 22;

5) Ryo Michigami (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 21;

6) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 20;

7) Sebastian Philippe (FRA)/Matsuda Tsugio (JAP), Nissan GT-R (B), 19;

8) Bjorn Wirdheim (SUE)/Daisuke Ito (JAP), Lexus SC 430 (B), 14;

9) Hiroaki Ishiura (JAP)/Kazuya Oshima (JAP), Lexus SC 430 (B), 12;

10) Toshihiro Kaneishi (JAP)/Koudai Tsukakoshi (JAP), Honda NSX (B), 11;

11) Loic Duval (FRA)/Yuki Nakayama (JAP), Honda NSX (D), 9;

12) Ronnie Quintarelli (ITA)/Hironobu Yasuda (JAP), Nissan GT-R (M), 4;

13) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 3;

14) Andre Couto (POR)/Hohei Hirate (JAP), Lexus SC430 (D), 2.