Brasileiro chegou em quinto lugar na desgastante prova de Sepang.
Com a quinta colocação na corrida deste domingo (21/06) em Sepang, na Malásia, o brasileiro João Paulo de Oliveira manteve a liderança do Campeonato Japonês de Super GT, principal competição de carros esportivos do Oriente. “Estamos satisfeitos porque ampliamos a liderança em um ponto, e esse era o nosso objetivoâ€, explica o piloto da Nissan. Ele e seu companheiro Seiji Ara (JAP) somam 37 pontos, dois a mais do que os vice-lÁderes Andre Loterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP).
A vitória ficou com a dupla Ronnie Quintarelli (ITA)/Hironobu Yasuda (JAP). O resultado mostra a grande competitividade da Super GT em 2009, que teve quatro vencedores diferentes em nas quatro primeiras etapas. “Tivemos uma boa corrida hoje. Na largada e no começo da prova ganhamos muitas posições. Ao final da segunda volta eu já estava em terceiroâ€, conta João Paulo, que largou em sétimo.
João Paulo se manteve próximo dos dois lÁderes durante boa parte de sua passagem ao volante de seu Nissan GT-R. Mas em suas voltas finais, começou a perder um pouco de rendimento. “Depois umas 15 voltas eu comecei a perder um pouco do ritmo por conta do desgaste dos pneus. Mesmo assim mantive a terceira posição ate meu pitstop na volta 20â€, explica.
Após a troca de pilotos, a equipe decidiu alterar a estratégia. “Decidimos colocar pneus mais duros no carro e meu companheiro foi até o fim da corrida sem fazer nenhuma outra paradaâ€, afirma JP, como ele é conhecido no Oriente. “A quinta colocação foi muito boa e nos deixou muito bemno campeonato. Tivemos um fim de semana positivoâ€, conclui.
Assim terminou o GP da Malásia:
1) Ronnie Quintarelli (ITA)/Hironobu Yasuda (JAP), Nissan GT-R (M), 54 voltas em 1h52min02s010;
2) Toshihiro Kaneishi (JAP)/Koudai Tsukakoshi (JAP), Honda NSX (B), a 11s494;
3) Ralph Firman (GBR)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), a 16s206;
4) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), a 16s565;
5) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), a 34s789;
6) Andre Lotterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), Lexus SC 430 (B), a 35s115;
7) Sebastian Philippe (FRA)/Tsugio Matsuda (JAP), Nissan GT-R (B), a 40s163;
8) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), a 40s397;
9) Hiroaki Ishiura (JAP)/Kazuya Oshima (JAP), Lexus SC 430 (B), a 1min23s099;
10) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Lexus SC 430 (B), a 2min01s676;
Assim está a Super GT após quatro etapas:
1) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 37;
2) Andre Loterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), Lexus SC430 (B), 35;
3) Ralph Firman (GBR)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 33;
4) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Lexus SC 430 (B), 28;
5) Toshihiro Kaneishi (JAP)/Koudai Tsukakoshi (JAP), Honda NSX (B), 26;
6) Ronnie Quintarelli (ITA)/Hironobu Yasuda (JAP), Nissan GT-R (M), 24;
7) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 23;
7) Sebastian Philippe (FRA)/Matsuda Tsugio (JAP), Nissan GT-R (B), 23;
9) Ryo Michigami (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 21;
10) Bjorn Wirdheim (SUE)/Daisuke Ito (JAP), Lexus SC 430 (B), 14;
10) Hiroaki Ishiura (JAP)/Kazuya Oshima (JAP), Lexus SC 430 (B), 14;
12) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 11;
13) Loic Duval (FRA)/Yuki Nakayama (JAP), Honda NSX (D), 9;
14) Andre Couto (POR)/Hohei Hirate (JAP), Lexus SC430 (D), 2.