Super GT: João Paulo de Oliveira surpreende e largará da quarta fila no Japão

Brasileiro foi o melhor piloto com pneus Yokohama.

O brasileiro João Paulo de Oliveira conseguiu um resultado surpreendente nos treinos de classificação de sábado (15/3), e vai largar da quarta fila nos 300 Km de Suzuka, neste domingo (16/3), no Japão. “Eu sempre sou realista. Acredito que dentro de condições normais, temos boas chances de terminar entre os seis primeiros”, aponta o piloto da Nissan.


 


Depois do amplo domínio da Honda em 2007, parece que a Nissan veio disposta a dar o troco, conquistando as três primeiras posições do grid de largada da prova de abertura do Campeonato Japonês de Super GT, com o novíssimo modelo GT-R. “Com certeza o passo que a Nissan deu foi grande, mas devemos continuar trabalhando muito, pois Toyota e Honda com certeza vão correr atrás do prejuízo”, opinou João Paulo. O melhor Toyota sai da quarta posição, enquanto o primeiro Honda parte em sexto. Campeão do ano passado, o irlandês Ralph Firman (Honda) estará largando apenas da décima posição.


 


A surpresa de João Paulo de Oliveira vem do fato de que ele foi o melhor piloto com pneus Yokohama, que está levando uma grande desvantagem em relação aos Bridgestone, que ocupam as três primeiras filas. “Pois é, pra Yokohama até que foi bom”, observou o paulista, que foi 1s180 mais rápido do que o próximo piloto a utilizar a mesma marca de pneus e que largará do 14º posto. “De manhã, fizemos o sexto tempo na primeira sessão de classificação, quando podemos dar quantas voltas quiser. A tarde, na Super Classificação, quando entram apenas os dez mais rápidos, esfriou muito, dai os pneus fizeram mais diferença, porque foi difícil aquecer para dar apenas uma volta lançada”, explicou. A temperatura ambiente era de 15 graus e no asfalto de 25 graus. Os pneus Yokohama só começam a ter um desempenho melhor a partir dos 35 graus centígrados no chão. “Quando passa de 60 graus, é um show!”, lembra JP, que no ano passado venceu na Malásia, na prova mais quente da temporada.


 


Apesar da previsão de domingo em Suzuka ser de sol, mas com temperatura baixa, João Paulo está bastante otimista. “Bom, fiz a escolha de pneus mais duros pra esse fim de semana, e não sei exatamente, mas acredito que todos da Bridgestone a minha frente estão com compostos moles”, disse. “Então, pra ser sincero, a quarta fila está de bom tamanho, pois estamos mais focados no desempenho de longa duração e nisso parece que estamos bem”, continua. “Ainda não definimos a estratégia final, mas deveremos fazer o primeiro ‘stint’ mais longo que os outros, acho que devo parar mais tarde. Ai poderemos surpreender mais ainda”, encerrou o único brasileiro na principal categoria de Gran Turismo do Oriente.


 


Os dez rápidos nos treinos de classificação em Suzuka foram:


 


1) Michael Krumm (ALE)/Masataka Yanagida (JAP), Nissan GT-R (B), 1min51s163;


2) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 1min51s430;


3) Sebastien Phillipe (FRA)/Tsugio Matsuda (JAP), Nissan GT-R (B), 1min51s562;


4) Andre Lotterer (ALE)/Juichi Wakisaka (JAP), Toyota SC430 (B), 1min52s270;


5) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Toyota SC430 (B), 1min52s821;


6) Ryo Michigani (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 1min52s860;


7) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 1min52s963;


8) Loic Duval (FRA)/Katsuyuki Hiranaka (JAP), Honda NSX (D), 1min53s079;


9) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 1min53s611


10) Ralph Firman (IRL)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 1min53s116

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *