Brasileiro irá disputar a quinta etapa em Sugo, no Japão.
O brasileiro João Paulo de Oliveira (Nissan Z) vai disputar neste domingo (23/7) os 300 km de Sugo, quinta etapa do Campeonato Japonês de Super GT. A liderança do certame é da dupla formada pelo japonês Daisuke Ito, com o irlandês Ralph Firman, ex-piloto de Fórmula 1, que usam Honda NSX, com 50 pontos. João Paulo e o japonês Naoki Yokomizo ocupam a 11ª posição, com 17 pontos. “A previsão para o fim de semana é boa, tenho expectativa de fazer uma boa provaâ€, acredita o paulista, que completou 25 anos de idade na semana passada.
A temporada de nove provas de Super GT entra exatamente em sua metade com a disputa no Sportland Sugo, um circuito de 3.704 metros, com 11 curvas e apenas uma reta de 704 metros, e caracterizado por ser estreito, com apenas 10 metros de largura. “A pista é bem travada e apertada. Isso trará bastante dificuldade no decorrer da corrida para ultrapassar os carros do GT300â€, exolica João Paulo, lembrando que nesta corrida estão inscritos 40 carros, sendo 25 da classe de “apenas†300 hps, que são cerca de sete segundos mais lentos por volta do que o Super GT500, cuja denominação sugere que eles tem 500 hps. Por causa das mazelas do traçado, será muito importante o planejamento da troca de pilotos e reabastecimento no meio da competição. “Temos que montar uma estratégia correta para sairmos de lá com um bom resultado, pois nas ultimas corridas perdemos tempo nos pit stops e dessa vez não queremos cometer o mesmo erroâ€.
Nos dois dias de testes prévios realizados em maio no autódromo de sugo, o Nissan Fairlady de João Paulo fez o nono tempo em um dia e sexto no outro, a cerca de nove décimos do Honda NSX, que foi o mais rápido. No entanto, a divisão de competição da fábrica promoveu alterações que serão experimentadas a partir dos treinos livres desta sexta-feira. “Desde lá a Nismo vem trabalhando no desenvolvimento da suspensão e tenho esperança de que estaremos melhoresâ€, confia o atual campeão japonês de Fórmula 3. “Precisamos, além disso, caprichar na escolha de pneus, pois nas últimas duas corridas arriscamos uma opção diferente e que nos complicouâ€, sentencia João Paulo de Oliveira.
A classificação do Campeonato Japonês de Super GT500 após quatro etapas está assim:
1 – 8 Daisuke Ito / Ralph Firman (Honda NSX), 50;
2 – 18 Ryo Michigami / Takashi Kogure (Honda NSX), 43 pontos;
3 – 36 Juichi Wakisaka / Andre Lotterer (Toyota Lexus SC430), 37;
4 – 22 Michael Krumm / Richard Lyons (Nissan Fairlady Z), 35;
5 – 100 Sebastien Philippe / Shinya Hosokawa (Honda NSX), 32;
6 – 23 Satoshi Motoyama / Tsugio Matsuda (Nissan Fairlady Z), 29;
7 – 12 Benoit Treluyer / Kazuki Hoshino (Nissan Fairlady Z), 25;
8 – 35 Naoki Hattori / Peter Dumbreck (Toyota SC), 23;
9 – 1 Yuji Tachikawa / Toranosuke Takagi (Toyota Lexus SC430), 21;
10 – 6 Akira Iida / Tatsuya Kataoka (Toyota Lexus SC430), 20;
11 – 3 João Paulo de Oliveira / Naoki Yokomizo (Nissan Fairlady Z), 17;
12 – 25 Manabu Orido / Takeshi Tsuchiya (Toyota Supra), 11;
13 – 24 Erik Comas / Masataka Yanagida (Nissan Fairlady Z), 7;
14 – 32 Loic Duval / Hideki Mutoh (Honda NSX), 6;
15 – 66 Andre Couto / Katsuyuki Hiranaka (Toyota Supra), 4 pontos.