Super Kart Brasil: SKB 09 coroa sete campeões em Interlagos

Alain Sisdeli, Giuliano Raucci, Guilherme Salas, Marcel Coletta, Felipe Guimarães, André Matinha e Rafael Rigueiro foram os campeões do torneio que abriu a temporada de grandes competições no kartismo nacional

Está aberta a temporada das grandes competições no kartismo brasileiro. Neste fim de semana, o Super Kart Brasil reuniu – junto com o Campeonato Paulista de Kart – 157 pilotos no mais tradicional kartódromo do paÁ­s, o de Interlagos, localizado na zona sul da capital paulista. Depois de 28 corridas e disputas da mais alta qualidade, o SKB 09 coroou sete campeões.

A decisão mais apertada foi justamente na categoria que deu origem ao Super Kart Brasil. A KZ2, de karts com marcha, chegou para sua última corrida com Danilo Dirani e Guilherme Salas empatados em pontos. E foram os dois quem tomaram as duas primeiras posições na pista desde o inÁ­cio da decisão. Danilo liderava com relativa tranquilidade quando, a cinco voltas do fim, teve de abandonar por causa de uma quebra na corrente de transmissão.

Salas, que vinha na segunda posição, pulou para primeiro e não foi incomodado por Dennis Dirani nas últimas quatro voltas. Desta maneira, venceu e conquistou o tricampeonato do Super Kart Brasil.

“Acho que este (SKB) foi o mais difÁ­cil”, disse Guilherme Salas. “Eu tinha um equipamento bem acertado, mas o Danilo também estava muito rápido. Quando vi que ele ficou na reta, isso me deu uma tranquilidade porque eu sabia que seria muito difÁ­cil me aproximar em condições normais. Mas, ao mesmo tempo, passei a me preocupar com o meu equipamento e comecei a poupá-lo para garantir o tÁ­tulo”, completou o piloto da cidade de JundiaÁ­, no interior de São Paulo.

Na categoria mais jovem do SKB, a Super Cadete, Rafael Rigueiro ficou com o tÁ­tulo depois de duas vitórias. O piloto venceu a segunda e a quarta provas, justamente as que mais valem pontos na competição, para somar 64 pontos. João Pedro Correa, com 58, ficou com o vice-campeonato e Diego Ramos foi o terceiro com 48.

“Foi um tÁ­tulo importante, porque esta foi a primeira vez que corri na Super Cadete. Fiquei muito feliz. Foi difÁ­cil e isso só deixou tudo mais emocionante”, comentou Rigueiro.

Pela Júnior Menor, Marcel Coletta venceu a corrida final, chegou aos 60 pontos e conquistou seu primeiro tÁ­tulo no SKB. “Gosto da pista de Interlagos. Além deste SKB, eu já tinha ganhado um Campeonato Paulista aqui. Estou feliz com o tÁ­tulo, principalmente porque as corridas não foram fáceis. No sábado fiz dois terceiros lugares e hoje, mesmo largando em último porque tive um problema na tomada de tempos, consegui bons resultados”, contou o piloto. Mesmo depois de um problema de freios na manhã de domingo, Coletta conseguiu uma recuperação impressionante.

Na Thrustmaster Júnior, Giuliano Raucci venceu duas corridas e foi mais um piloto a conquistar pela primeira vez o SKB. O paulista deve ser um dos representantes brasileiros no kartismo europeu em 2013, e falou da importância do SKB na sua preparação.

“É bom começar o ano assim já ganhando corridas, vendo que você está rápido. Principalmente no SKB, que é até mais difÁ­cil que o próprio Campeonato Brasileiro. Porque, como cada corrida tem uma pontuação diferente, você precisa estar o tempo todo entre os primeiros. E o ritmo das corridas é muito intenso. Como preparo fÁ­sico e para retomar os reflexos depois das férias de fim de ano, um campeonato como esse é excelente”, comentou Raucci.

Das classes mais jovens para as mais experientes, Alain Sisdeli fez sua primeira competição pela Sênior – vindo da Graduados – e faturou, também, seu primeiro SKB. “O kart da Sênior é bem mais pesado e, como eu mudei de fábrica também, ainda estou em uma fase de adaptação, mas foi muito bom. Confesso que quando terminou a segunda corrida de sábado eu não estava confiante, porque ainda não temos o acerto ideal do kart para a chuva. Mas hoje, com pista seca, deu tudo certo e consegui vencer as duas provas”, contou o piloto.

Na Super Sênior, André Matinha dominou o fim de semana e venceu as quatro corridas. Assim, somou os 90 pontos possÁ­veis no Super Kart Brasil para faturar o tÁ­tulo. Jefferson Muccio foi o vice-campeão com 53 pontos e Heuro Tortato ficou em terceiro, com 48.

“É tudo muito novo, por causa dos motores e carburadores novos. Então eu vim treinar durante a semana para descobrir o melhor equipamento. Andei bem desde os treinos e o sábado começou com uma condição que eu gosto muito, que é a condição de chuva. Fiz as corridas com tranquilidade, embora a última tenha sido mais apertada”, comentou Matinha.

38 karts – O maior grid do Super Kart Brasil foi o da categoria Graduados, considerada a elite do kartismo brasileiro, que contou com 38 pilotos. O tamanho do grid foi proporcional Á  intensidade das disputas. E no final de quatro corridas o tÁ­tulo ficou com o brasiliense Felipe Guimarães, mesmo depois de um abandono na primeira prova de sábado e uma punição na primeira corrida de domingo.

“Eu sabia do equipamento que tinha nas mãos, tanto para corridas no seco quanto na chuva, e já sabia que meu principal concorrente seria o André Nicastro. No fim da quarta corrida eu não tinha certeza do tÁ­tulo, mas deu tudo certo e consegui vencer por um ponto”, contou Guimarães, que trabalha para voltar a disputar a GP3 Series em 2013.

O Super Kart Brasil já tem data para sua 10ª edição. O SKB-10 está marcado para os dias 02 e 03 de março no kartódromo de Aldeia da Serra, na região metropolitana de São Paulo. Os resultados das provas do SKB-09 estão disponÁ­veis no site www.racingcrono.com.br. Confira abaixo quem foram os campeões de cada categoria.

Super Cadete

1- Rafael Rigueiro, 64 pontos
2- João Pedro Correa, 58
3- Diego Ramos, 48
4- Vanderlei Pacheco, 46
5- Derek Ryan, 34

Júnior Menor

1- Marcel Coletta, 65 pontos
2- João Rosate, 50
3- Arthur Leist, 48
4- Caio Collet, 42
5- Edgar Bueno Neto, 39
6- Juan Crespi, 36

Thrustmaster Júnior

1- Giuliano Raucci, 65 pontos
2- Pedro Cardoso, 55
3- Pedro Fonseca, 39
4- Zaiya Fontana, 33
5- Rafael Martins, 30
6- João Pedro Guim, 28

Graduados

1- Felipe Guimarães, 55 pontos
2- Olin Galli, 54
3- Sérgio Jimenez, 48
4- Yago Cesário, 35
5- João Vieira, 29
6- Gabriel Casagrande e André Nicastro, 27

Sênior

1- Alain Sisdeli, 62 pontos
2- Rodrigo Soares, 49
3- Tuka Rocha, 48
4- Dudu Dieter, 47
5- Alan Synthes, 46
6- Diogo Zucarelli, 38

Super Sênior

1- André Matinha, 90 pontos
2- Jefferson Muccio, 53
3- Heuro Tortato, 48
4- Jeferson Stutz, 47
5- Márcio do Lago, 45
6- Jorge Borelli, 30

KZ2

1- Guilherme Salas, 79 pontos
2- Dennis Dirani, 68
3- Danilo Dirani, 49
4- Victor Franzoni, 35
5- Gabriel Dias, 34
6- Marco Cozzi, 30