SuperBike Series Brasil: Categoria define primeiros campeões da temporada

Pilotos de nove categorias festejaram neste domingo (10) conquista do tÁ­tulo antecipado na penúltima etapa da competição, em Cascavel (PR)

O SuperBike Series Brasil, maior competição de motovelocidade da América Latina, já conhece nove campeões da temporada 2013. Com bom público e disputas de tirar o fÁ´lego em Cascavel (PR), palco da nona etapa e penúltima da competição, Pablo Moyses (#777), da BH Racing, garantiu o tÁ­tulo antecipado na SuperBike Pro Estreante, assim como Elson Tenebra (#2), da K10, na SuperBike Pro Master; Marcelo Cortes (#144), da SBK Rio, na SuperBike Pro Amador; James Michael Mike (#137), da Misano Racing, na SuperBike Light e Jun Sakakibara (#71), da Bordsak, na SuperBike Light Master. Marcelo Augusto Cristal (#9), também da Bordsak, antecipou a conquista na Copa Kawasaki Ninja 250R, assim como Claudinei Costa Silva (#44) na Copa Kawasaki Ninja 250R Light; André Gama (#46), da Procomps Racing, na Copa Kawasaki Ni nja 300cc; e Osvaldo Jorge Filho, o Duende, na Copa Honda CB 300R Pro.

Nos 3.058 quilÁ´metros do Autódromo Internacional Zilmar Beux ocorreram disputas intensas pelas primeiras colocações, principalmente na SuperBike Pro, a mais veloz do SuperBike Series Brasil. O gaúcho Maico Teixeira (#36), da Equipe Honda Mobil, foi o vencedor. Danilo Andric (#64), da Andric Motorcycles, ficou em segundo. José Luiz Cachorrão, também da Equipe Honda Mobil, cruzou a linha de chegada em terceiro. Diego Pretel (#88), da Team SBK Ducati Perfect Motors, foi o quarto, com Bruno Corano (#34), da ELF Monster Energy Drink Kawasaki SuperBike Team, em quinto.

Depois de dominar todos os treinos e a SuperPole no fim de semana, Maico largou mal e caiu para a quinta colocação, atrás de Massao Nishomoto, Diego Pretel, Cachorrão e Danilo Andric. Mas voltou Á  ponta na quarta volta, permanecendo até a bandeirada final. “Mantive a calma e consegui me recuperar. Mantive a calma e abri vantagem em relação aos concorrentes”, afirmou.

Houve disputa também nas outras posições, principalmente pelo terceiro lugar, com Cachorrão e Pretel se revezando. Os dois chegaram a se tocar na pista e, no final, cruzaram praticamente juntos a linha de chegada, mas com o piloto da Honda na frente. “Hoje foi mais um dia de superação. Eu sabia que tinha de largar bem e pulei para a segunda colocação, mas não mantive o ritmo. Cheguei a raspar meu macacão no dele, mas foi uma disputa leal”, destacou Cachorrão.

Bruno Corano completou o pódio. “Foi uma corrida sensacional, que me trouxe um sentimento de vitória, embora tenha sido apenas o quinto lugar. Minha moto apresentou problemas de embreagem e eletrÁ´nicos e tive que me superar”, completou.

No ShowDown, que apontará o campeão, Maico Teixeira ampliou a vantagem e agora tem 577 pontos. Cachorrão está em segundo, com 564; Danilo Andric é o terceiro (554), Diego Pretel o quarto (551), Bruno Corano o quinto (548), Massao Nishimoto o sexto (545) e Ricardo Pelosini (542) o sétimo.

A décima e última etapa do SuperBike Series Brasil ocorre entre os dias 6 e 8 de dezembro, em Curitiba (PR).

Confira o que de melhor ocorreu nas outras categorias:

SuperBike Pro Amador – O piloto Beto Van Cleef (#62), da ELF Monster Energy Kawasaki SuperBike Team, não teve trabalho para chegar em primeiro na corrida. Mas quem tem motivos para comemorar é Marcelo Cortes (#144), da SBK Rio, que com um segundo lugar na prova, garantiu o tÁ­tulo da categoria a rodada do fim do campeonato. João Sobreira (#113), da Andric Motorcycles, completou em terceiro, seguido de Tiago Pavanelli (#61), da Bikes Wash Racing, e do venezuelano José Aguilar (#6), da SBK Brasil.

SuperBike Pro Estreante – Sem dificuldades, o piloto Pablo Moyses (#777), da BH Racing, venceu a prova em Cascavel. Além da vitória, ele levou o tÁ­tulo antecipado. Na corrida, Leonel Carvalho (#45), da Carvalho Racing, finalizou em segundo, seguido de Fernando Ferraz (#11), da Dynel’s.

SuperBike Pro Master – Elson Tenebra (#2), da K10, garantiu o tÁ­tulo da SuperBike Pro Master. Ele venceu a prova da nona etapa, em Cascavel.Â

600cc SuperSport Pro – Douglas Figueiredo (#777), da Bordsak, deu um passo importante em busca do tÁ­tulo. Ele venceu a corrida e aumentou a vantagem na ponta da tabela para o vice-lÁ­der, Alex Schultz (#22), da Schultz Racing Team, que finalizou neste domingo em segundo. Já André VerÁ­ssimo (#9), da Bikes Wash Racing, venceu o duelo com Luiz Cerciari (#3), da Cerciari Racing School, e foi o terceiro. Ives Moraes (#23), da Motom, acabou na quinta posição.

600cc SuperSport Pro Amador – Com grande vantagem para o segundo colocado na prova e lÁ­der do campeonato Antonio Carlos Franzen (#10), da Fast Brothers Team, Douglas Pecoraro (#19) conquistou neste domingo a vitória. Além disso, piloto da Bikes Wash Racing diminuiu para um ponto a vantagem do ponteiro na tabela. Vitor Reis (#25), da Procomps Racing Team, ficou com a terceira colocação, seguido de Juninho Garcia (#37), da Motor e Cia Racing Team, e de Christian Cerciari (#83), da Cerciari Racing Team.

SuperBike Light – O piloto Cássio Silva (#45), da BH Racing, conseguiu inédita vitória na SuperBike Light. No entanto, quem assegurou o tÁ­tulo da categoria foi James Michael Mike (#137), da Misano Racing Team. O piloto melhorou o desempenho nas últimas voltas, garantiu o segundo lugar na corrida e se sagrou campeão de 2013. Após inÁ­cio promissor, Marcelo Skaf (#177), da MotoSchool Racing Team, completou em terceiro. Sérgio Makoto (#999), da Bike’s Wash Racing, acabou em quarto, seguido de Claudino Linares (#28), da Sapienza Racing Team.

SuperBike Light Master – O piloto Jun Sakakibara (#71), da Bordsak, alcançou o tÁ­tulo antecipado da categoria ao vencer neste domingo a corrida da categoria em Cascavel. Edson Errera (#86), da Errera Racing, manteve a regularidade e ficou com a segunda colocação, seguido de Valter Rubino (#65), da Misano Racing Team, e de Alexandre Marzola (#666), da Bordsak.

Copa Kawasaki Ninja 300cc Pro – O piloto André Gama (#46), da Procomps Racing Team, chegou a quinta vitória na temporada e conquistou o tÁ­tulo antecipado da Copa Kawasaki Ninja 300cc Pro. Ele chegou aos 157 pontos e não pode ser mais superado pelos concorrentes. Pierre Balducci (#73), da Procomps Racing Team, finalizou a prova em segundo, seguido de Marco Antonio Reis (#3), da Conexão Competições.

Copa Kawasaki Ninja 300cc Light – Com uma pilotagem sólida, o piloto Júnior Bezerra (#19), da Corsini Race, conquistou a vitória na corrida. Assim, ele diminuiu a desvantagem que possui na classificação do campeonato para o lÁ­der Willian Rodrigo Ribeiro (#15), da Wr Racing Team/Tuba Racing Team, que neste domingo terminou em segundo. André Ming (#333), da MotoSchool Racing Team, foi o terceiro colocado.

Copa Kawasaki Ninja 250R Pro – Marcelo Augusto Cristal (#9), da Bordsak, alcançou o tÁ­tulo da categoria com uma rodada de antecipação. Ele venceu a prova em Cascavel e chegou ao troféu de 2013. Julio Castroviejo (#24), da Sarachú Racing Team, ficou em segundo e também com o vice-campeonato.

Copa Kawasaki Ninja 250R Light – O piloto Claudinei Costa Silva (#44) não deu chances aos adversários e venceu neste domingo a corrida da Copa Kawasaki Ninja 250R Light. De quebra, ele se sagrou campeão da temporada. Wanderson Bandeira (#37), da Speed Sul, completou a prova em segundo, seguido de Samara Andrade (#74) e de Alexandros Mathentis (#96), da Procomps Racing Team. Rafael Mineiro (#69), da Sarachú Racing Team, acabou em quinto lugar.

Copa Honda CB 300R Pro – Com a vitória em Cascavel, Osvaldo Duende (#55), da Duende Racing, venceu antecipadamente o campeonato. MaurÁ­cio Venhoven Sagui (#17), da Tuba Racing Team, que foi vice-campeão, terminou a prova em segundo, seguido de Jossuel Dirluiz da Silva (#3), da Psbk, e de Rubens Pacheco (#200), da Rodas Mil Competições.

Copa Honda CB 300R Light – Em uma corrida impecável, Allex Alvarenga (#50) venceu a nona etapa e colocou “fogo” no campeonato. O piloto da Tomate Racing chegou aos 182 pontos, mesmo número do lÁ­der Murillo Latorre (#954), da PZ Racing, que chegou em segundo neste domingo. Moises Elias (#42), da Duende Racing, completou em terceiro, seguido de Régis Gomes Primos (#126), da Rodas Mil/RP Competições, e Allan Schartner (#52), da Tomate Racing.

Honda Junior Cup – A garotada da categoria escola teve mais uma etapa de aprendizado. Nos 3.058 quilÁ´metros do Autódromo Internacional Zilmar Beux, eles andaram em uma das pistas mais velozes do paÁ­s. Na corrida, Lucas Torres (#46) foi o vencedor e segue na liderança. Davi Gomide (#31), que largou na pole, estava na frente até a última volta, quando sofreu queda e terminou na quarta colocação. Rafael Traldi (#134) chegou em segundo e Gigi Erbolato (#58), na terceira colocação.