GT Open: Frezza/Bontempelli e Montermini/Rigon vencem em Spa-Francorchamps

As duplas Lorenzo Bontempelli /Marco Frezza (Ferrari 458 GT3/Kessel) e Andrea Montermini/Davide Rigon (Ferrari 458/Villorba) foram os vencedores da sexta etapa da temporada, disputada em Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Com a vitória na segunda prova, Montermini (que correu pela primeira vez no ano com Rigon) soma 204 pontos. Luca Filippi, parceiro de Montermini no começo do ano, mas que deixou o campeonato devido a compromissos como comentarista de F-1 para a TV italiana e também com provas da IndyCar nos EUA, ainda é o segundo com 168 pontos. A dupla Miguel Ramos/Nicky Pastorelli ocupa a terceira posição com 157 pontos.

Entre os brasileiros que disputam o campeonato pela Bhai Tech, na Classe GTS, Rafael Suzuki obteve o melhor resultado. Na primeira prova, no sábado (07/09), Suzuki/Giorgio Pantano ocupavam a liderança da prova na categoria GTS, quando foram punidos por efetuarem a troca de pilotos durante o perÁ­odo de vigência do safety-car.

Na segunda prova, a dupla terminou na  nona posição. Suzuki teve de pagar um drive through, visto que a equipe foi punida por trocar pneus no grid depois da placa de cinco minutos para a largada. como no sábado, a prova começou com pista molhada.

Luiz Razia, em dupla com o neozelandês Chris Van Der Drift, abandonou a primeira prova, após o neozelandês bateu forte na Eau Rouge, devido Á  quebra da suspensão. O piloto saiu ileso, mas com o carro muito danificado, a dupla não disputou a segunda prova (no domingo 08 de setembro).

Lorenzo Bontempelli lidera o campeonato na Classe GTS com 42 pontos. Miguel Toril é o segundo com 39, um a mais do que Suzuki/Pantano.

A próxima etapa está marcada para os dias 5 e 6 de outubro, em Monza, na Itália.

Final, prova 1:

1 – Frezza/Bontempelli (Ferrari 458 GT3) – Kessel – 27 voltas em 1:11’51″451
2 – Tutumulu/Deverikos (Porsche 997 GT3) – Autorlando – 35″292
3 – Ramos/Pastorelli (Corvette Z06) – V8Racing – 1’07″251
4 – Cameron/Griffin (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 1’09″256
5 – Ide/Soulet (Aston Martin V12 Vantage) – GPR – 1’10”671
6 – Talkanitsa sr & jr (Ferrari 458) – AF Corse – 1’15″442
7 – Lynos/Beretta (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 1’18″961
8 – Costantini/Camathias (Ferrari 458 GT3) – Ombra – 1’29″487
9 – Longin/Sijthoff (Corvette Z06) – V8Racing – 1’31″768
10 – Toril/Van der Zande (Mercedes SLS) – Seyffarth – 1’45″050
11 – Hamprecht/Kox (Lamborghini Gallardo) – Leipert – 2’44″697
12 – Camp/Werkman (Corvette Z06) – V8Racing – 1 volta
13 – Voelker/Seyffarth (Mercedes SLS) – Seyffarth – 1
14 – Montermini/Rigon (Ferrari 458) – Villorba – 1
15 – Magnussen/Laursen (Ferrari 458 GT3) – Kessel – 1
16 – Fontes/Silva (Mercedes SLS) – Sports&You – 1
17 – Kremer/Earle (Ferrari 458 GT3) – Kessel – 1
18 – Fratti/Ghezzi (Porsche 997 GT3) – Autorlando – 1
19 – Muller/Parthofer (Porsche 997 GT3) – Attempto – 2
20 – Pantano/Suzuki (McLaren MP4-12C) – BhaiTech – 3
21 – Abresch/Nathan (Corvette Z06) – V8Racing – 3

Volta masi rápida: Andrea Montermini 2’20”803

Abandonos:

Razia/Van Der Drift (McLaren MP4-12C) – BhaiTech – 15 voltas
Seefried/Kogay (Porsche 997 GT3) – Rinaldi – 13
Rosel/Mavlanov (Ferrari 458 GT3) – SMP – 6
Coimbra/Silva Coimbra/Silva (Mercedes SLS) – Sports&You – 4
Maleev/Ladygin (Ferrari 458 GT3) – SMP – 3

Final, prova 2:

1 – Montermini/Rigon (Ferrari 458) – Villorba – 20 voltas em 50’20”020
2 – Hamprecht/Kox (Lamborghini Gallardo) – Leipert – 2″457
3 – Ide/Soulet (Aston Martin V12 Vantage) – GPR – 7”628
4 – Ramos/Pastorelli (Corvette Z06) – V8Racing – 21″853
5 – Costantini/Camathias (Ferrari 458 GT3) – Ombra – 32″233
6 – Frezza/Bontempelli (Ferrari 458 GT3) – Kessel – 33″068
7 – Lynos/Beretta (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 54″085
8 – Tutumulu/Deverikos (Porsche 997 GT3) – Autorlando – 1’35″487
9 – Pantano/Suzuki (McLaren MP4-12C) – BhaiTech – 1’51”637
10 – Talkanitsa sr & jr (Ferrari 458) – AF Corse – 1’52″476
11 – Cameron/Griffin (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 1’53″534
12 – Kremer/Earle (Ferrari 458 GT3) – Kessel – 1’55”851
13 – Toril/Van der Zande (Mercedes SLS) – Seyffarth – 1’56″573
14 – Rosel/Mavlanov (Ferrari 458 GT3) – SMP – 1’57″182
15 – Camp/Werkman (Corvette Z06) – V8Racing – 2’03”583
16 – Voelker/Seyffarth (Mercedes SLS) – Seyffarth – 2’20”524
17 – Maleev/Ladygin (Ferrari 458 GT3) – SMP – 1 volta
18 – Fontes/Silva (Mercedes SLS) – Sports&You – 1
19 – Fratti/Ghezzi (Porsche 997 GT3) – Autorlando – 1
20 – Muller/Parthofer (Porsche 997 GT3) – Attempto – 1
21 – Coimbra/Silva (Mercedes SLS) – Sports&You – 1

Volta mais rápida: Andrea Montermini 2’20”360

Abandonos:
Seefried/Kogay (Porsche 997 GT3) – Rinaldi – 14 voltas
Magnussen/Laursen (Ferrari 458 GT3) – Kessel – 7
Longin/Sijthoff (Corvette Z06) – V8Racing – 3
Abresch/Nathan (Corvette Z06) – V8Racing – 0
Razia/Van Der Drift (McLaren MP4-12C) – BhaiTech – 0