Trofeo Maserati: Estreia em Curitiba empolga pilotos

Categoria corre pela primeira vez fora do estado de São Paulo nesta temporada e, para alguns pilotos, será a estréia na capital paranaense.

A terceira etapa do Itaipava Trofeo Maserati tem um significado especial para a maioria dos pilotos que compõem o grid da categoria. Além de representar a primeira etapa do campeonato de 2009 disputada fora do estado de São Paulo, a corrida de Curitiba será a primeira de muitos desses competidores no autódromo paranaense.

Acostumado com a pista de Interlagos, Renan Guerra aprovou seu primeiro contato com o circuito curitibano, mas faz algumas ressalvas. “Em Interlagos temos muitas áreas de escape, já aqui em Curitiba não temos tanto espaço para isso. Temos que tomar bastante cuidado, principalmente na Curva da Vitória e no S no final da reta. Qualquer vacilada ali pode te levar para a brita”, conta o piloto de 19 anos – o mais jovem do grid -, que faz dupla com o americanense Cláudio Dahruj.

A inexperiência de Guerra no Autódromo Internacional de Curitiba não significa que o piloto não tenha se mostrado eficiente no traçado de 3.695 metros. A dupla fez o melhor tempo nos quatro primeiros treinos livres em Curitiba, mas perdeu o posto de mais veloz na quinta sessão e no treino classificatório, quando foram superados por André Posses.

Posses, que também é um conhecedor da pista de São Paulo, afirma ainda estar se acostumando com o traçado da terceira etapa. “Estou acostumado a andar em Interlagos, um lugar onde me sinto muito bem. Ainda não me acostumei 100% com Curitiba, mas aqui o asfalto também é muito bom e a pista é muito gostosa de dirigir”, diz o pole position.

O circuito possui sete curvas à direita, quatro para a esquerda e conta com uma das maiores retas do país, com 980 metros de extensão. Com curvas de alta e baixa velocidade e um ‘S’ extremamente desafiador, o traçado agradou os pilotos do Itaipava Trofeo Maserati, como afirma Marcelo Sant’anna. “Vamos pegando a manha do circuito aos poucos”, diz. “Conseguir fazer o ‘S’ de alta sem colocar o pé no freio foi um grande desafio”, acrescenta.

A boa estrutura da pista do Paraná também foi elogiada pelos pilotos. “O circuito aqui é muito bom e principalmente rápido, com uma ótima estrutura. É excelente para a categoria correr em outros estados do país”, finaliza Sant’anna. A largada para a terceira etapa do Itaipava Trofeo Maserati acontece neste domingo (31), às 13h40. A corrida será transmitida ao vivo pela Record News.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *