Trofeo Maserati: Queirolo vence e volta à liderança em Curitiba

Quinto lugar de André Posses colocou piloto do Itaipava Racing Team dois pontos à frente de rival antes da última etapa, que será disputada em São Paulo.

Depois de cinco corridas, Pedro Queirolo refez as pazes com a vitória. O piloto do Itaipava Racing Team, que largou da pole position, teve calma para administrar seu ritmo pensando nos pontos, manter o então líder do campeonato André Posses atrás de si e herdar a liderança após quebra do Maserati número 82 de William Freire/Marçal Melo. O resultado o recolocou na liderança da temporada 2009, dois pontos à frente de Posses, que hoje cruzou a linha de chegada na quinta posição.

Cleber Faria, segundo colocado na corrida, foi a 85 pontos e também alimenta chances matemáticas de conquistar o título em São Paulo, no dia 29 de novembro, data da última etapa do Itaipava Trofeo Maserati em 2009. Vanuê Faria cruzou a linha de chegada em terceiro lugar, mas foi punido pela direção de prova por cortar caminho na chicane após a reta principal, perdendo uma posição; assim, a dupla formada por Eduardo Guedes e Marcelo Skaf ficou com a terceira posição.

Na largada, Queirolo perdeu a liderança para William Freire e se viu no meio de um “bolo” na freada para a primeira curva. “O William acelerou um pouco antes de mim e foi para a direita, e vi que ia se formar um bolo no fim da reta. Fui espremido por vários carros, consegui desviar e mantive a segunda posição, mas eu era pressionado pelo André Posses, que vinha bem rápido”, lembrou o novo líder do campeonato. “Enquanto o William abria distância, eu mantinha um bom ritmo, porque sabia que quando ele parasse para entregar o carro ao Marçal (Melo) eu teria confiança para alcançá-lo”, contou.

Não precisou. William Freire teve de abandonar a corrida na 17ª volta. Seu Maserati teve uma quebra em um raio da roda dianteira, que afetou a pinça de freio. “Foi fadiga na peça e um azar enorme”, lamentou o parceiro de Marçal Melo, que lutava por sua primeira vitória no Itaipava Trofeo Maserati.

Cleber Faria também passou por momentos difíceis na corrida. Na segunda volta, o carro da dupla Cláudio Dahruj/Renan Guerra quebrou o câmbio, e no final da reta, Faria não consegui evitar o impacto contra a traseira do adversário. “Fui bastante cuidadoso na largada porque não queria bater para que o carro não ficasse desalinhado, mas aí o Maserati do Dahruj quebrou o câmbio bem na minha frente e foi impossível desviar”, narrou. “Com a batida, veio um cheiro muito forte de gasolina para dentro do carro e algum fluido vazou para os freios e acabei rodando logo depois”, continuou.

“Mas nas voltas seguintes o carro voltou ao normal. O problema foi que a nossa parada demorou um pouco além do normal. Mas não há o que lamentar. O segundo lugar foi um ótimo resultado. Estou na briga pelo título. Interlagos nos espera”, concluiu o terceiro colocado na temporada, que durante o final de semana sofreu com problemas no carro e teve motor e câmbio trocados.

A dobradinha de Queirolo e Faria garantiu ao Itaipava Racing Team o título antecipado entre as equipes. O de pilotos segue em aberto: Queirolo lidera com 93 pontos contra 91 de André Posses e 85 de Cleber Faria. “A corrida de hoje foi difícil, o carro não rendia muito bem na reta. Fiz o que pude, e o importante foi chegar nos pontos para decidir o título em Interlagos”, afirmou Posses.

A nona – e última – etapa da temporada 2009 do Itaipava Trofeo Maserati acontece no dia 29 de novembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Confira o resultado da oitava etapa, em Curitiba:

1º) Pedro Queirolo (SP), 32 voltas em 50min23s168 (média de 140,80 km/h)
2º) Cleber Faria (SP), a 25s491
3º) E.Guedes/M.Skaf (SP), a 36s804
4º) Vanuê Faria (SP), a 34s442* (punido com a perda de uma posição)
5º) André Posses (SP), a 36s987
6º) Alexandre Morsa (SP), a 45s623
7º) Marcello Sant’anna (SP), a 50s645
8º) S.Melo/C.Burza (SP), a 56s349
9º) Valter Rossete (SP), a 1min23s319
10º) M.Melo/W.Freire (SP), a 15 voltas
11º) C.Dahruj/R.Guerra (SP), a 30 voltas
Melhor Volta: André Posses, 1min29s195 (149,13 km/h)

Classificação do campeonato após a oito corridas disputadas:

1-) Pedro Queirolo, 93 pontos
2-) André Posses, 91
3-) Cleber Faria, 85
4-) Edu Guedes, 72
5-) Cláudio Dahruj/Renan Guerra, 65
6-) Marcelo Skaf, 53
7-) Marçal de Melo e Bruno Garfinkel, 51
9-) Carlos Burza e Marcelo Sant’Anna, 49
11-) Vanuê Faria, 44
12-) Samuel Neto, 33
13-) Henrique Assunção, 30
14-) William Freire, 23
15-) Ricardo Ribeiro, 20
16-) Hypolito Martinez, 15
17-) Rafael Derani, Fabio Greco e Sergio Laganá, 14
20-) Valter Rossete, 13
21-) Roberto Laganá, 8
22-) Ricardo Straus e Walter Derani, 7
24-) Lineu Linardi, 6
25-) André Morsa e Alexandre Morsa, 5
27-) Artur Bragantini, 4
28-) M.Barros/R.Ferreira, 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *