Trofeo Maseratti: AluÁ­zio Coelho fez sua primeira corrida no Automobilismo Nacional

Campeão da Fórmula Renault Inglesa, o piloto de 32 anos já testou um carro de Fórmula 1, mas só fez sua estréia no automobilismo brasileiro no último domingo, no Trofeo Maserati.

O Campeonato Brasileiro Trofeo Maserati 2006 realizou no último fim-de-semana no Autódromo Internacional de Curitiba, no Paraná, a 2ª etapa da temporada. E se a vitória ficou nas mãos do experiente Alencar Jr., o destaque da etapa foi a estréia do piloto AluÁ­zio Coelho, de 32 anos, que pela primeira vez na sua carreira disputou uma prova no automobilismo brasileiro. Se não bastasse isso, AluÁ­zio terminou a corrida de domingo (23/04) na segunda posição, depois de largar em nono lugar. Guto Negrão foi o terceiro.

â€œÉ uma etapa de transformação na minha carreira. Foi a primeira vez que disputei uma corrida no automobilismo brasileiro. Claro que já tinha andado de kart, mas posso dizer que essa foi minha estréia oficial aqui no Brasil”, explicou o piloto que começou a correr ‘tarde’ no kartismo, aos 20 anos. Depois, se transferiu para os Estados Unidos, onde foi vice-campeão da Fórmula Mazda (1995).

Em 1996 e 1997, AluÁ­zio foi se aventurar no automobilismo Europeu, onde fez duas temporadas na Fórmula Ford Inglesa. No ano seguinte conquistou um importante resultado na sua carreira, que foi o tÁ­tulo da Fórmula Renault na Inglaterra. Naquele ano, o brasileiro venceu sete das 15 corridas do calendário e passou a integrar a equipe oficial da Renault na Fórmula 3.

Foi ainda em 1998 que AluÁ­zio realizou o sonho da maioria das pessoas que começam a correr no automobilismo. Fez um teste com um carro da Fórmula 3000 na pista de Donington Park, na Inglaterra. E foi também em terras inglesas, desta vez no tradicional circuito de Silverstone, que o brasileiro testou o carro de Fórmula 1 da equipe Williams. “Depois que voltei da Europa, o mais próximo do Brasil que eu corri foi uma etapa da Fórmula 3 Sul-Americana na Argentina”, lembra o piloto.

De volta ao Brasil

Na corrida do último fim-de-semana no Trofeo Maserati, AluÁ­zio Coelho utilizou toda a sua experiência para acertar o carro desde o inÁ­cio dos treinos livres, quando logo de cara marcou o segundo tempo no primeiro treino. Ele nunca tinha andado na pista paranaense e ficou contente com o resultado nos treinos — no sábado, foi o mais rápido nos dois treinos livres.

“A categoria é fantástica, porque acolhe muito bem os pilotos que ingressam. Tem a assessoria do Chico Serra, que leva a gente para a pista e passa referências, e isso é demais para o aprendizado”, explicou AluÁ­zio. “Posso dizer que a organização do Trofeo Maserati é superior Á  média”, completa o piloto que teve um problema eletrÁ´nico na tomada de tempos e marcou a nona posição no grid de largada.

No final das contas, largar da nona posição foi importante para AluÁ­zio Coelho, que teve de fazer uma prova de recuperação, e com isso pÁ´de sentir as reações do carro da Maserati em várias condições. “Foi uma corrida muito legal e bastante trabalhosa”, explicou o piloto que ganhou sete posições nas 32 voltas da corrida. “Foi divertida também, porque fiz muitas ultrapassagens.”

AluÁ­zio Coelho contou com o trabalho da excelente equipe do Trofeo Maserati e ficou encantado com o carro. â€œÉ uma máquina. Com 413 cavalo no motor, com acionamento semi-automático do câmbio, similar ao Fórmula 1, tração traseira, o carro proporciona uma tocada limpa, gostosa demais”, disse o piloto que andou com o carro de número 25.

“Passei gente por fora, por dentro da curva. Conforme o desgaste dos pneus aumentava, tinha de guiar mais no limite, aproveitar para passar na freada das curvas. Porque mesmo utilizando o vácuo na reta eu não tinha motor para ganhar posições”, explicou. “Mas foi uma corrida show. Foi muito melhor ter largado atrás e vindo buscando posições do que, de repente, largar na frente e terminar na frente. Aprendi muito mais assim.”

Além de estampar o número 25, AluÁ­zio Coelho correu com um adesivo colado ao seu Maserati com a frase: ‘O Petróleo é Nosso’. “Aproveitei que o Trofeo Maserati tem boa audiência para comemorar a conquista da auto-suficiência brasileira em petróleo. Queria demonstrar minha alegria com uma questão que afeta positivamente todo o setor produtivo do Brasil, inclusive o automobilismo”, explicou o piloto.

O próximo compromisso do Trofeo Maserati, a quarta etapa, será no dia 7 de maio, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em BrasÁ­lia, no Distrito Federal. AluÁ­zio Coelho ainda não sabe se vai competir nesta prova. “Estamos em negociações. Gostaria muito de poder dar continuidade ao trabalho”, completou o piloto.

A 3ª etapa do Trofeo Maserati, realizada em Curitiba (PR), terá transmissão em vÁ­deo-tape. Nesta quarta-feira (dia 26), no canal SporTV 2, a partir das 21h30, no programa Grid Motor. Na tevê aberta, a corrida de Curitiba será mostrada no canal RedeTV!, no domingo (30), a partir das 16h, logo após o programa ‘Olhar Digital’.