Pilotos da Roberval Motorsport contam com instabilidade climática para dominar treino classificatório e atestam competitividade dos caminhões.
A ocorrência da chuva ainda na primeira metade da tomada de tempos classificatória deste sábado (11) foi determinante para a definição do grid do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck em sua oitava etapa. Beto Monteiro e Roberval, parceiros na equipe Roberval Motorsport, saÁram-se bem da instável condição climática e vão alinhar seus Scania nas duas primeiras posições para a prova deste domingo (12) no Autódromo Internacional de Curitiba.
“Papai do céu ajudou bastante, mas o fato é que meu caminhão era muito competitivoâ€, comentou Monteiro, que não comandava um grid na F-Truck desde 2004, quando largou em primeiro em Londrina – naquele ano, foi campeão. “Veio a ajuda do céu, melhor ainda para nós. Para a corrida eu prefiro pista seca. Se chover, vira incógnita, eu andei muito pouco com esse caminhão no molhadoâ€, contou o pernambucano, sexto na classificação do campeonato.
Na verdade, a única vez em que Beto Monteiro pilotou o Scania número 88 em pista molhada foi na primeira corrida desta temporada, em Guaporé, onde largou em décimo e venceu. “Não dá para comparar aquela corrida com esta aqui, até porque nossa vitória foi uma questão de estratégia. De qualquer modo, largar em primeiro numa corrida importante como esta, tendo o companheiro de equipe ao lado na primeira fila, é muito gratificanteâ€, definiu.
Andrade, quinto na classificação do campeonato e ainda apostando nas suas chances de disputar o tÁtulo de 2008, comemorou a dobradinha. “A diferença entre o tempo do Beto e o meu foi só de 28 milésimos de segundo, os caminhões estão muito parecidos e, como ele disse, os dois estão muito competitivosâ€, disse o paulista, campeão de 2004. “Estamos fortes para o seco e para o molhado, mas torço para não chover, senão fica ruim para o públicoâ€, considerou.
O piloto paulista, que exibe no caminhão número 15 as cores de Scania, Knorr-Bremse, BorgWarner, Guerra, Frum, KS, Rodafuso, Mann Filter, Tanesfil, Banco PanAmericano, Niju, CCE, Intel e Consórcio Nacional Scania, prefere não estipular um jogo de equipe para. “O Beto vai fazer a corrida dele e eu, a minha. De acordo com o que acontecer depois da largada, pode ser que a estratégia considere a minha chance no campeonato, que é melhorâ€, adiantou.
O paranaense Pedro Muffato, outro piloto da Fórmula Truck que utiliza um Scania, vai largar em 22º. O motor de seu caminhão estourou durante sua volta no treino de classificação e ele estará Á frente apenas dos quatro pilotos que não participaram da sessão classificatória. “Eu já vinha sentindo que alguma coisa não estava bemâ€, admitiu o piloto, apoiado por Autotrac, Coopavel, Muffatão, Tanksul, Fras-le, Mahle, DSR Log, Faculdade Assis Gurgacz e Tuzzi.
Conhecido pela habilidade que tem para pilotar em pista molhada, o piloto mais experiente do grid não esconde sua torcida para que chova. “Se São Pedro for meu amigo, vai mandar água amanhãâ€, brincou. “Na verdade, com chuva, pode ser que eu consiga fazer uma prova de recuperação mais interessante, costumo me dar bem muito nesse tipo de condiçãoâ€, observou. A única vitória de Muffato na Truck aconteceu com pista molhada, em 2006, na etapa de Fortaleza.
A oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terá largada Á s 13h30 deste domingo, com transmissão ao vivo da Rede Bandeirantes – a geração de imagens é da paranaense Master TV. O grid definido na tarde deste sábado no circuito curitibano é o seguinte:
1º) Beto Monteiro (PE/Scania), 1min41s159
2º) Roberval Andrade (SP/Scania), 1min41s187
3º) Gastón Mazzacane (ARG/Mercedes-Benz), 1min41s306
4º) Fabiano Brito (PR/Volvo), 1min42s159
5º) Valmir Benavides (SP/Volkswagen), 1min42s638
6º) Adilson “Cajuru†Magalhães (SP/Iveco), 1min43s158
7º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), 1min43s161
8º) Leandro Totti (PR/Ford), 1min43s405
9º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 1min44s109
10º) Vinicius Ramires (SP/Mercedes-Benz), 1min56s677
11º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), 2min04s678
12º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), 2min07s478
13º) Renato Martins (SP/Volkswagen), 2min07s923
14º) Fred Marinelli (SP/Iveco), 2min07s998
15º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), 2min08s653
16º) Adalberto Jardim (SP/Iveco), 2min09s615
17º) José Cangueiro (SP/Mercedes-Benz), 2min11s350
18º) Vignaldo Fizio (SP/Mercedes-Benz), 2min14s075
19º) Diumar Bueno (PR/Volvo), 2min17s507
20º) Jonatas Borlenghi (SP/Ford), 2min17s681
21º) José Maria Reis (GO/Volkswagen), 2min21s719
22º) Pedro Muffato (PR/Scania), sem tempo
23º) Leandro Reis (GO/Volkswagen), sem tempo
24º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), sem tempo
25º) Regis Boessio (RS/Volvo), sem tempo
26º) Luiz Zappelini (SC/Volvo), sem tempo