Truck: Chico Serra vai correr na Fórmula Truck em 2008

Primeiro piloto que passou pela Fórmula 1 a desembarcar na F-Truck e um dos maiores vencedores da história da Stock Car será piloto da Ford Racing Trucks/DF Motorsport.

O campeonato da Fórmula Truck ainda nem começou, mas uma grande contratação já agita a categoria neste início de ano. O paulista Chico Serra, um dos maiores vencedores da história da Stock Car, se une a Djalma Fogaça e vai correr pela Ford Racing Trucks/DF Motorsport na temporada de 2008. “A Fórmula Truck é uma categoria que está crescendo cada vez mais, é muito competitiva, e principalmente uma novidade para mim. Estou bastante animado”, afirma o tricampeão da Stock Car entre 1999 e 2001.

Chico Serra encara sua chegada à F-Truck como um novo desafio e um passo a mais em sua carreira. “Já tive o estágio do kart e iniciação no automobilismo, da Europa, Fórmula 1, e Brasil. A Fórmula Truck é um novo estágio para mim”, conta o piloto, que possui 84 vitórias na Stock. Ele garante que está bastante animado e não vê a hora de entrar na pista pela primeira vez. “Estou muito curioso para fazer os primeiros treinos com o Ford Cargo. Lógico que estou ansioso. Estou louco para guiar pra ver como é!”, exclama. Serra não acredita em problemas para se adaptar aos novos bólidos. “É diferente, mas tem quatro rodas, aliás, seis! Guiar é guiar. A direção está ali e pronto”, garante o piloto com 31 anos de experiência com carros de corridas.

O sorocabano Djalma Fogaça está bastante otimista e acredita que a parceria terá muito sucesso, além de trazer benefícios para a categoria. “Penso que a entrada do Chico Serra é um marco para a DF Motorsport. Sem sombra de duvidas ele é uma estrela e acredito que o retorno aos patrocinadores, à Ford e para a Fórmula Truck será muito grande com a chegada dele”, afirma o “Caipira Voador”. O piloto e comandante da Ford Racing Trucks/DF Motorsport está confiante de que o novo contratado poderá mostrar toda a sua reconhecida qualidade nas pistas. “A responsabilidade da equipe é muito grande, mas tenho convicção que daremos um equipamento competitivo ao Chico Serra”, prevê.

A estratégia da DF Motorsport para voltar a brigar por vitórias e títulos é concentrar todas as suas forças no desenvolvimento de apenas dois caminhões. “Estamos entrando em 2008 com um planejamento totalmente diferente de outros anos, com uma nova sede, que penso ser uma das melhores do Brasil. Estamos também com uma nova mentalidade, no sentido de preparar somente dois Trucks, e um piloto vencedor com vasta experiência nacional e internacional. Agora, é trabalhar, trabalhar e trabalhar”, explica Fogaça.

A ligação de Chico Serra com a Ford existe há mais de 30 anos. Em 1977, o piloto disputou e venceu o tradicional Campeonato Inglês e o Festival Mundial de Fórmula Ford. A parceria continuou quando o paulista chegou à Fórmula 1. Entre 1981 e 1983 ele participou de 33 GPs pelas equipes Fittipaldi e Arrows, sempre impulsionado pelos motores Ford-Cosworth. “A Ford marcou muito a minha vida. Foi correndo de Fórmula Ford que conquistei as minhas primeiras vitórias e títulos internacionais, e na Fórmula 1 só andei com motor Ford. Por isso, acho que a sinergia sempre foi forte”, lembra. Serra é o primeiro piloto que já competiu na categoria máxima do automobilismo a ingressar na Fórmula Truck.

O esportista de 50 anos também colecionou outros sucessos na carreira. Antes de competir na Europa, ele foi tricampeão paulista e campeão brasileiro de kart, além de levar o título paulista e o vice-brasileiro de Fórmula Vê em 1976. No velho continente, além da Fórmula Ford, ele levantou a taça da Fórmula 3 Inglesa em 1979.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *