Truck: Felipe Giaffone vence a primeira etapa de 2011

Com o primeiro lugar em Santa Cruz do Sul, Giaffone larga na frente no Sul-Americano

O piloto Felipe Giaffone, da equipe RM Volkswagen, venceu a primeira etapa da temporada 2011 da Fórmula Truck, o GP Crystal, realizada neste domingo (27) no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS). Com o resultado, Giaffone saiu na frente no campeonato Sul-Americano da Fórmula Truck que conta com as etapas de Santa Cruz do Sul, São Paulo e Buenos Aires (Argentina). O pódio foi composto também pelo piloto Danilo Dirani (DF Motorsport), Renato Martins (RM Volkswagen), Valmir Benavides (RM Volkswagen) e Roberval Andrade (Ticket Car Corinthians Motorsport).

Em uma corrida repleta de emoções, e que teve Beto Monteiro como pole-position, não faltaram ultrapassagens. Logo na sétima volta o piloto Leandro Reis rodou, causando assim a entrada do Pace Truck. Após algumas voltas com bandeira amarela a organização decidiu antecipar a tradicional bandeira amarela programada. As posições consideradas foram: 1) Beto Monteiro; 2)Felipe Giaffone; 3)Valmir Benavides; 4)Renato Martins e 5)Danilo Dirani.

Após várias voltas sofrendo pressão de Felipe Giaffone, Beto Monteiro foi punido com uma passagem pelos boxes por “queimar” o radar e passar em velocidade superior a 160 Km/h, assim, Monteiro voltou na oitava posição. A corrida de hoje foi marcada também por algumas recuperações. Roberval Andrade que largou no fim do grid fez um excelente corrida de recuperação conseguindo chegar ao pódio, e quarto lugar. Paulo Salustiano chegou em sétimo após também largar nas últimas posições do grid.

Com relação Á s estreias, Cristina Rosito foi a única a pontuar, chegando na 13ª posição. Luiz Pucci chegou em 15º e Luiz Lopes não completou a prova.

A corrida de hoje foi marcada pela estreia da transmissão em HD pela TV Bandeirantes. Essa foi a primeira transmissão em alta qualidade de automobilismo da América do Sul.

A próxima etapa da Fórmula Truck acontece no Rio de Janeiro no dia 3 de Abril. Mais informações no site da categoria (www.formulatruck.com.br) e também no Twitter (@Formula_Truck)

Resultado final do GP Crystal

1 – Felipe Giaffone (RM Volkswagen)
2 – Danilo Dirani (DF Ford Motorsport)
3 – Renato Martins (RM Volkswagen)
4 – Roberval Andrade (Ticket Car Corinthians Motorsport))
5 – Valmir Benavides (RM Volkswagen)
6 – Beto Monteiro (Scuderia Iveco)
7 – Paulo Salustiano (Scuderia Iveco)
8 – Débora Rodrigues (RM Volkswagen)
9 – Régis Boéssio (ABF Desenvolvimentos Team)
10 – André Marques (TNT Energy Team)
11 – Leandro Totti (ABF Desenvolvimentos Team)
12 – Adalberto Jardim (AJ5 Motorsport)
13 – Cristina Rosito (DF Ford Motorsport)
14 – Zé Maria Reis (Original Reis)
15 – Luiz Pucci (TNT Energy Team)
16 – João Maistro (Clay Truck Racing)
17 – Fred Marinelli (Marinelli Competições)

Não completaram a prova: Wellington Cirino; Geraldo Piquet; Leandro Reis; Pedro Muffato e Luiz Lopes

Classificação do campeonato:

1 – Felipe Giaffone – 29 pontos
2 – Danilo Dirani – 21 pontos
3 – Renato Martins – 19 pontos
4 – Beto Monteiro – 16 pontos
5 – Valmir Benavides – 15 pontos
6 – Roberval Andrade – 14 pontos
7 – Paulo Salustiano – 8 pontos
8 – Débora Rodrigues – 7 pontos
9 – Régis Boéssio – 6 pontos
10 – André Marques – 5 pontos
11 – Leandro Totti – 5 pontos
12 – Adalberto Jardim – 3 pontos
13 – Cristina Rosito – 2 pontos
14 – Zé Maria Reis – 1 ponto

Classificação de Marcas

Volkswagen – 63 pontos
Ford – 26 pontos
Iveco – 24 pontos
Scania – 15 pontos
Mercedes-Benz – 11 pontos
Volvo – 5 pontos

#04 – Felipe Giaffone
“É incrÁ­vel começar o ano dessa forma. Ontem perdi a pole, mas sabia que tinha caminhão rápido e resistente para conquistar a vitória. Vendo pela TV pode parecer que foi uma corrida tranqüila, mas na realidade foi bastante tensa da largada até a bandeirada”

#70 – Danilo Dirani
“Esse segundo lugar foi muito importante para selar todo o trabalho que a equipe teve durante todo o final de semana. Fiquei muito feliz com o resultado. Esse segundo lugar foi importante demais pra mim”

#09 – Renato Martins
“As conquistas de hoje mostra que vamos lutar pelo tÁ­tulo esse ano. Quero agradecer aos mecânicos da RM Competições e o grande envolvimento da engenharia da Volks em Resende, permitindo que nosso quatro caminhões se destacassem na primeira etapa”