Truck: Felipe Giaffone vence e amplia liderança

Com a quarta vitória no ano o paulista Felipe Giaffone vai desenhando a conquista do seu primeiro título na Fórmula Truck.

O piloto paulista Felipe Giaffone (Volkswagen) venceu a sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck realizada neste domingo (dia 7) no Autódromo Internacional de Curitiba em Pinhais. Foi a quarta vitória do ex-piloto da Fórmula Indy neste ano, que abriu maior vantagem de pontos para o segundo colocado Roberval Andrade (Scania), terceiro na prova de ontem. Giaffone agora tem 124 pontos contra 101 de Roberval. Wellington Cirino (Mercedes-Benz) que estava na briga direta pelo título deste ano, abandonou a prova com problemas hidráulicos que atingiram o câmbio e o freio. Ele não marcou pontos e se mantém na terceira posição no campeonato, mas com 76 pontos e agora com pouquíssimas chances de brigar pelo título com os dois ponteiros nas duas últimas etapas, Campo Grande, MS (11 de novembro) e Brasília, DF (dia 16 de dezembro).

Giaffone venceu de ponta a ponta e confessou que foi a vitória mais tranqüila das quatro deste ano, principalmente porque sabia que tinha como escudeiro seu companheiro de equipe Renato Martins que assumiu a vice-liderança na terceira volta, depois de ter ganho quatro posições desde a largada. “Senti que estava mais garantido para essa vitória e mantive um ritmo sem correr risco de quebras”, contou Felipe Giaffone que mais uma vez elogiou o trabalho da equipe RM e da Volkswagen. “Hoje, quem não tiver um empenho profissional por trás vai ficar cada vez mais sem condições de desenvolvimento. Na nossa equipe a gente ganha uma e entra na próxima prova com o caminhão mais bem acertado. O trabalho da equipe não para”, lembrou Giaffone que chegou a citar outras fábricas que deveriam estar apoiando mais os pilotos que correm com caminhões de suas marcas.

Completaram o pódio com Felipe Giaffone, Renato Martins e Roberval Andrade, Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) em quarto e Leandro Totti (Ford) quinto colocado.

Uma prova de certa forma tranqüila teve um início que assustou o público que beirou 50 mil pessoas. Logo na primeira volta o piloto paranaense Fabiano Brito (Volvo) saiu da pista na entrada do miolo e foi levando tudo que encontrava pela frente, inclusive a placa de Bridgestone que tirou completamente a visão do piloto. Depois de andar pela grama por quase 200 metros, ele bateu forte contra a proteção de pneus e capotou com destruição total de seu F-Truck. Fabiano foi atendido no Centro médico do autódromo e liberado 30 minutos depois. “Perdi completamente o freio e depois que passei pela placa não enxerguei mais nada”, contou o piloto da KL Racing.

A próxima etapa, oitava desta temporada, está marcada para o dia 11 de novembro em Campo Grande, MS.

Classificação da 7ª etapa do Brasileiro de F-Truck:

1) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen)
2) Renato Martins, SP (Volkswagen)
3) Roberval Andrade, SP (Scania)
4) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz)
5) Leandro Totti, PR (Ford)
6) Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz)
7) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz)
8) Valmir Benavides, SP (Volkswagen)
9) José Maria Reis, GO (Scania)
10) João Maistro, PR (Volvo)
11) José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz)
12) Regis Boessio, RS (Ford)
13) Djalma Fogaça, SP (Ford)
14) André Carreira, PR (Volvo)

Não completaram a prova:

Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz) – 14 voltas
Jonathas Borlenghi, SP (Volkswagen) e Luiz Carlos Zappellini, SP (Ford) – 12 voltas
Beto Napolitano, SP (Volkswagen) – 10 voltas
David Muffato, PR (Scania), Leandro Silva, GO (Volkswagen) e Adalberto Jardim, SP (Scania) – 4 voltas
Fred Marinelli, SP (Iveco) – 1 volta

Melhor volta: Jonathas Borlenghi 1min42s812


Classificação do campeonato após 7 etapas: 1) Felipe Giaffone, 124 pontos; 2) Roberval Andrade, 101 pts.; 3) Wellington Cirino, 76 pts.; 4) Renato Martins, 69 pts.; 5) Leandro Totti, 64 pts.; 6) Geraldo Piquet, 51 pts.; 7) Jonathas Borlenghi, 43 pts.; 8) Beto Monteiro, 35 pts.; 9) Valmir Benavides, 31 pts.; 10) Vinicius Ramires, 29 pts.; 11) Vignaldo Fizio, 23 pts.; 12) José Maria Reis, 13 pts.; 13) Diumar Bueno, 12 pts.; 14) João maistro, 11 pts.; 15) Pedro Muffato, 9 pts.; 16) Fred Marinelli, 8 pts.; 17) Djalma Fogaça, Luiz Carlos Zappellini e Adalberto Jardim, 6 pts.; 20) José Cangueiro, 4 pts.; 21) Débora Rodrigues e Fabiano Brito, 3 pts.; e 23) Beto Napolitano, 1 ponto.

Classificação por Marcas: 1) Volkswagen 270 pts; 2) Mercedes-Benz 179 pts; 3) Scania 129 pts; 4) Ford 112 pts; 5) Volvo 26 pts; Iveco 8 pts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *