Truck: Fórmula Truck abre temporada de 2010 em Guaporé, RS

A categoria de caminhões inicia seu 15º ano com o status de campeonato Sulamericano.

A Fórmula Truck abre sua temporada de 2010 na primeira semana de março (5, 6 e 7) na aconchegante cidade de Guaporé, sede de um dos mais tradicionais autódromos do Brasil. Foi no Autódromo Internacional de Guaporé, RS que a Fórmula Truck realizou sua primeira prova depois de homologada pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo em 1996.

Em 2010, a categoria de caminhões considerada um exemplo pela FIA – Federação Internacional de Automobilismo – em relação a sua irmã Fórmula Truck européia, aparece com mais novidades. E uma delas é que este ano a competição passa a ter uma nova nomenclatura assumindo o status de Campeonato Sulamericano e Brasileiro de Fórmula Truck. A confirmação da CBA e Codasur – Confederação Desportiva América do Sul Automóvel – foi referendada no dia 6 de fevereiro na reunião anual das entidades esportivas de automobilismo da América do Sul, em Porto Alegre. “A partir da prova de Buenos Aires confirmada no calendário, a categoria passa a ter esse cunho, e o campeão agora será brasileiro e sul-americano”, explica o Diretor de Competições da CBA Nestor Valduga.

Mas o público que deverá lotar o florido autódromo de Guaporé poderá presenciar outras grandes novidades confirmadas recentemente para a 15ª temporada da Fórmula Truck. O grid de largada de 2010 vem muito mais competitivo, com novos pilotos que acabam de anunciar suas contratações na categoria brasileira de caminhões.

Chegam nomes como Cristiano da Matta e Bruno Junqueira, dois mineiros que deixaram seus nomes registrados na história de várias categorias internacionais. Cristiano foi campeão da Indy (Champ Car) em 2002, além de andar na equipe Toyota de F-1 e Junqueira teve três vice-campeonatos na Indy (Champ Car), 2002, 2003 e 2004, além do título de campeão da F-3000 européia em 2000. Em 1999 foi piloto de teste da Williams de F-1. Cristiano da Matta vem convidado pela Iveco para ser companheiro de equipe do pernambucano Beto Monteiro, campeão da F-Truck em 2004. Bruno Junqueira vem completar a trinca que Djalma Fogaça montou após sua aposentadoria neste ano. Junqueira vai correr ao lado do paulista Danilo Dirani, um dos mais talentosos pilotos que passou pelo competitivo kart brasileiro e do gaúcho Andersom Toso, que chega à categoria credenciado por boas atuações nos certames protótipos gaúchos e na Pick-Up Racing.

Outro grande talento do automobilismo brasileiro que chega à Fórmula Truck é o paulistano Paulo Salustiano que defenderá a equipe ABF Volvo na temporada de 2010. Salustiano. Salustiano corria na Stock Car sendo um dos pilotos de mais atuantes na categoria.

Outras novidades estão para ser apresentadas na semana da prova de estréia da temporada, prometendo um grande impacto no visual dos novos F-Truck com mudanças radicais nos layouts das equipes. E diferentemente dos anos anteriores, todas as equipes já estarão prontas para disputar os primeiro lugares já na etapa de abertura. Uma delas é a apresentação da nova equipe RVR Corinthians Motosport, resultado de uma parceria com o piloto paulista Roberval Andrade. Serão dois caminhões nas cores pretos e brancos e com o brasão do time mais querido do estado de São Paulo e a segunda torcida no país.

O show com os Pace Truck personalizados, hoje protagonizado pelos filhos de Aurélio Batista Félix (Danielle, Gabrielle e Aurélio Junior) também é grande atração da Fórmula Truck. O novo show completa seu primeiro ano com o novo time em Guaporé, e como era de se esperar, com muito mais emoção nas manobras radicais feitas por quem tem no sangue a genialidade do seu criador Aurélio Batista Félix.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *