Truck: Giaffone vence e diferença entre os lÁ­deres cai

Giaffone vence em Londrina. Andrade, 2º, reduz sua desvantagem no campeonato.

Dificuldade imposta pela pista Á s manobras de ultrapassagem faz com que as quatro primeiras posições do grid sejam mantidas na corrida.

 
Felipe Giaffone venceu neste domingo (16) a sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Largando da pole-position, o vice-lÁ­der da temporada dominou de ponta a ponta a prova disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, na cidade paranaense de Londrina. Cruzou a linha de chegada 4s691 Á  frente do conterrâneo Roberval Andrade, da Scania, que largou e terminou em segundo lugar.

As quatro primeiras posições no grid mantiveram-se durante todas as 26 voltas da corrida – o que não significou falta de disputas acirradas. “Aqui em Londrina, pela caracterÁ­stica da pista, as ultrapassagens são muito difÁ­ceis, a pole representa praticamente meia vitória”, comentou Andrade. “Eu errei nos treinos classificatórios, o Felipe conseguiu a pole e eu já sabia que ultrapassa-lo seria uma tarefa muito complicada”, expÁ´s.

O ritmo de Giaffone e de Andrade foi bastante superior ao dos demais pilotos. “Mesmo sem conseguir a vitória, fiquei muito contente, o equipamento está rápido e muito competitivo”, disse Andrade, que tem o caminhão número 15 decorado nas cores de Knorr-Bremse, Scania, Consórcio Guerra, Filtros Mann, Banco PanAmericano, Frum, Tanfesil, Niju, Companhia Athlética. “Era uma corrida em que eu tinha a chance de vencer”, frisou.

Pedro Muffato, também piloto da Scania, era décimo colocado, quando abandonou na oitava volta, com a quebra do motor de seu caminhão. “Deve ser um problema de alimentação, porque eu não estava forçando o ritmo”, disse. “Foi uma pena, o caminhão estava bom, bem acertado, eu estava recuperando algumas posições. De repente, travou o motor. Paciência”, lamentou o piloto paranaense, que teve o caminhão reformulado para esta etapa.

Os quatro primeiros na corrida são, também, os quatro primeiros na classificação do campeonato. A liderança ainda é de Valmir Benavides, outro piloto da Volks, que terminou a corrida em terceiro e foi a 128 pontos. Giaffone tem 109. Andrade, terceiro na tabela, tem 93. Wellington Cirino, da Mercedes-Benz, terminou a corrida em quarto e tem a mesma posição na tabela, com 80 pontos. A próxima etapa, dia 20 de setembro, acontecerá em Buenos Aires.