Truck: Muffato prevê temporada difícil para Scania

Terceiro colocado no campeonato do ano passado, paranaense abre em sua cidade a campanha com que visa o título brasileiro de 2007.

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck em 2007 será especial para Pedro Muffato. Terceiro colocado na classificação final no ano passado, quando teve como ponto alto de sua campanha a conquista da primeira vitória na categoria, o piloto paranaense terá o apoio da torcida de sua cidade e da região Oeste do Paraná na busca pela vitória na corrida que será disputada neste domingo (11), no Autódromo Internacional de Cascavel.

“Minha responsabilidade correndo em Cascavel sempre é um pouco maior que nas outras pistas, porque há uma expectativa muito alta por parte do público. Eu sempre procuro não absorver essa pressão, procuro sempre aproveitar o lado bom disso tudo, porque o ambiente é muito positivo”, pondera o piloto, que obteve o terceiro lugar na etapa cascavelense do campeonato de 2006, disputada no dia 17 de setembro e vencida pelo paulista Renato Martins.

Reconhecendo ter experimentado em 2006 seu melhor momento desde que chegou à categoria, Muffato aponta o desenvolvimento do motor eletrônico de seu Scania como um dos trunfos para a disputa pelo título na nova temporada, a 12ª da história da Fórmula Truck. “Temos uma melhora no motor e eu conto com isso, embora não tenha experimentado as mudanças. Só teremos um parâmetro mais preciso a partir dos treinos livres da corrida”, indica.

Muffato diz-se preparado para as dificuldades que o novo campeonato tende a oferecer aos pilotos que competem com caminhões com motores de 12 litros, que pesam quase cinco toneladas. “Esse deverá ser o ano dos caminhões pequenos, e por isso mais equipes estão apostando nesses modelos. Para quem tem os caminhões grandes, as dificuldades vão ser um pouco maiores, mas não é por isso que nós perdemos força ou motivação”, assegura.

Na campanha que o conduziu ao terceiro lugar no campeonato de 2006, Pedro marcou pontos em oito provas. Venceu em Fortaleza, foi segundo colocado em Guaporé, terceiro em Interlagos, Cascavel e Brasília, sexto em Curitiba e oitavo em Caruaru. Foi tirado da pista em Campo Grande quando era quarto e abandonou em Tarumã, com problemas mecânicos. Totalizou 102 pontos, um a menos que o vice-campeão Vinicius Ramires. Martins, campeão, fez 117.

CALENDÁRIO
O calendário da temporada 2007 da Fórmula Truck prevê a realização de nove corridas, com as seguintes datas e pistas: 11 de março – Cascavel (PR); 8 de abril – Tarumã (RS); 20 de maio – Interlagos (SP); 1º de julho – Fortaleza (CE); 12 de agosto – Caruaru (PE); 16 de setembro – Goiânia (GO) ou Jacarepaguá (RJ); 7 de outubro – Curitiba (PR); 11 de novembro (Campo Grande (MS); 12 de dezembro – Brasília (DF).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *