Truck: No palco da primeira vitória, Ramires planeja devolver liderança da Truck Á  Mercedes-Benz

Com boa perspectiva para etapa de Campo Grande, piloto da RRT2 aposta no trabalho conjunto com Piquet e Cirino na busca pelo tÁ­tulo de marcas.

A volta do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck a Campo Grande traz expectativas positivas a Vinicius Ramires. O piloto paulista da RRT2 criou uma afinidade especial com o circuito sul-mato-grossense, onde acredita ter chance de voltar a comemorar uma vitória na sétima etapa de 2008. A corrida será disputada neste domingo (14), com largada Á s 12h locais, 13h de BrasÁ­lia, com transmissão ao vivo para todo o paÁ­s pela Rede Bandeirantes.


Foi em Campo Grande, há dois anos, que Ramires entrou para o time dos pilotos vencedores da categoria. Na quinta etapa daquela temporada, obteve sua primeira pole-position e liderou todas as voltas da prova. A vitória, também inédita, deu inÁ­cio Á  reação que o levaria a conquista do vice-campeonato brasileiro já em sua primeira temporada completa na Truck. Sua campanha foi decisiva para que a Mercedes-Benz obtivesse o tÁ­tulo de Marcas da categoria.


Ramires teve, igualmente, uma atuação competitiva na prova de 2007 em Campo Grande. Depois de largar em sexto, era lÁ­der da corrida quando foi punido com um drive-thru. â€œÉ uma pista onde eu costumo andar muito bem, nós temos um bom pacote de ajustes para o caminhão render bem nesse traçado”, diz o piloto. “A chance de andar bem nesta etapa é grande. Nós teremos algumas novidades no caminhão que vão melhorar o rendimento”, aposta.


O piloto paulista fez testes de desenvolvimento durante o último mês no autódromo de Curitiba. “Nós estamos trabalhando bastante para diminuir a fumaça no caminhão e acho que evoluÁ­mos bastante. O rendimento também melhorou, os testes em dinamÁ´metro que fizemos depois do treino em Curitiba mostraram isso”, afirmou Ramires, que tem no caminhão número 80 as logomarcas das Empresas Rodobens e de Renov/Remanufatura Mercedes-Benz.


Vinicius reconhece que o desenvolvimento de seu caminhão para esta temporada tem o cronograma atrasado em relação ao que se esperava. “Nós estamos quase chegando aos 100% do potencial do caminhão. Daqui por diante a equipe vai arriscar um pouco mais, vamos testar muita coisa em Campo Grande e a expectativa é de voltarmos ao pelotão da frente. Nesta etapa, por exemplo, vai ser muito importante conseguir uma boa posição no grid”.


A conquista do segundo tÁ­tulo de Marcas pela Mercedes-Benz é o maior objetivo de Ramires. Para tanto, ele pretende trabalhar em conjunto com Geraldo Piquet e Wellington Cirino, lÁ­der e vice-lÁ­der da competição, que também pilotam o modelo Axor 2044. “Em 2006, eu estava em uma situação melhor e eles dois me ajudaram a levar a Mercedes ao tÁ­tulo. Agora, a situação melhor é a deles, então o meu dever é o de ajudá-los a fazer a marca ser campeã”, diz.