Truck: O “Caipira Voador” é rápido, extrovertido, mas sério e profissional

Se há no automobilismo brasileiro um piloto que tem carisma e atitude, sem dúvida este é o sorocabano Djalma Fogaça. Rápido, perfecionista, polêmico, e sem papas na lÁ­ngua, o “Caipira Voador” vai ser um dos grandes personagens da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, que será disputada a partir das 12h30, deste domingo de Páscoa, no Autódromo Internacional VirgÁ­lio Távora, em Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza, Ceará.


“Eu não gosto de nada errado e, por isso, Á s vezes fico nervoso e acabo falando demais. Quem me conhece sabe que não é por mal, é a minha forma de buscar os meus objetivos, de me aproximar da perfeição em tudo o que faço. Eu brigo mesmo!”, brincou Fogaça.

Por todo o seu jeitão extrovertido e Á s vezes falastrão, mas ao mesmo tempo sério e profissional, Djalma Fogaça acabou se tornando um dos mais respeitados representantes da Fórmula Truck, tanto como piloto, que lhe rendeu o apelido de “Caipira Voador”, como dono e chefe da equipe Ford Racing Trucks/DF Motorsport, que compete com três caminhões Ford Cargo. Sua carreira como piloto começou em 1982 no kart, passou pela Fórmula Ford, Fórmula Chevrolet, Fórmula Opel Européia, Fórmula 3 e Stock Car. Como dono de equipe, começou na Fórmula Ford, quando tinha o então estreante Tony Kanaan como piloto contratado.

Foi em 1997 na Fórmula Truck, no entanto, que este piloto de Sorocaba, interior de São Paulo, começou a se estabelecer realmente como piloto e dono de equipe. “A Fórmula Truck é muito profissional, e é regida pela mão de ferro do Aurélio Félix. Esta corrida em Fortaleza é um prêmio ao esforço dele. O custo para as equipes é alto para corrermos aqui no Nordeste, mas estamos disputando um verdadeiro Campeonato Brasileiro. A Fórmula Truck é a única categoria que vai ao nordeste, centro-este, sudeste e sul do Brasil”, elogia Fogaça.

Com o seu jeitão aguerrido, Djalma Fogaça promete brigar bastante no curto traçado de 1.900 metros do renovado autódromo de Fortaleza. “Vou tentar andar na frente. Se der problema com o caminhão, tem que ser andando lá na frente. Quero sempre ser competitivo, não tem essa de ficar maneirando ou economizando, e ainda correr o risco de quebrar lá atrás”, anuncia o piloto, que pontuou em todas as etapas do ano passado e terminou a temporada como terceiro colocado. “A vitória é difÁ­cil em qualquer categoria e, no momento, estamos passando por problemas de confiabilidade. A briga pela vitória será em São Paulo (terceira etapa), mas não vamos fazer feio aqui, não”, desafia. “A minha preocupação sempre foi a de ter a melhor equipe. E para isso, temos que ganhar na pista e fora dela. Estamos bem organizados e com visual bem aprimorado, atendendo Á s exigências do automobilismo moderno, e já fomos reconhecidos na primeira etapa deste ano, quando ganhamos o concurso de melhor box e equipe mais bem arrumada”, encerrou o chefe de equipe, que foi campeão brasileiro em 2004, com o piloto pernambucano Beto Monteiro.

A Ford Racing Trucks/DF Motorsport tem o apoio de Motorcraft/DuPont/HDS MecPar/LoJack/ Baltec/Kraucher/JR Acessórios/Mahle/Eaton/Cummins/Biagio Turbos/Tanksul/Usiparts.