Truck: Pelo vice, Roberval terá novidades na aerodinâmica

Paulista da Scania chega à última etapa da temporada trabalhando pela conquista de seu terceiro vice-campeonato na Fórmula Truck.

Seis pódios em nove corridas e o terceiro lugar na tabela de classificação são dados que fazem Roberval Andrade avaliar como positiva sua participação no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O piloto paulista da Roberval Motorsport Scania disputa neste domingo (7) a décima e última etapa da temporada, no anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, confiante diante da possibilidade que tem na disputa pela vitória.

A evolução do motor Scania, verificada nas últimas etapas, e o histórico de bons resultados na pista de Brasília, onde venceu em 2005, foi segundo em 2003 e 2006, terceiro em 2004, quarto em 2002 e, no ano passado, abandonou nas últimas voltas, quando estava na liderança. “Nós sempre avançamos bem em Brasília, é uma pista boa para o caminhão Scania, e o nosso equipamento tem se mostrado muito forte de umas corridas para cá”, manifesta.

O caminhão número 15 de Andrade, que leva as cores de Scania, Knorr-Bremse, BorgWarner, Guerra, Frum, Rodafuso, KS, Mann Filter, Tanesfil, Banco PanAmericano, Niju, CCE, Intel e Consórcio Nacional Scania, contará com novas soluções aerodinâmicas em Brasília. “Estudamos algumas modificações para ter uma carga de velocidade maior nas curvas, com mais aderência. Se der certo, são alguns décimos de segundo de vantagem por volta”, explana.

Mesmo otimista quanto ao potencial do Scania, Andrade mostra ciência da dificuldade que vai enfrentar em Brasília. “Os Mercedes-Benz estão numa fase excelente, e os Volkswagem também devem se sair bem, porque são mais leves e seus pilotos podem frear mais dentro da curva. Vai ser uma disputa interessante e tenho certeza de todas as equipes vão dar o máximo e mais um pouco para ter o gosto de vencer no encerramento do campeonato”, comenta.

Andrade está fora da disputa pelo título, mas chega a Brasília com chance de conquistar o vice-campeonato pela terceira vez, a exemplo do que ocorreu em 2005 e 2007. Ele está 18 pontos atrás do vice-líder paranaense Wellington Cirino e a 32 do líder brasiliense Geraldo Piquet, os dois únicos postulantes ao título. “Eu tenho que ganhar a corrida para pensar em vice-campeonato, e minha motivação para atingir esse objetivo está bem em alta”, garante o piloto da Scania.

Os treinos para a etapa brasiliense da Fórmula Truck terão início na tarde de sexta-feira (5). A corrida, no domingo, terá largada às 12h45, com transmissão ao vivo da Rede Bandeirantes – a geração de imagens é da paranaense Master TV.

Faltando uma corrida para o encerramento, a classificação do campeonato é a seguinte:
1º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Competições, 154
2º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Competições, 140
3º) Roberval Andrade (SP/Scania), Roberval Motorsport, 122
4º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), RM Competições, 118
5º) Valmir Benavides (SP/Volkswagen), RM Competições, 98
6º) Beto Monteiro (PE/Scania), Roberval Motorsport, 53
7º) Renato Martins (SP/Volkswagen), RM Competições, 41
8º) Vignaldo Fízio (SP/Mercedes-Benz), ABF Competições, 39
9º) Luís Zappelini (SC/Volvo), ABF Competições, 38
10º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, 25
11º) Vinicius Ramires (SP/Mercedes-Benz), RRT2, 20
11º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 20
13º) Fabiano Brito (PR/Volvo), ABF Competições, 19
14º) Gaston Mazzacane (ARG/Mercedes-Benz), ABF Competições, 16
15º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Motorsport, 15
16º) Pedro Muffato (PR/Scania), MP Motorsport, 9
16º) Adilson Magalhães (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 9
18º) Adalberto Jardim (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 8
18º) Régis Boessio (RS/Volvo), Boessio Competiçõ9es, 8
20º) Leandro Totti (PR/Ford), Londrina Truck Racing, 7
21º) Jonatas Borlenghi (SP/Ford), DF Motorsport, 6
21º) José Cangueiro (SP/Mercedes-Benz), ABF Competições, 6
23º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, 5
24º) Diumar Bueno (PR/Volvo), Bueno Race Truck, 4
25º) Leandro Reis (GO/Volkswagen), Reis Peças, 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *