Truck: Piquet vence e é lÁ­der da Truck. Roberval, terceiro, fica fora da disputa pelo tÁ­tulo

Piloto da Scania assume liderança com largada aplaudida, vai ao pódio pela sexta vez no ano admite superioridade técnica dos adversários.

Mesmo sendo um dos destaques da nona e penúltima etapa, neste domingo (9) no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, Roberval Andrade está fora da disputa matemática pelo tÁ­tulo do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O piloto paulista terminou a corrida na cidade gaúcha em terceiro lugar. O brasiliense Geraldo Piquet, da Mercedes-Benz, venceu pela segunda vez no ano e assumiu a liderança da competição.


Quarto no grid, Andrade sabia que seu caminhão não oferecia condições tão competitivas quanto a dos adversários com quem dividia as três primeiras filas do grid. “Meu caminhão tem algumas deficiências para render tanto quanto o dos ponteiros. Em condições normais, eu não estaria entre os quatro primeiros no grid, consegui achar uma volta rápida no treino, arriscando um pouco, Por isso, tenho me dedicado muito Á s largadas”, comentou.


E foi na largada em Viamão que Andrade sobressaiu-se. O procedimento de inÁ­cio de corrida foi considerado confuso por grande parte dos pilotos. O piloto da Roberval Motorsport aproveitou o momento de indecisão de seus adversários, tomou a linha externa do traçado e assumiu a liderança. O paranaense Wellington Cirino, da Mercedes-Benz, lÁ­der da competição até então, tomou a mesma decisão e, com isso, saltou de sexto para segundo.


Piquet, segundo no grid, voltou Á  vice-liderança com uma ultrapassagem sobre o companheiro de equipe na sétima volta. Quatro voltas depois, assumiu o comando da corrida, chegando a tocar seu caminhão no Scania de Andrade, que reconheceu a lealdade na manobra. A partir daÁ­, o brasiliense apenas administrou a vantagem para repetir a vitória que já havia comemorado na quarta corrida deste ano, disputada em Fortaleza no mês de julho.


A Roberval, que tem seu caminhão decorado nas cores de Scania, Knorr-Bremse, BorgWarner, Mann Filter, Guerra, Frum, Rodafuso, Tanesfil, Niju, Banco PanAmericano, KS, CCE, Intel e Consórcio Nacional Scania, restou a defesa do segundo lugar. Num dos duelos mais acirrados da etapa, perdeu a posição para o pole-position Felipe Giaffone, da Volkswagen, na 16ª volta. Terminou em terceiro, Á  frente de Renato Martins, também da Volks, e de Cirino.


“Minha única chance era ter uma largada eficiente. Foi assim que venci em Goiânia, e foi assim que assumi a liderança em Curitiba, mas lá perdi a vitória por causa de um pneu estourado”, lembrou Andrade. “Na minha condição atual, eu não teria condições de enfrentar os outros pilotos que foram ao pódio. Só tenho de cumprimentar o Piquet pela grande corrida que fez e parabeneizar a equipe dele, que evoluiu de uma maneira fantástica”, observou.


Com os resultados deste domingo em Viamão, Piquet assumiu a liderança do campeonato, agora com 154 pontos. Seu único adversário na luta pelo tÁ­tulo é Cirino, que foi a 140. Andrade mantém-se em terceiro na tabela, com 122. A etapa que vai apontar o campeão está confirmada para 7 de dezembro no anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em BrasÁ­lia, pista onde o novo lÁ­der da F-Truck conquistou vitórias nas duas últimas temporadas.


A corrida deste domingo no circuito misto mais veloz do calendário da F-Truck foi marcada, também, pelo acidente com Adalberto Jardim, que saiu da pista na 20ª volta, bateu forte na proteção de pneus e capotou. O piloto saiu ileso de seu caminhão Iveco e os exames empreendidos pela equipe médica comandada pelo doutor Daniel Gabriel de Morais, médico oficial da categoria, comprovaram que Jardim não sofreu nenhuma contusão.