Truck: Ramires, vice-campeão, fecha temporada com maior número de pódios

Paulista da Mercedes-Benz esteve cinco vezes entre os cinco primeiros colocados em corridas, duas delas como vencedor.


À luz dos números, Vinicius Ramires foi um dos principais destaques do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck em 2006. O paulista da Mercedes-Benz conquistou o vice-campeonato em sua primeira temporada completa, com o tÁ­tulo de seu conterrâneo Renato Martins, e fechou o ano como piloto que mais vezes subiu ao pódio. Esteve entre os cinco colocados em cinco das nove corridas do campeonato, encerrado no último domingo (10) em BrasÁ­lia.

Ramires venceu a quinta e a sétima etapa, em Campo Grande e Curitiba. Ficou em quarto na primeira, em Caruaru, e obteve dois quintos lugares na quinta, em Cascavel, e na oitava, em Tarumã. O paranaense Pedro Muffato, da Scania, também foi ao pódio cinco vezes. Venceu a segunda, em Fortaleza, foi segundo na quarta, em Guaporé, e obteve terceiros lugares na terceira, em São Paulo, na sexta, em Cascavel, e na nona, em BrasÁ­lia. Foi terceiro no campeonato.

Martins, campeão com a Volkswagen, esteve no pódio quatro vezes neste ano. Venceu em Guaporé e em Cascavel e foi segundo em Campo Grande e em Curitiba. Empatou em número de pódios com outro paulista, Roberval Andrade, da Scania, quinto na classificação final. Ele foi o vencedor da etapa de São Paulo, ficou em segundo lugar nas etapas de Caruaru e de BrasÁ­lia e terminou em quinto na penúltima corrida do ano, em Tarumã, na Grande Porto Alegre.

Outro que foi ao pódio quatro vezes em 2006 foi o tricampeão Wellington Cirino, paranaense da Mercedes-Benz. Ele, contudo, não obteve nenhuma vitória. Foi segundo nas etapas de Fortaleza e de São Paulo e terceiro em Caruaru e em Tarumã. Somou 95 pontos, cinco a mais que Andrade, e ficou fora da disputa pelo tÁ­tulo, vencida por Martins com 117 dos 252 pontos possÁ­veis. Ramires, vice-campeão, fez 103 pontos, apenas um a mais que Muffato.

Cinco pilotos foram três vezes ao pódio. Leandro Totti venceu em Caruaru e foi quinto em Fortaleza e Curitiba. Djalma Fogaça foi quinto em Guaporé, quarto em Cascavel e venceu em Tarumã. Beto Monteiro foi terceiro em Guaporé, segundo em Cascavel e quarto em BrasÁ­lia. Os três defendem a Ford. Geraldo Piquet, da Mercedes, venceu em BrasÁ­lia e foi quarto em Fortaleza e Curitiba. Débora Rodrigues foi terceira em Fortaleza e Curitiba e ficou em quinto em Campo Grande.

Beto Napolitano, da Volkswagen, esteve duas vezes no pódio da Fórmula Truck em 2006. Foi quarto colocado em Campo Grande e quinto em BrasÁ­lia. A relação de pilotos que foram ao pódio tem mais quatro nomes. Luiz Zappelini, da Ford, foi quarto em São Paulo, onde Herberto Heinen foi quinto. Vignaldo FÁ­zio, da Mercedes-Benz, ficou em quarto em Guaporé. José Cangueiro, seu companheiro de equipe, terminou em quinto em Caruaru.

Os pilotos da Mercedes-Benz obtiveram a maior freqüência no pódio da Truck em 2006. Ficaram 14 vezes entre os cinco primeiros. A Volkswagen obteve o segundo maior número de pódios, 12. A Ford, com 10, e a Scania, com nove, completam a lista. Volvo e Iveco não tiveram nenhum de seus pilotos no pódio na última temporada.

Depois de nove corridas, a classificação final do campeonato da Fórmula Truck foi a seguinte:
 
1º) Renato Martins (SP/Volkswagen), RM Competições, 117
2º) Vinicius Ramires (SP/Mercedes-Benz), Ramires Rodobens Truck Team, 103
3º) Pedro Muffato (PR/Scania), MP Motorsport, 102
4º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Competições, 95
5º) Roberval Andrade (SP/Scania), Roberval Motorsport, 90
6º) Leandro Totti (PR/Ford), Londrina Truck Racing, 58
7º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, 58
8º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Competições, 52
9º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Motorsports, 48
10º) Beto Monteiro (PE/Ford), DF Motorsports, 46
11º) Beto Napolitano (SP/Volkswagen), RM Competições, 35
12º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), RM Competições, 33
13º) Luiz Carlos Zappelini (SC/Ford), DF Motorsports, 18
14º) Herberto Heinen (RS/Volkswagen), RM Competições, 15
15º) Fabiano Britto (PR/Volvo), ABF Competições, 15
16º) Vignaldo FÁ­zio (SP/Mercedes-Benz), ABF Competições, 13
17º) José Cangueiro (SP/Mercedes-Benz), ABF Competições, 10
18º) José Maria Reis (GO/Scania), Roberval Motorsport, 9
19º) Diumar Bueno (PR/Volvo), Bueno Race Truck, 7
20º) João Marcos Maistro (PR/Scania), Clay Truck Racing, 6
21º) Regis Boessio (RS/Iveco), Boessio Competições, 4
22º) Eduardo Fráguas (SP/Ford), Londrina Truck Racing, 2