Truck: Roberval vence e consolida busca pelo bicampeonato

Roberval vence em Santa Cruz do Sul e se consolida na disputa pelo tÁ­tulo da F-Truck.

Piloto da Scania domina fim de semana gaúcho, mantém-se em terceiro na tabela e reduz de 48 para 18 pontos sua desvantagem em relação ao lÁ­der.

 
Numa prova marcada por vários incidentes e por quatro intervenções do Pace Truck, uma das quais para neutralização, Roberval Andrade manteve neste domÁ­nio (25) o domÁ­nio que vem impondo desde os treinos livres Á  oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O piloto paulista da RVR Motorsport venceu de ponta a ponta a corrida, disputada no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.

O resultado consolidou Andrade na lista de candidatos ao tÁ­tulo. Ainda em terceiro lugar na classificação, ele reduziu de 48 para 18 pontos sua desvantagem em relação ao lÁ­der do campeonato. Com 62 pontos em disputa nas duas últimas provas, marcadas para os dias 15 de novembro em Curitiba e 13 de dezembro em BrasÁ­lia, passou a ver como meta ainda mais viável a conquista de seu segundo tÁ­tulo na categoria – o primeiro veio em 2002.

“Meu caminhão esteve fantástico durante todo o fim de semana, no seco e na chuva. Em 10 anos como piloto da Scania, acho que é o melhor equipamento que já tive”, comemorou o vencedor. “A vitória é fruto de um trabalho maravilhoso de todos na equipe, todo mundo tem o emprego garantido para o ano que vem”, disse, bem humorado. “Minha equipe é fantástica, o mérito por esse momento é de cada um deles”, atribuiu Andrade.

A vitória em Santa Cruz do Sul foi sua segunda no ano – venceu também a quinta etapa, em Interlagos. “Esse ano tem sido de muita luta para nós, também de muitas decepções”, ponderou, em alusão Á s etapas de Goiânia e Buenos Aires, onde liderava quando enfrentou problemas mecânicos. “A equipe está no caminho certo, eu estou no meu melhor momento como piloto, vou buscar esse tÁ­tulo palmo a palmo, curva a curva”, prometeu o paulista.

A inédita etapa em Santa Cruz do Sul marcou uma alteração na liderança do campeonato. Valmir Benavides, que havia subido ao pódio em todas as sete etapas anteriores, abandonou a corrida com problemas mecânicos e viu Felipe Giaffone, seu companheiro na equipe RM Competições, voltar ao primeiro lugar na tabela. Giaffone foi a 152 pontos, contra 151 de Benavides. Andrade foi a 143 e o paranaense Wellington Cirino, a 106.

Matematicamente, a disputa pelo tÁ­tulo está restrita a esses quatro pilotos. â€œÉ um momento muito especial, essa vitória é uma recompensa a todo o trabalho que tivemos, Á s dificuldades no desenvolvimento, aos problemas que nos tiraram pontos importantes”, definiu Andrade, que tem no caminhão número 15 as cores e logomarcas de Knorr-Bremse, Banco Pan-Americano, Scania, BorgWarner, Mann, Guerra, Tanesfil, Frum, Niju e Companhia Athletica.