TUDOR USCC: Christian Fittipaldi/João Barbosa são os Campeões de 2014

om o segundo lugar na última prova do ano, a 17ª edição da Petit Le Mans, disputada em Road Atlanta, a dupla formada pelo brasileiro Christian Fittipaldi e o português João Barbosa (Action Express Corvette DP) sagrou-se Campeã da temporada 2014 do TUDOR United Sports Car Championship.

Alinhando na pole-position, Fittipaldi/Barbosa precisavam apenas que cada piloto guia-se o Corvette DP por no mínimo 45 minutos, para garantirem o título da temporada. O que aconteceu logo no começo da longa prova (de mil milhas e que durou dez horas, e 400 voltas).

A Action Express também foi campeã do Tequila Patrón North American Endurance Cup.

Em uma prova longa e repleta de acidentes, a 13ª e última bandeira amarela (recorde da prova) foi agitada faltando 15 minutos para o final. O norte-americano Sean Rayhall (8Star ORECA FLM09) escapou da pista, e acertou o muro com força. Ele foi levado de ambulância para o Centro Médico, e liberado sem ferimentos.

A prova recomeçou para mais cinco minutos de bandeira verde. O norte-americano Jordan Taylor (Wayne Taylor Corvette DP) manteve a liderança até o final, para receber a bandeirada com onze segundos de vantagem sobre Barbosa.

Taylor teve como parceiros de equipe, o seu irmão Ricky Taylor e o italiano Max Angelelli. Em 1998, o pai de Jordan e Ricky, Wayne Taylor, venceu a primeira edição da prova.

O trio da Action Express foi completado pelo francês Sébastien Bourdais.

O trio Scott Pruett/Memo Rojas/Scott Dixon (Ganassi Ford Ecoboost/Riley) completou o pódio no geral e na Classe DP.

Fazendo a sua melhor prova na categoria, o DeltaWing  DWC13, pilotado pelo trio Andy Meyrick/Katherine Legge/Gabby Chaves, terminou em quarto.

O quarteto John Martin/Alex Popow/Mirco Schultis/Renger van der Zande (Starworks ORECA FLM09) terminou em quinto no geral, e primeiro na Classe PC.

O trio Wolf Henzler/Bryan Sellers/ Marco Holzer (Team Falken Porsche 911 RSR) venceu na Classe GTLM.

O trio Matt Bell/Chris Haase/Bryce Miller (Paul Miller Racing Audi R8 LMS) venceu na Classe GTD.

O brasileiro Oswaldo Negri Jr. (MSR Ford Ecoboost/Riley), em dupla com o norte-americano John Pew, terminou na 22ª posição geral, e sexto na Classe DP.

O brasileiro Bruno Junqueira (ORECA FLM09), em trio com os norte-americanos Duncan Ende e David Heinemeier-Hänsson, abandonou a prova.

Entre os diversos acidentes, um dos mais fortes aconteceu na oitava hora de prova. Spencer Pumpelly (Flying Lizard Audi R8 LMS) teve um pneu estourado na reta principal e bateu forte no muro de pneus. O impacto foi tão forte que foi sentido no Centro de Imprensa, localizado em frente ao acidente. O carro e a barreira de pneus ficaram destruídos, mas o piloto saiu ileso.

Na terceira hora de prova, durante uma bandeira amarela, um triplo acidente envolveu uma Ferrari, um Porsche e um Corvette, todos da GTLM. Todos ficaram danificados, com a Ferrari abandonando.

Fittipaldi/Barbosa somaram 349 pontos na Classe DP. Os irmãos Taylor ficaram com o vice-campeonato com 330 pontos. Richard Westbrook/ Michael Valiante foram terceiros com 318, seguidos por Pruett com 317. Negri/Pew, com 281 pontos, terminaram em sétimo.

Pela Classe PC, o título ficou com a dupla Colin Braun/Jon Bennett, com 320 pontos. Renge van der Zande foi o vice com 282. Junqueira/Ende, com 243, terminaram na oitava posição.

Pela Classe GTLM, Kuno Wittmer  foi o campeão, com 321 pontos, um a mais do que Michael Christensen .

Pela Classe GTD, o título ficou com Dane Cameron, com 304 pontos. Bryce Miller/ Christopher Haase foram vice com 295 pontos.  

Final:

1  P 10 Jordan Taylor Corvette DP C 400 voltas
2  P 5 Joao Barbosa Corvette DP C a 11.062     
3  P 01 Scott Dixon Ford EcoBoost/Riley C  a 1 volta
4  P 0 Andy Meyrick DeltaWing DWC13 C  a 5
5  PC 8 Renger van der Zande ORECA FLM09 C a 5
6  PC 54 Colin Braun ORECA FLM09 C  a 5
7  PC 52 Gunnar Jeannette ORECA FLM09 C  a 5
8  PC 08 Jack Hawksworth ORECA FLM09 C a 6
9  GTLM 17 Wolf Henzler Porsche 911 RSR F  a 9
10  GTLM 912 Michael Christensen Porsche 911 RSR M a 9
24  GTD 48 Christopher Haase Audi R8 LMS C a 24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *