TUDOR USCC: Richard Westbrook e Michael Valiante vencem a Seis Horas de Watkins Glen

A dupla Richard Westbrook/Michael Valiante (Coyote-Corvette/ Spirit of Daytona) venceu neste domingo (29/06), a Seis Horas de Watkins Glen, sexta etapa do TUDOR United SportsCar Championship. O trio Alex Brundle/Gustavo Yacaman/ HoPin Tung (Nissan Morgan/ OAK) terminou em segundo, seguido pelo trio João Barbosa/Christian Fittipaldi/Burt Frisselle (Coyote-Corvette/ Action Express).

Brundle alinhou na pole, e reassumiu a ponta na 170ª volta, quando Valiante foi para os boxes, para trocar pneus, reabastecer e ceder o lugar para Westbrook. Faltavam 48 minutos para o final.

Um acidente entre Alex Tagliani (Oreca FLM09/RSR) e Ian James (Porsche 911/Alex Job) provocou a penúltima bandeira amarela da prova.

Na relargada, Brundle ficou preso atrás de Burt Frisselle (Coyote-Corvette/ Action Express), que tinha uma volta atrás. Westbrook aproveitou o momento e passou o britânico, pela liderança.

Faltando dez minutos para o final, Scott Pruett (Riley-Ford/ Ganassi) levou um toque de Renger van der Zande (Oreca FLM09/Starworks) e rodou, provocando a última amarela.

A relargada aconteceu para mais uma volta em bandeira verde. Westbrook recebeu a bandeirada com 0s877 de vantagem sobre Brundle, que declarou que se não fossem as duas amarelas, provavelmente pararia nos boxes, para reabastecer. Barbosa/ Fittipaldi/ Bu. Frisselle completaram o pódio no geral e na Classe Prototype.

Foi a primeira vitória da Spirit of Daytona desde 2012. O tri ovencedor liderou 98, das 191 voltas disputadas.

A dupla Ricky Taylor/Jordan Taylor (Dallara-Corvette/Wayne Taylor Racing), que na prova teve a companhia de Max Angelelli, terminou em quinto, e manteve a liderança do campeonato na Classe Prototype.

Além de Fittipaldi, mais dois brasileiros disputaram a prova. Oswaldo Negri, em dupla com o norte-americano John Pew (Riley-Ford/Michael Shank Racing) terminou na 25ª posição geral e sétimo na Classe Prototype.

Bruno Junqueira (Oreca FLM09/RSR), em dupla com os norte-americanos Duncan Ende e Ryan Lewis, terminou na 38ª posição geral e nona na Classe PC.

Pela Classe PC, vitória do trio Jon Bennett/Colin Braun/James Gue (Oreca FLM09/ Core).

Pela Classe GTLM, vitória da dupla Jan Magnussen/AntÁ´nio Garcia (Chevrolet Corvette C7.R/Corvette).

Pela Classe GTD, vitória da dupla Dane Cameron/ Markus Palttala (BMW Z4/Turner).

A prova foi também a terceira do North American Endurance Cup.

A próxima etapa acontece no Canadian Tire Motorsport Park, no dia 13 de julho.

Final:

1 – Westbrook/Valiante (Coyote-Corvette) – Spirit of Daytona – 191 voltas
2 – Yacaman/Brundle/Tung (Nissan Morgan) – OAK – 0”877
3 – Barbosa/Fittipaldi/Bu.Frisselle (Coyote-Corvette) – ActionX – 1”587
4 – Br.Frisselle/Bu.Frisselle/Fogarty (Corvette Dp) – ActionX – 36”067
5 – R.Taylor/J.Taylor/Angelelli (Dallara-Corvette) – Taylor – 1 volta
6 – Bennett/Braun/Gue (Oreca FLM09) – Core – 5
7 – Plowman/Bielefeld/Cheng (Oreca FLM09) – BAR1 – 5
8 – Montecalvo/Jeannette (Oreca FLM09) – Core – 5
9 – Ostella/Hedlund (Oreca FLM09) – Perf.Tech – 5
10 – Fuentes/Martin (Oreca FLM09) – Starworks – 6
11 – Magnussen/Garcia (Chevrolet Corvette C7.R) – Corvette – 6
12 – D.Farnbacher/Goossens/Bomarito (SRT Viper GTs-R) – SRT Riley – 6
13 – Bomarito/Wittmer/Goossens (SRT Viper GTs-R) – SRT Riley – 6
14 – Gavin/Milner (Chevrolet Corvette C7.R) – Corvette – 6
15 – Tandy/Lietz/Pilet (Porsche 911 RSR) – Porsche – 6
16 – D.Mueller/Edwards (Bmw Z4 GTE) – Rahal – 6
17 – Fisichella/Kaffer (Ferrari F458 Italia) – Risi – 6
18 – Curran/Said/Cosmo (Corvette Dp) – Marsh – 7
19 – P.Long/Christensen/Pilet (Porsche 911 RSR) – Porsche – 7
20 – Henzler/Sellers (Porsche 911 RSR) – Walker – 7
21 – Auberlen/Priaulx (Bmw Z4 GTE) – Rahal – 7
22 – Miller/Simpson/Drissi (Oreca FLM09) – Bar1 – 10
23 – Schultis/Van Der Zande (Oreca FLM09) – Starworks – 11
24 – Pew/Negri (Riley-Ford) – Shank – 12
25 – Cameron/Palttala (Bmw Z4) – Turner – 13
26 – Sweedler/T.Bell (Ferrari 458 Italia) – AIM – 13
27 – Potter/Lally/Asch (Porsche 911) – Magnus – 14
28 – Dempsey/Davis/Foster (Porsche 911) – Dempsey – 14
29 – Balzan/Westphal/B.Davis (Ferrari 458 Italia) – Scuderia Corsa – 14
30 – Pruett/Rojas/Karam (Riley-Ford) – Ganassi – 16
31 – Nielsen/Giermaziak (Porsche 911) – NGT – 16
32 – Neiman/Von Moltke/Pumpelly (Audi R8 LMS) – Flying Lizard – 16
33 – Nunez/J.Miller/Vautier (Lola-Mazda D) – SpeedSource – 16
34 – Cumming/Tagliani/Mitchell (Oreca FLM09) – RSR – 17
35 – Krohn/Jonsson (Ferrari F458 Italia) – Krohn – 17
36 – Haase/Miller (Audi R8 LMS) – Miller – 18
37 – Avenatti/Barker/Faulkner (Porsche 911) – GB – 20
38 – Ende/Junqueira/R.Lewis (Oreca FLM09) – RSR – 21
39 – Espenlaub/Putman/Bonanomi (Audi R8 Lms) – Fall-Line – 21
40 – Sharp/Dalziel (HPD ARX-03b) – Ext. Speed – 23
41 – Block/Carter/Davison (Aston Martin V12 Vantage) – TRG – 23
42 – Brown/Van Overbeek/Lazzaro (HPD ARX-03b) – Ext. Speed – 31
43 – Lux/Rayhall/Kimber-Smith (Oreca FLM09) – 8Star – 33
44 – Macneil/Keen/Frommenwiler (Porsche 911) – Alex Job – 35
45 – Snow/Heylen (Porsche 911) – Snow – 42
46 – Canache/Pumpelly/Sandberg (Audi R8 LMS) – Flying Lizard – 50
47 – Madsen/Calvert-Jones/Ludwig (Porsche 911) – Park Place – 54
48 – James/M.Farnbacher (Porsche 911) – Alex Job – 67
49 – J.Bleekemolen/Keating (SRT Viper GT3-R) – SRT Riley – 100
50 – Legge/Chaves (Deltawing DWC13) – Panoz – 117
51 – Lindsey/Norman/Van Lagen (Porsche 911) – Park Place – 134
52 – Griffin/Rugolo/Gerber (Ferrari 458 Italia) – AF Corse – 143
53 – Tremblay/T.Long/Devlin (Lola-Mazda D) – SpeedSource – 178