V8 Supercars Australia: Craig Lowndes é o novo lÁ­der

O australiano Craig Lowndes (Holden/ Triple Eight) assumiu a liderança do campeonato, apos a disputa da Armor All Gold Coast 600, nas ruas de Surfers Paradise.

Em dupla com Warren Luff, Lowndes venceu a primeira prova da etapa, disputada no sábado (26/10). A dupla Shane Van Gisbergen/Jeroen Bleekemolen (Holden/Tekno) terminou em segundo, seguida pela dupla Mark Winterbottom/Steve Richards (Ford/FPR).

Com a vitória Lowndes assumiu a liderança do campeonato. Jamie Whincup, parceiro de equipe de Lowndes, e que começou a prova como lÁ­der do campeonato, teve um dia difÁ­cil. Após bater no classificatório, e alinhar na 25ª posição, ele viu o parceiro Paul Dumbrell abandonar, depois de um acidente com Greg Murphy (Holden/HRT) no começo da prova.

Neste domingo (27/10), a dupla David Reynolds/Dean Canto (Ford/Rod Nash Racing) venceu a segunda prova, seguida pela dupla Fabian Coulthard/Luke Youlden (Holden/Brad Jones). A dupla Russell Ingall/Ryan Briscoe (Holden/Walkinshaw Racing) completou o pódio.

Reynolds conquistou a sua primeira vitória na categoria, após travar uma longa batalha com James Courtney (Holden/HRT). Pole-position, Reynolds liderou a primeira parte da prova, seguido de perto por Courtney.

Com a entrada de Reynolds e Courtney nos boxes, Canto e Murphy assumiram a condução dos carros. Na metade da prova, Murphy passou Canto, assumindo a liderança e abrindo cinco segundos, até o Safety-Car ser acionado novamente. Scott Pye (Holden/ Dumbrell ) tentando superar Lowndes, acertou a barreira de pneus. Pye voltou para a pista no caminho de van Gisbergen, que bateu forte.

Depois da relargada, Courtney e Reynolds reassumiram os carros, e rapidamente abriram vantagem sobre os demais. Faltando 16 voltas para o final, Courtney acertou um meio fio na curva sete, danificando o carro. Com o abandono Reynolds levou o carro até a bandeirada final, com 1s1 de vantagem sobre Coulthard.

Dumbrell/Whincup terminaram em quarto. Lowndes/Huff, que perderam tempo nos boxes, durante o último Safety-Car, foram oitavo.

Lowndes/Huff foram os Campeões da Pirtek Enduro Cup, troféu formado pelas três etapas de endurance do campeonato. Eles somaram 753 pontos. Whincup/Dumbrell terminaram em segundo com 687.

Lowndes lidera o campeonato com 2549 pontos, seis a mais do que Whincup.

A próxima etapa, a Sargent Security Phillip Island 360, no Phillip Island Grand Prix Circuit, acontece entre os dias 23 e 24 de novembro.

Final, prova 1:

1 – Lowndes/Luff (Holden) – Triple Eight – 102 voltas em 2.12’10”607
2 – Van Gisbergen/Bleekemolen (Holden) – Tekno – 8”714
3 – Winterbottom/Richards (Ford) – FPR – 12”718
4 – D’Alberto/Reid (Holden) – D’Alberto Racing – 13”094
5 – Ingall/Briscoe (Holden) – Walkinshaw Racing – 18”243
6 – W. Davison/Owen (Ford) – FPR – 26”108
7 – Wall/Pither (Holden) – Britek – 32”109
8 – Reynolds/Canto (Ford) – Rod Nash Racing – 33”482
9 – Mostert/Wood (Ford) – DJR – 35”233
10 – Webb/Lieb (Holden) – Tekno Autosport – 35”527

Final, prova 2:

1 – Reynolds/Canto (Ford) -Rod Nash Racing – 102 voltas em 2.09’31”083
2 – Coulthard/Youlden (Holden) – Brad Jones – 1”183
3 – Ingall/Briscoe (Holden) – Walkinshaw Racing – 1”792
4 – Whincup/Dumbrell (Holden) – Triple Eight – 2”485
5 – Holdsworth/Baird (Mercedes) – Erebus – 2”919
6 – R. Kelly/Reindler (Nissan) – Kelly Racing – 3”474
7 – Tander/Percat (Holden) – HRT – 3”791
8 – Lowndes/Luff (Holden) – Triple Eight – 4”416
9 – W. Davison/Owen (Ford) – FPR – 6”088
10 – Caruso/Gaunt (Nissan) – Kelly Racing – 6”724