V8 SuperCars Australia: Craig Lowndes/ Mark Skaife vencem a Bathurst 1000

A dupla Craig Lowndes/ Mark Skaife (Commodore VE/ TeamVodafone) venceu no domingo (10/10) a Supercheap Auto Bathurst 1000, em Mount Panorama, Bathurst, 10ª etapa da temporada. Foi a 6ª vitória de Skaife na prova e 5ª de Lowndes.

Lowndes/ Skaife se mantiveram sempre entre os cinco primeiros, alcançando a ponta somente na 117ª, de 161 voltas. Mesmo com dois Safety-Car nas 25 voltas finais, Lowndes manteve a ponta, controlando os ataques de seu parceiro de equipe, Jamie Whincup (junto com Steve Owen), que não conseguiu se aproximar o bastante para tentar a ultrapassagem. No final os dois carros receberam a bandeirada lado a lado.

A dupla Garth Tander/ Cameron McConville (Commodore VE/ Toll Holden Racing Team) completou o pódio. A dupla Jason Bright/ Matt Halliday (Commodore VE/ Trading Post Racing) terminou em 4º, seguida pela dupla James Courtney/ Warren Luff (Falcon FG/ Jim Beam Racing).

A dupla Mark Winterbottom/ Luke Youlden (Falcon FG/ FPR – Orrcon Steel and Dunlop Super Dealer FPR Falcon), que largou na pole-position, terminou em 9º, apos um problema em um pneu lever Youlden para a barreira de proteção.

A dupla Lee Holdsworth/ David Besnard (Commodore VE/ Fujitsu Racing/GRM) dominou a maior parte da prova. Uma parada antes do tempo nos boxes e um drive-through derrubaram a dupla para a 7ª posição.

O maior acidente da prova aconteceu na volta inicial, com Fabian Coulthard (Commodore VE/ Bundaberg Red Racing), que capotou seis vezes, a mais de 300 km/h, depois que o pneu traseiro esquerdo furou. O piloto saiu sozinho, e ileso do carro destruÁ­do.

Courtney lidera o campeonato com 2323 pontos. Whincup, com 2198 é o 2º.

A próxima etapa, Armor All Gold Coast 600, acontece no dia 24 de outubro. Â

Final:

1.  Craig Lowndes/Mark Skaife Holden 161 voltas em  6h12m51s4153
2.  Jamie Whincup/Steve Owen Holden   +  0.1733
3.  Garth Tander/Cameron McConville Holden   +  1.2496
4.  Jason Bright/Matt Halliday Holden   +  2.3703
5.  James Courtney/Warren Luff Ford     +  6.2001
6.  Greg Murphy/Allan Simonsen Holden   +  7.0830
7.  Lee Holdsworth/David Besnard Holden   +  7.5468
8.  Russell Ingall/Paul Morris Holden   +  9.8712
9.  Mark Winterbottom/Luke Youlden  Ford     +  10.7756
10.  Michael Caruso/Greg Ritter  Holden   +  11.3222
11.  Steven Richards/James Moffat Ford     +  12.3593
12.  Steven Johnson/Marcus Marshall Ford     +  12.6333
13.  Alex Davison/David Brabham Ford     +  17.6993
14.  Paul Dumbrell/Dean Canto Ford     +  19.1367
15.  Karl Reindler/David Wall Holden   +  19.5268
16.  Rick Kelly/Owen Kelly Holden   +  26.1778
17.  Mark Noske/Nathan Pretty Holden   +  29.1717
18.  Tim Slade/Jack Perkins Ford     +  29.4502
19.  Jonathon Webb/David Russell Ford     +  2m17.5414
20.  Todd Kelly/Dale Wood Holden   +  1 volta
21.  Shane Van Gisbergen/John McIntyre Ford     +  3 voltas
22.  Tony Ricciardello/Taz Douglas Holden   +  3 voltas
23.  Jason Richards/Andrew Jones Holden   +  4 voltas
24.  Geoff Emery/Markus Zukanovic Holden   +  5 voltas
25.  Andrew Thompson/Ryan Briscoe  Holden   +  7 voltas
26.  Damian Assaillit/Ant Pedersen Ford     +  8 voltas

Abandonos:

Will Davison/David Reynolds Holden 152 voltas
Jason Bargwanna/Glenn Seton Holden 132 voltas
Dean Fiore/Michael Patrizi  Ford 56 voltas
Tony D’Alberto/Shane Price  Holden 38voltas
Fabian Coulthard//Craig Baird Holden 0 volta