V8 SuperCars Australia: Garth Tander reassume a liderança do campeonato

Garth Tander, num Holden Commodore da Toll HSV Dealer, reassumiu a liderança do campeonato, depois da rodada tripla no Bahrain, a Desert 400. Tander soma 530 pontos, vinte a mais do que Craig Lowndes, num Ford Falcon do Team Vodafone.

A primeira prova foi vencida por Mark Winterbottom, num Ford Falcon da Ford Performance. Ele largou na pole e liderou todas as voltas da prova. Tander foi o 2º, com dez segundos de desvantagem. Steven Johnson, num Ford Falcon do Jim Beam Racing, fechou o pódio.


Craig Lowndes e Jamie Whincup, companheiros no Team Vodafone, abandonaram a prova logo no começo. Antes da primeira volta, Lowndes bateu seu Ford Falcon no Holden Commodore de Greg Murphy, da Tasman Motorsport, antes de atingir Paul Morris, num Holden Commodore Team do Sirromet Wines.  Whincup, que vinha atrás, tentou desviar, perdendo o controle do carro e batendo na cerca, danificando o carro. Lowndes e Morris abandonaram na hora, com Whincup, depois de tentar continuar, desistir na 13º volta. Murphy se manteve na prova, chegando em 10º. Max Wilson, Ford Falcon da WPS Racing, foi o 23º.


Winterbottom manteve a boa fase, vencendo a segunda prova. James Courtney, num Ford Falcon do Jeld-Wen Motorsport, terminou em 2º, seguido por Will Davison, num Ford Falcon da Jim Beam Racing.


Na largada Winterbottom foi superado pela dupla da Toll HSV Dealer, Tander e Rick Kelly. Mas antes de completada a primeira Winterbottom reassumiu a liderança. Na luta pelo segundo lugar, Tander e Kelly se tocaram. Kelly caiu para o 5º lugar, com Tander parando na 27º posição.


Pouco depois Kelly se envolveu em outro toque, na luta por posição com Mark Knaife, caindo para 17º e Skaife para 15º. Morris e Todd Kelly, irmão de Rick, também se tocaram, na 15º volta, com Todd desistindo da prova. Apesar dos diversos toques, nenhum piloto foi punido.


Whincup teve problemas novamente, chegando apenas na 22º posição. Ele se envolveu em dois incidentes. Primeiro quando Lee Holdsworth, num Holden Commodore da Valvoline Cummins Race Team, rodou e depois ao retornar a pista, justamente quando Max Wilson passava, com o brasileiro acertando a traseira do Ford Falcon. Wilson terminou em 26º, com duas voltas de atraso.


Rick Kelly foi o 12º e Tander o 14º colocado.


Lowndes venceu a terceira prova, com Courtney e Winterbottom completando o pódio.


Logo após a largada Winterbottom foi ultrapassado por Courtney e Will Davison. A dupla do Toll HSV Dealer Team voltou a se estranhar na pista, com Tander acertando o carro de Rick Kelly. Desta vez não houve tanto prejuÁ­zo em posições para eles.


Na 5º volta, Winterbottom superou Davison, indo para 2º. Duas voltas depois os três primeiros, com Winterbottom perdendo a posição para Davison, devido a se atrasar em sair do pit lane, por causa do trafego intenso. Na 11º volta Winterbottom recuperou a posição.


Lowndes não parou nos boxes, e assumiu a liderança da prova. Ele parou apenas na 14º volta, com Courtney tentando voltar Á  ponta, nas dezessete voltas seguintes, sem sucesso.


Tander, tentando recuperar posições, tocou em Davison, faltando duas voltas para o final. Tander terminou em 4º e Davison na 5º posição. Assim como na segunda prova, Rick Morris e Todd Kelly se tocaram, com Morris levando um stop&go e Kelly perdendo dez pontos no campeonato. Ambos não completaram a prova.


Whincup completou a quarta prova consecutiva fora dos pontos. Ele foi penalizado por uma saÁ­da errada dos pits, caindo para 27º, terminando em 16º.


Tander é novamente o lÁ­der, com 530 pontos, vinte a mais Lowndes. Whincup caiu para 3º, com 501 pontos. Rick Kelly é o 4º, somando 496.


A próxima etapa, em rodada tripla, está marcada para os dias 17 e 18 de novembro, a Falken Tasmânia Challenge, no Symmons Plains Raceway.



Final, prova 1, sexta-feira 02/11:


1  Ford Performance Racing Mark Winterbottom Ford Falcon BF 31 voltas em 50:43.6752
2  Toll HSV Dealer Team Garth Tander Holden Commodore VE 31
3  Jim Beam Racing Steven Johnson Ford Falcon BF 31
4  Toll HSV Dealer Team Rick Kelly Holden Commodore VE 31
5  Caltex Racing Russell Ingall Ford Falcon BF 31
6  Jeld-Wen Motorsport James Courtney Ford Falcon BF 31
7  Holden Racing Team Mark Skaife Holden Commodore VE 31
8  Jim Beam Racing Will Davison Ford Falcon BF 31
9  WPS Racing Jason Bargwanna Ford Falcon BF 31
10  Tasman Motorsport Greg Murphy Holden Commodore VE 31
23  WPS Racing Max Wilson Ford Falcon BF 31


Final, prova 2, sábado 03/11:


1  Ford Performance Racing Mark Winterbottom Ford Falcon BF 31 voltas em 45:54.1686
2  Jeld-Wen Motorsport James Courtney Ford Falcon BF 31
3  Jim Beam Racing Will Davison Ford Falcon BF 31
4  Jim Beam Racing Steven Johnson Ford Falcon BF 31
5  Team Vodafone Craig Lowndes Ford Falcon BF 31
6  Ford Performance Racing Steven Richards Ford Falcon BF 31
7  Valvoline Cummins Race Team Dean Canto Holden Commodore VE 31
8  Caltex Racing Russell Ingall Ford Falcon BF 31
9  Jack Daniel’s Racing Shane Price Holden Commodore VE 31
10  WPS Racing Jason Bargwanna Ford Falcon BF 31
26  WPS Racing Max Wilson Ford Falcon BF 29


Final, prova 3, sábado 03/11:
 
1  Team Vodafone Craig Lowndes Ford Falcon BF 31 voltas em 45:46.8279
2  Jeld-Wen Motorsport James Courtney Ford Falcon BF 31
3  Ford Performance Racing Mark Winterbottom Ford Falcon BF 31
4  Toll HSV Dealer Team Garth Tander Holden Commodore VE 31
5  Jim Beam Racing Will Davison Ford Falcon BF 31
6  Jim Beam Racing Steven Johnson Ford Falcon BF 31
7  Caltex Racing Russell Ingall Ford Falcon BF 31
8  Toll HSV Dealer Team Rick Kelly Holden Commodore VE 31
9  Valvoline Cummins Race Team Dean Canto Holden Commodore VE 31
10  Tasman Motorsport Greg Murphy Holden Commodore VE 31
20 WPS Racing Max Wilson Ford Falcon BF 31


Campeonato:



1 Garth Tander  530
2 Craig Lowndes  510
3 Jamie Whincup  501
4 Rick Kelly  496
5 Mark Winterbottom  336
6 Todd Kelly  320
7 Steven Richards  311
8 James Courtney  309
9 Russell Ingall  297
10 Will Davison  297
18 Max Wilson 108