V8 Supercars Australia: Holden vence as trÁªs provas em Adelaide

A Holden, com o modelo VF Commodore, venceu as três provas da Clipsal 500 Adelaide, etapa de abertura do V8 Supercars Australia, disputada nas ruas de Adelaide, na Austrália. Os australianos Jamie Whincup e Craig Lowndes, parceiros na Triple Eight e James Courtney (HRT) foram os vencedores.

No sábado (01/03) foram disputadas as duas primeiras provas da etapa. Atual campeão, Whincup venceu a primeira prova. Lowndes e o neozelandês Shane Van Gisbergen (Holden/ Tekno) completaram o pódio.

Lowndes venceu a segunda prova. O neozelandês Scott McLaughlin (Volvo/Polestar GRM) terminou em segundo. A montadora sueca retornou a categoria, após Robbie Francevic vencer o Australian Touring Car Championship em 1986. Whincup fechou o pódio.

Neste domingo (02/03), foi disputada e terceira prova, a mais acirrada da etapa. Courtney venceu com apenas 0s665 de vantagem sobre Lowndes. Van Gisbergen foi o terceiro.

Lowndes lidera o campeonato com 282 pontos, seguido pelo neozelandês Fabian Coulthard (Holden/ BJR), que conquistou dois quintos e m quarto lugar na etapa, e somou 230 pontos.

A próxima etapa, a Tasmania 400, no Symmons Plains Raceway, acontece entre os dias 29 e 30de março.

Final, prova 1:

1 – Jamie Whincup (Holden) – Triple Eight – 39 voltas em 53’57”515
2 – Craig Lowndes (Holden) – Triple Eight – 2”777
3 – Shane Van Gisbergen (Holden) – Tekno – 7”842
4 – Mark Winterbottom (Ford) – FPR – 13”906
5 – Fabian Coulthard (Holden) – BJR – 19”236
6 – Rick Kelly (Nissan) – Kelly – 24”028
7 – Scott McLaughlin (Volvo) – Polestar GRM – 24”461
8 – Jason Bright (Holden) – BJR – 24”748
9 – James Courtney (Holden) – HRT – 31”172
10 – Scott Pye (Ford) – DJR – 32”804

Final, prova 2:

1 – Craig Lowndes (Holden) – Triple Eight – 39 voltas em 56’12”927
2 – Scott McLaughlin (Volvo) – Polestar GRM – 4”732
3 – Jamie Whincup (Holden) – Triple Eight – 5”559
4 – Mark Winterbottom (Ford) – FPR – 14”795
5 – Fabian Coulthard (Holden) – BJR – 15”022
6 – Chaz Mostert (Ford) – FPR – 15”323
7 – Garth Tander (Holden) – HRT – 15”671
8 – Michael Caruso (Nissan) – Kelly – 24”555
9 – Todd Kelly (Nissan) – Kelly – 25”273
10 – Will Davison (Mercedes) – Erebus – 25”519

Final, prova 3:

1 – James Courtney (Holden) – HRT – 76 voltas em 1.57’52”938
2 – Craig Lowndes (Holden) – Triple Eight – 0”665
3 – Shane Van Gisbergen (Holden) – Tekno – 4”857
4 – Fabian Coulthard (Holden) – BJR – 5”657
5 – Rick Kelly (Nissan) – Kelly – 5”907
6 – Tim Slade (Holden) – Walkinshaw – 6”795
7 – David Reynolds (Ford) – FPR – 7”567
8 – David Wall (Ford) – DJR – 8”853
9 – James Moffat (Nissan) – Kelly – 10”752
10 – Dale Wood (Holden) – BJR – 32”704

Campeonato:
1. Lowndes 282; 2. Coulthard 230; 3. Van Gisbergen 221; 4. R. Kelly 198; 5. Courtney 192; 6. Winterbottom 189; 7. Whincup 174; 8. Slade 163; 9. Tander 150; 10. Moffat 140;