V8 Supercars Australia: Temporada começa em Adelaide

A temporada 2015 do International V8 Supercars Championship foi aberta com a disputa da Clipsal 500 Adelaide, disputa no circuito de rua de Adelaide, na Austrália.

No sábado (28/02) foram disputadas duas provas. Atual campeão da categoria, o australiano Jamie Whincup (Holden/Triple Eight) alinhou na pole e venceu a primeira prova. O australiano Chaz Mostert (Ford/Prodrive) e o neozelandês Fabian Coulthard (Holden/BJR) completaram o pódio.

Na segunda prova, Whincup novamente largou na pole. Mas teve um pneu furado, e terminou apenas na 21ª posição. Coulthard venceu a prova, seguido pelos australianos James Courtney (Holden/HRT) e Craig Lowndes (Holden/Triple Eight).

No domingo (01/03) aconteceu a prova principal, com duração de quase duas horas. Courtney venceu com apenas 0s790 de vantagem sobre o neozelandês Shane Van Gisbergen (Holden/Tekno). O australiano Garth Tander (Holden/HRT) fechou o pódio.

Retornando a categoria, após quase dez anos na NASCAR, o australiano Marcos Ambrose (Ford/ DJR Penske) teve como melhor resultado a 12ª posição na terceira prova.

Apenas pilotos da Austrália e Nova Zelândia disputaram as provas.

Courtney lidera o campeonato com 258 pontos, seguido por Coulthard com 241.

A próxima etapa, a Tyrepower Tasmania Super Sprint, acontece entre os dias 28 e 29 de março.

Final, prova 1:

1 – Jamie Whincup (Holden) – Triple Eight – 33 voltas em 48’28”749
2 – Chaz Mostert (Ford) – Prodrive – 0”857
3 – Fabian Coulthard (Holden) – BJR – 1”252
4 – Craig Lowndes (Holden) – Triple Eight – 1”464
5 – Mark Winterbottom (Ford) – Prodrive – 1”978
6 – Shane Van Gisbergen (Holden) – Tekno – 2”501
7 – Garth Tander (Holden) – HRT – 3”018
8 – Tim Slade (Holden) – Walkinshaw – 3”293
9 – Lee Holdsworth (Holden) – Walkinshaw – 3”871
10 – James Courtney (Holden) – HRT – 4”120

Final, prova 2:

1 – Fabian Coulthard (Holden) – BJR – 39 voltas em 59’05”681
2 – James Courtney (Holden) – HRT – 1”957
3 – Craig Lowndes (Holden) – Triple Eight – 8”855
4 – Garth Tander (Holden) – HRT – 10”006
5 – Jason Bright (Holden) – BJR – 15”002
6 – Rick Kelly (Nissan) – Kelly – 15”681
7 – James Moffat (Nissan) – Kelly – 16”420
8 – Ash Walsh (Mercedes) – Erebus – 17”701
9 – Scott McLaughlin (Volvo) – Polestar GRM – 18”207
10 – Lee Holdsworth (Holden) – Walkinshaw – 18”288

Final, prova 3:

1 – James Courtney (Holden) – HRT – 78 voltas em 1.56’00”510
2 – Shane Van Gisbergen (Holden) – Tekno – 0”760
3 – Garth Tander (Holden) – HRT – 1”896
4 – Jamie Whincup (Holden) – Triple Eight – 13”298
5 – Mark Winterbottom (Ford) – Prodrive – 13”897
6 – Fabian Coulthard (Holden) – BJR – 14”624
7 – Rick Kelly (Nissan) – Kelly – 16”424
8 – Tim Slade (Holden) – Walkinshaw – 20”752
9 – Craig Lowndes (Holden) – Triple Eight – 24”464
10 – Todd Kelly (Nissan) – Kelly – 28”618

Campeonato:

1. Courtney 258; 2. Coulthard 241; 3. Tander 237; 4. Van Gisbergen 222; 5. Whincup 216; 6. Lowndes 208; 7. Winterbottom 202; 8. R. Kelly 177; 9. Bright 161; 10. T. Kelly 143.