WEC: Na despedida, Audi vence no Bahrain

A Audi, com o trio formado pelo brasileiro Lucas di Grassi, o britânico Oliver Jarvis e o francês LoÁ¯c Duval (Audi R18/Audi)venceu a Seis Horas do Bahrain, no Circuito de Sakhir, última etapa do Campeonato Mundial de Endurance. A proa marcou a despedida da Audi da categoria, após 17 anos.

Após alinharem na pole, Di Grassi/Jarvis/Duval completaram 210 voltas, recebendo a bandeirada com 16s419 de vantagem sobre os parceiros de equipe Andre Lotterer, Benóit Tréluyer e Marcel FÁ¤ssler.

O trio Timo Bernhard/Brendon Hartley/Mark Webber (Porsche 919/Porsche) completaram o pódio no geral e na classe LMP1. Webber fez a sua última corrida na carreira.

Com o sexto lugar, o trio Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb (Porsche 919/Porsche) conquistaram o tÁ­tulo da categoria.

Pela LMP2 vitória do trio Roman Rusinov/René Rast/ Alex Brundle (Oreca 05/G -Drive). O brasileiro Bruno Senna, em trio com o mexicano Ricardo Gonzalez e o português Filipe Albuquerque (Ligier JSP2/Morand) terminou em segundo na classe.

Campeões da classe, o trio Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e Stéphane Richelmi (Alpine A460/Signatech) completou o pódio.

O brasileiro Pipo Derani, em trio com os norte-americanos Ryan Dalziel e Chris Cumming ((Ligier JSP2/Extreme Speed) terminou em quarto na classe.

Pela classe LMGTE-Pro, vitória e tÁ­tulo para a dupla Marco Sorensen e Nicki Thiim ((Aston Martin Vantage/Aston Martin).

Pela classe LMGTE-Am, vitória do trio David Heinemeier-Hansson, Patrick Long e Khaled Al Qubaisi (Porsche 911 RSR/Proton).

O trio François Perrodo, Emmanuel Collard e Rui Águas (Ferrari 458/AF Corse) conquistou o tÁ­tulo na classe, com o terceiro lugar.

Final:

1 – Di Grassi/Duval/Jarvis (Audi R18) – Audi – 201 voltas em 6’00’12″387
2 – FÁ¤ssler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18) – Audi – 16″419
3 – Bernhard/Webber/Hartley (Porsche 919) – Porsche – 1’17″001
4 – Davidson/Buemi/Nakajima (Toyota TS050) – Toyota – 1 giro
5 – Sarrazin/Conway/Kobayashi (Toyota TS050) – Toyota – 1
6 – Dumas/Jani/Lieb (Porsche 919) – Porsche – 3
7 – Tuscher/Kraihamer/Imperatori (Rebellion R-One) – Rebellion – 10
8 – Trummer/Webb/Kaffer (CLM P1/01) – Bykolles – 14
9 – Rusinov/Rast/Brundle (Oreca 05) – G – Drive – 17
10 – Gonzalez/Albuquerque/Senna (Ligier JSP2) – Morand – 17
11 – Menezes/Lapierre/Richelmi (Alpine A460) – Signatech – 18
12 – Dalziel/Derani/Cumming (Ligier JSP2) – Extreme Speed – 18
13 – Dillmann/Van Der Garde/Gelael (Ligier JSP2) – Extreme Speed – 18
14 – Cheng/Tung/Chatin (Alpine A460) – Alpine – 19
15 – Canal/Gonzalez/Merhi (Oreca 05) – Manor – 19
16 – Petrov/Ladygin/Shaitar (BR01) – SMP – 22
17 – Minassian/Mediani/Aleshin (BR01) – SMP – 25
18 – Rao/Bradley/Lynn (Oreca 05) – Manor – 26
19 – Thiim/SÁ¸rensen (Aston Martin Vantage) – Aston Martin – 27
20 – Bruni/Calado (Ferrari 488) – AF Corse – 27
21 – Rigon/Bird (Ferrari 488) – AF Corse – 28
22 – Priaulx/Tincknell (Ford GT) – Ganassi – 28
23 – Adam/Turner (Aston Martin Vantage) – Aston Martin – 28
24 – Mücke/Pla (Ford GT) – Ganassi – 29
25 – Lietz/Christensen (Porsche 911 RSR) – Proton – 29
26 – Al Qubaisi/Heinemeier/Long (Porsche 911 RSR) – Proton – 30
27 – Ried/Henzler/Camathias (Porsche 911 RSR) – KCMG – 31
28 – Perrodo/Collard/Aguas (Ferrari 458) – AF Corse – 32
29 – Wainwright/Carroll/Barker (Porsche 911 RSR) – Gulf – 33
30 – Ragues/Taylor/Brandela (Corvette C7) – Larbre – 37

Volta mais rápida: Di Grassi/Duval/Jarvis 1’41″511

Abandono:
Dalla Lana/Lamy/Lauda – Turner (Aston Martin Vantage) – Aston Martin – 85 voltas