WEC: Toyota faz a dobradinha em Spa-Francorchamps

O trio formado pelo suÁ­ço Sebastien Buemi, o japones Kazuki Nakajima e o espanhol Fernando Alonso, no Toyota TS050 – Hybrid #8 da Toyota Gazoo Racing, venceu neste sábado (05/05) a Seis Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, etapa de abertura da temporada 2018/2019 do Campeonato Mundial de Endurance (FIA World Endurance Championship).

Pole-position o Buemi/Nakajima/Alonso dominaram a maior parte da prova. O protótipo #8 recebeu a bandeira quadriculada com 1s444 de vantagem sobre os parceiros do #7 Mike Conway/José MarÁ­a López/Kamui Kobayashi.

Devido uma punição, por irregularidade técnica, o #7 largou do pit lane, quase uma volta atrás do pelotão.

O trio Mathias Beche/Thomas Laurent/Gustavo Menezes, no Rebellion R13 – Gibson #3 da Rebellion Racing, completou o pódio no geral, e na classe LMP1. O trio herdou a vitória após o segundo carro da equipe #3, do trio Neel Jani/André Lotterer/Bruno Senna, que terminou em terceiro, ser desclassificado devido a um desgaste excessivo da prancha que é presa e faz parte do assoalho do carro.

Senna foi o único brasileiro na prova, na classe principal da categoria, a LMP1. Pietro Fittipaldi, que formaria trio com o britânico Ben Hanley e o sueco Henrik Hedman, no BR Engineering BR1 – Gibson #10 da Dragonspeed, sofreu um fortÁ­ssimo acidente no treino classificatório. O piloto, com fraturas nas duas pernas, foi operado em um hospital em LÁ­ege. A equipe não disputou a prova.

Pela classe LMP2 vitória do trio Jean-Eric Vergne/Roman Rusinov/Andrea Pizzitola, no Oreca 07 – Gibson#26 da G-Drive Racing.

Como a G-Drive Racing não disputa toda a temporada, os pontos relativos ao primeiro lugar, ficaram com o trio Ho-Pin Tung/Gabriel Aubry/ Stéphane Richelmi, no Oreca 07 – Gibson #38 da Jackie Chan DC Racing.

O brasileiro André Negrão terminou em terceiro na classe LMP2, em trio com os franceses Pierre Thiriet e Nicolas Lapierre, no Alpine A470 – Gibson #36 da Signatech Alpine Matmut.

Pela classe LMGTE Pro vitória do trio Stefan Mücke /Olivier Pla/Billy Johnson, no Ford GT #68 da Ford Chip Ganassi Team UK.

O brasileiro Tony Kanaan, em trio com os britânicos Andy Priaulx e Harry Tincknell, no Ford GT #67 da Ford Chip Ganassi Team UK, abandonou.

Tincknell sofreu um forte acidente na segunda hora da prova, causando o segundo, dos três Safert-Car da prova.O piloto saiu ileso do carro.

Pela classe LMGTE Am vitória do trio Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Mathias Lauda, no Aston Martin Vantage #98 da Aston Martin Racing.

O trio recebeu a bandeirada com apenas 0s2 de vantagem sobre o trio Salih Yoluc/Euan Alers-Hankey/Charles Eastwood, no Aston Martin Vantage #90 da TF Sport.

A próxima etapa, a 24 Horas de Le Mans, no circuito de la Sarthe, na França, acontece entre os dias 16 e 17 de junho.

Final:

1 8 Toyota Gazoo Racing Sébastien BUEMI Kazuki NAKAJIMA Fernando ALONSO Toyota TS050 – Hybrid M LMP1 H 163 voltas em 6:00’50.702
2 7 Toyota Gazoo Racing Mike CONWAY Kamui KOBAYASHI Jose Maria LOPEZ Toyota TS050 – Hybrid M LMP1 H a 1.444
3 3 Rebellion Racing Mathias BECHE Thomas LAURENT Gustavo MENEZES Rebellion R13 – Gibson M LMP1 161
4 4 Bykolles Racing Team Oliver WEBB Dominik KRAIHAMER Tom DILLMANN ENSO CLM P1/01 – Nismo M LMP1 158
5 11 SMP Racing Mikhail ALESHIN Vitaly PETROV BR Engineering BR1 – AER M LMP1 158
6 26 G-Drive Racing Roman RUSINOV Jean-Eric VERGNE Andrea PIZZITOLA Oreca 07 – Gibson D LMP2 156
7 38 Jackie Chan DC Racing Ho-Pin TUNG Gabriel AUBRY Stéphane RICHELMI Oreca 07 – Gibson D LMP2 156
8 36 Signatech Alpine Matmut Nicolas LAPIERRE André NEGRÁƒO Pierre THIRIET Alpine A470 – Gibson D LMP2 156
9 37 Jackie Chan DC Racing Jazeman JAAFAR Weiron TAN Nabil JEFFRI Oreca 07 – Gibson D LMP2 155
10 28 TDS Racing François PERRODO Matthieu VAXIVIERE LoÁ¯c DUVAL Oreca 07 – Gibson D LMP2 155
11 31 DragonSpeed Roberto GONZALEZ Pastor MALDONADO NathanaÁ«l BERTHON Oreca 07 – Gibson M LMP2 155
12 50 Larbre Competition Erwin CREED Romano RICCI Julien CANAL Ligier JSP217 – Gibson M LMP2 152
13 66 Ford Chip Ganassi Team UK Stefan MÁœCKE Olivier PLA Billy JOHNSON Ford GT M LMGTE Pro 148
14 92 Porsche GT Team Michael CHRISTENSEN Kevin ESTRE Porsche 911 RSR M LMGTE Pro 148
15 71 AF Corse Davide RIGON Sam BIRD Ferrari 488 GTE EVO M LMGTE Pro 147
16 91 Porsche GT Team Richard LIETZ Gianmaria BRUNI Porsche 911 RSR M LMGTE Pro 147
17 82 BMW Team MTEK Tom BLOMQVIST Antonio Felix DA COSTA BMW M8 GTE M LMGTE Pro 146
18 97 Aston Martin Racing Alexander LYNN Maxime MARTIN Jonathan ADAM Aston Martin Vantage AMR M LMGTE Pro 146
19 95 Aston Martin Racing Marco SÁ˜RENSEN Nicki THIIM Darren TURNER Aston Martin Vantage AMR M LMGTE Pro 146
20 81 BMW Team MTEK Martin TOMCZYK Nicky CATSBURG BMW M8 GTE M LMGTE Pro 145
21 98 Aston Martin Racing Paul DALLA LANA Pedro LAMY Mathias LAUDA Aston Martin Vantage M LMGTE Am 144
22 90 TF Sport Salih YOLUC Euan ALERS-HANKEY Charles EASTWOOD Aston Martin Vantage M LMGTE Am 144
23 61 Clearwater Racing Weng Sun MOK Keita SAWA Matthew GRIFFIN Ferrari F488 GTE M LMGTE Am 143
24 77 Dempsey – Proton Racing Christian RIED Julien ANDLAUER Matt CAMPBELL Porsche 911 RSR M LMGTE Am 142
25 70 MR Racing Motoaki ISHIKAWA Olivier BERETTA Edward CHEEVER Ferrari F488 GTE M LMGTE Am 142
26 88 Dempsey – Proton Racing Khaled AL QUBAISI Giorgio RODA Matteo CAIROLI Porsche 911 RSR M LMGTE Am 141
27 51 AF Corse Alessandro PIER GUIDI James CALADO Ferrari 488 GTE EVO M LMGTE Pro 139
28 29 Racing Team Nederland Frits VAN EERD Giedo VAN DER GARDE Jan LAMMERS Dallara P217 Gibson M LMP2 139
29 86 Gulf Racing UK Michael WAINWRIGHT Benjamin BARKER Alex DAVISON Porsche 911 RSR M LMGTE Am 137
30 54 Spirit of Race Thomas FLOHR Francesco CASTELLACCI Giancarlo FISICHELLA Ferrari F488 GTE M LMGTE Am 136
31 56 Team Project 1 JÁ¶rg BERGMEISTER Patrick LINDSEY Egidio PERFETTI Porsche 911 RSR M LMGTE Am 131
32 17 SMP Racing Stéphane SARRAZIN Egor ORUDZHEV Matevos ISAAKYAN BR Engineering BR1 – AER M LMP1 132
33 67 Ford Chip Ganassi Team UK Andy PRIAULX Harry TINCKNELL Tony KANAAN Ford GT M LMGTE Pro 6
34 1 Rebellion Racing Neel JANI André LOTTERER Bruno SENNA Rebellion R13 – Gibson M LMP1 161