WEC: Toyota vence no Bahrein

O trio Anthony Davidson/Sébastien Buemi/Stéphane Sarrazin (Toyota TS030 – Hybrid) venceu neste sábado (30/11), Á s Seis Horas do Bahrein, última etapa do Campeonato Mundial de Endurance. Foi a segunda vitória da montadora japonesa no ano. O trio André Lotterer/Benoit Tréluyer/Marcel FÁ¤ssler (Audi R18 e-tron quatro) terminou em segundo, seguido pelo trio Roman Rosinov/John Martin/Mike Conway (Oreca 03 – Nissan).

Davidson/Buemi/Sarrazin venceram com 1m10s585 de vantagem sobre Lotterer/ Tréluyer/ FÁ¤ssler (o trio levou um drive-through por adversário em uma zona em bandeira amarela). Dos cinco carros inscritos na LMP1, apenas os dois receberam a bandeirada.

Logo no começo da prova, o trio Andrea Belicchi/Mathias Beche/Nicolas Prost (Lola B12/60 Coupé – Toyota), abandonou com o motor estourado.  Vinte voltas depois; foi a vez do trio que alinhou na pole Alexander Wurz/Kazuki Nakajima/Nicolas Lapierre (Toyota TS030 – Hybrid) abandonar.

Já no começo da noite, a Audi sofreu o seu primeiro abandono por falha mecânica desde 2011. A caixa de marchas do Audi R18 e-tron quattro #2 do trio campeão de 2013, Tom Kristensen/Allan McNish/ LoÁ¯c Duval, quebrou.

LoÁ¯c Duval/Tom Kristensen/Allan McNish foram campeões com 162 pontos, seguidos por Andre Lotterer/Marcel FÁ¤ssler/Bénoit Tréluyer com 149,25 e Anthony Davidson/Stéphane Sarrazin/Sébastien Buemi com 106,25. O brasileiro Lucas di Grassi, que em trio com Marc Gené/Oliver Jarvis, pilotou outro Audi R18 e-tron quatro em algumas etapas, terminou em 9 com 45 pontos.

Com os abandonos na LMP1, o trio da G-Drive, Rosinov/Martin/Conway completou o pódio no geral, e venceu na LMP2.

O tÁ­tulo na Classe LMP2 ficou com o trio Martin Plowman/Bertrand Baguette/Ricardo González (Morgan – Nissan). A OAK Racing também ficou com o tÁ­tulo entre as equipes na LMP2.

Bertrand Baguette/Martin Plowman/Ricardo González somaram 141,5 pontos. Alex Brundle/David Heinemeier-HÁ¤nsson/Olivier Pla terminaram em segundo com 132,5 pontos, seguidos por John Martin/Roman Rusinov/Mike Conway com 132 pontos.

Pela Classe LMGTE Pro, vitória da dupla Toni Vilander/Giamaria Bruni ( Ferrari F458 Italia). A AF Corse foi beneficiada pelo duplo abandono da Aston Martin, com Bruni levando o tÁ­tulo entre os pilotos, e a AF Corse entre as equipes.

Então lÁ­deres do campeonato na LMGTE Pro, a dupla Darren Turner/Stefan Mücke (Aston Martin Vantage V8) abandonou na 109ª volta. Seu parceiros de equipe, e que poderiam ajudar na conquista do tÁ­tulo, Bruno Senna/Pedro Lamy/Richie Stenaway também abandonaram, na 145ª volta.

Bruni foi campeão isolado na LMGTE Pro com 145 pontos, dez a mais do que Giancarlo Fisichella. Darren Turner/Stefan Mücke terminaram em terceiro com 125,5 pontos. O brasileiro Senna foi o oitavo com 94 pontos.

A Aston Martin teve que se contentar com a vitória na etapa, e o tÁ­tulo na LMGTE Am. O trio Nicki Thiim/Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen, no Aston Martin #95, venceu. O tÁ­tulo ficou com o trio do carro #96, Stuart Hall e Jamie Campbell-Walter.

Em trio com os franceses Julien Canal e Patrick Bornhauser, o brasileiro Fernando Rees (Chevrolet Corvette C6-ZR1) terminou em quarto na Classe LMGTE Am.

Jamie Campbell-Walter/Stuart Hall foram campeões na LMGTE Am com 129 pontos, um a mais do que Enzo Potolicchio/Rui Águas. Jean-Karl Vernay/Raymond Narac, com 120, terminaram em terceiro. Rees, que não disputou todas as etapas do ano, foi o sétimo com 73.

Final:

1 8 LMP1 Anthony DAVIDSON, Sébastien BUEMI, Stéphane SARRAZIN Toyota TS030 – Hybrid M 199 voltas em 6:01’15.303
2 1 LMP1 André LOTTERER, Benoit TRÉLUYER, Marcel FÁ„SSLER Audi R18 e-tron quattro M a 1’10.585
3 26 LMP2 Roman RUSINOV, John MARTIN, Mike CONWAY Oreca 03 – Nissan D a 15 voltas   
4 24 LMP2 Olivier PLA, David HEINEMEIER HANSSON, Alex BRUNDLE Morgan – Nissan D a 15
5 41 LMP2 BjÁ¶rn WIRDHEIM, Wolfgang REIP, Jon LANCASTER     Zytek Z11SN – Nissan D a 15
6 35 LMP2 Bertrand BAGUETTE, Ricardo GONZALEZ, Martin PLOWMAN     Morgan – Nissan D a 17
7 45 LMP2 Jacques NICOLET, Keiko IHARA, David CHENG Morgan – Nissan D a 19
8 25 LMP2 Fabien GIROIX, Robbie KERR, Craig DOLBY Oreca 03 – Nissan D a 21
9 51 LMGTE Pro Gianmaria BRUNI, Toni VILANDER,     Ferrari F458 Italia M a 24
10 91 LMGTE Pro JÁ¶rg BERGMEISTER, Patrick PILET, Porsche 911 RSR M a 24
11 71 LMGTE Pro Kamui KOBAYASHI, Giancarlo FISICHELLA,   Ferrari F458 Italia M a 25
12 92 LMGTE Pro Marc LIEB, Richard LIETZ, Porsche 911 RSR M a 25
13 95 LMGTE Am Christoffer NYGAARD, Kristian POULSEN, Nicki THIIM Aston Martin Vantage V8 M a 26
14 49 LMP2 Luis PEREZ COMPANC, Nicolas MINASSIAN, Pierre KAFFER Oreca 03 – Nissan M a 27
15 81 LMGTE Am  Vicente POTOLICCHIO, Rui AGUAS, Davide RIGON Ferrari F458 Italia M a    27
16 61 LMGTE Am François PERRODO, Emmanuel COLLARD, Matt GRIFFIN Ferrari F458 Italia M a 27
17 50 LMGTE Am Patrick BORNHAUSER, Julien CANAL, Fernando REES     Chevrolet Corvette C6-ZR1 M a 28
18 96 LMGTE Am  Stuart HALL, Roald GOETHE, Jamie CAMPBELL-WALTER Aston Martin Vantage V8 M a 30
19 76 LMGTE Am Raymond NARAC, Jean-Karl VERNAY, Markus PALTTALA Porsche 911 GT3 RSR M   a 37
20 99 LMGTE Pro Pedro LAMY, Bruno SENNA, Richie STANAWAY Aston Martin Vantage V8 M a 54
21 97 LMGTE Pro Darren TURNER, Stefan MÁœCKE, Aston Martin Vantage V8 M a 90
22 2 LMP1 Tom KRISTENSEN, LoÁ¯c DUVAL, Allan McNISH Audi R18 e-tron quattro M a 106
23 88 LMGTE Am Christian RIED, Gianluca RODA, Paolo RUBERTI Porsche 911 GT3 RSR M a 113
24 57 LMGTE Am Tracy KROHN, Niclas JÁ–NSSON, Maurizio MEDIANI Ferrari F458 Italia M a 116
25 7 LMP1 Alexander WURZ, Nicolas LAPIERRE, Kazuki NAKAJIMA Toyota TS030 – Hybrid M a 135
26 12 LMP1 Andrea BELICCHI, Mathias BECHE, Nicolas PROST Lola B12/60 Coupé – Toyota M a 155
27 32 LMP2 Thomas HOLZER, Dominik KRAIHAMER, Jan CHAROUZ Lotus T128 D a 194
28 31 LMP2 Kevin WEEDA, Vitantonio LIUZZI, Lucas AUER Lotus T128 D a 199

Foto: WEC – FRANCOIS FLAMAND – DPPI Media