World Series by Renault: Jazeman Jaafar vence prova acidentada em MÁ´naco

O malaio Jazeman Jaafar (Fortec Motorsports) venceu neste domingo (24/05), em Monte Carlo, MÁ´naco, a terceira etapa da F-Renault 3.5, principal categoria do World Series by Renault. O britânico Dean Stoneman (Dams) e o francês Tom Dillmann (Jagonya Ayam with Carlin) completaram o pódio.

Logo na primeira curva, um acidente envolveu o francês Matthieu Vaxiviere (Lotus) e a dupla da Strakka Racing, o sueco Gustav Malja e o cipriota Tio Ellinas. Na primeira volta, o safety-Car foi acionado, após o mexicano Alfonso Celis Jr (AVF) bater na curva da Piscina, e espalhar destroços.

Na segunda volta, a prova foi interrompida em bandeira vermelha. O brasileiro Bruno Bonifácio (International Draco Racing) e o holandês Meindert van Buuren (Lotus) se tocaram na Saint Devote, com o carro do holandês subindo no carro do brasileiro.

Em alta velocidade, Bonifácio bateu na barreira de proteção, com van Buuren aterrissando em cima da barreira de pneus. Bonifácio foi atendido na pista, sendo colocado um colar de proteção em seu pescoço.

“Foi um impacto muito forte, não tive o que fazer, mas graças a Deus não me machuquei. Estou com dores nas costas, mas vou fazer fisioterapia e outros tratamentos nessa semana para estar pronto para a etapa em Spa-Francorchamps. É um pena, pois tinha feito uma ótima largada, já estava em 6º, e tÁ­nhamos carro para terminar bem nos pontos, mas agora o foco é na próxima etapa, onde temos grandes chances de um bom resultado.”. declaru Bonifácio.

Com a prova reiniciada, Jaafar, que alinhou na pole, manteve a ponta, e controlou a prova até o final. Stoneman e Dillmann completaram o pódio.

O russo Egor Orudzhev (Arden Motorsport) terminou em quarto, seguido pelo brasileiro Pietro Fantin (International Draco Racing).

“Considerando o imprevisto na classificação e nossa posição de largada, estou satisfeito com o 5º lugar. Aqui em MÁ´naco, esse resultado é muito positivo, por ser bem difÁ­cil de ultrapassar. Eu fiz uma boa largada e consegui evitar os acidentes na primeira curva, e tÁ­nhamos um bom ritmo, mesmo com o carro saindo um pouco de frente, então, na medida do possÁ­vel, fizemos o melhor que dava. Agora vamos pensar na próxima etapa, para buscar mais pontos em Spa-Francorchamps e se aproximar do pódio.”, declarou Fantin.

O britânico Oliver Rowland (Fortec Motorsports), o francês Aurelien Panis (Tech 1 Racing), o indonésio Sean Gelael (Jagonya Ayam with Carlin), o suÁ­ço Alex Fontana(Pons Racing) e o holandês Nyck de Vries (DAMS) completaram a zona de pontos.

Jaafar lidera o campeonato com 49 pontos, um a mais do que Rowland.

A próxima etapa, em Spa-Francorchamps, na Bélgica, acontece nos dias 30 e 31 de maio.

Final:

1  Jazeman Jaafar MAL Fortec Motorsports 21 voltas
2  Dean Stoneman GBR DAMS +3.235s
3  Tom Dillmann  FRA Jagonya Ayam with Carlin +6.327s
4  Egor Orudzhev RUS Arden Motorsport +8.580s
5  Pietro Fantin BRA International Draco Racing    +10.025s
6  Oliver Rowland GBR Fortec Motorsports +13.594s
7  Aurelien Panis FRA Tech 1 Racing +28.017s
8  Sean Gelael IND Jagonya Ayam with Carlin +30.090s
9  Alex Fontana  SUI Pons Racing    +34.024s
10  Nyck de Vries HOL DAMS +38.849s
11  Philo Paz Patric Armand IND    Pons Racing +46.733s
12  Roy Nissany    ISR Tech 1 Racing +1m11.789s

Abandonos:

Beitske Visser HOL AVF 16 voltas
Nicholas Latifi   CAN Arden Motorsport 13 voltas
Tio Ellinas CHP   Strakka Racing 2 voltass
Bruno Bonifacio  BRA International Draco Racing 2 voltas
Meindert van Buuren HOL   Lotus   1 volta
Alfonso Celis Jr MEX AVF 1 volta
Matthieu Vaxiviere FRA Lotus 0 volta
Gustav Malja SUE Strakka Racing    0 volta