World Series by Renault: Otimista, André Negrão estreia neste fim de semana

Depois de um longo período de férias e três sessões de testes de pré-temporada, finalmente o brasileiro André Negrão vai matar a ansiedade de voltar a acelerar um carro de corrida neste fim de semana (16 e 17), na pista de Motorland Aragón, em Alcañiz (Espanha). É lá que acontece a primeira etapa da Fórmula Renault 3.5, principal categoria da World Series by Renault e um dos mais importantes caminhos para a Fórmula 1. Um dos mais jovens do paddock, com apenas 18 anos, Deco Negrão vai disputar a temporada de 2011 pela tradicional equipe Draco – que teve em seus carros brasileiros como Rubens Barrichello e Felipe Massa, entre outros -, onde será companheiro de equipe do monegasco Stéphane Richelmi.

Negrão vem de uma temporada consistente em 2010, quando venceu a primeira exibição internacional da categoria italiana F-Abarth (em Spa-Francorchamps, na Bélgica) e liderou várias provas da F-Renault 2.0 (onde também obteve poles e resultados de destaque). Este ano o piloto de Campinas dá um salto grande na carreira e admite que não vê a hora de entrar na pista para competir com os rivais:

“A ansiedade está comigo o tempo inteiro, e acho que assim é que é bom. Apesar de ficar um pouco tenso, consigo separar legal as coisas: estou dormindo bem, fazendo academia normalmente, me sinto bem tranquilo. Agora só preciso entrar na pista e acelerar o quanto antes.”

O brasileiro se revela muito otimista por causa da quilometragem acumulada nas três baterias de testes de pré-temporada, em Motorland, Barcelona e Paul Ricard (França), mas reconhece que sua meta principal em 2011 é aprimorar sua técnica e ser consistente, em meio a pilotos bem mais experientes – como o australiano Daniel Ricciardo, piloto de testes da Red Bull e que não participará da etapa inaugural da World Series por causa do Grande Prêmio da China de F-1:

“Estou muito contente porque fomos bem nos testes, acho que vai dar tudo certo. Mas não tem mágica: os pilotos que têm mais tempo de pista, como o Ricciardo, são os principais favoritos nesse começo de ano. Preciso fazer o melhor possível, evitar erros e marcar pontos. Acumulando essa quilometragem, podemos evoluir mais ao longo da temporada”, explica.

Ainda “pegando a mão” do carro da Draco na F-Renault 3.5, Deco conta com uma aliada na etapa de Alcañiz: a própria pista de Motorland Aragón, velha conhecida de F-Renault 2.0 e de vários dias de testes e treinos livres:

“Nada melhor do que começar em Motorland. Estou muito otimista também por isso: conheço a pista, não tem erro. Fora que é um ótimo circuito, de alta, que eu gosto muito. Já a cidade é engraçada, porque é no meio do deserto, não tem muita coisa por lá. A gente chega, come, corre e dorme”, brinca Deco, que desembarcou hoje em Alcañiz.

A primeira etapa da F-Renault 3.5 será disputada em rodada dupla, com uma prova no sábado e outra no domingo.

Programação:

Sábado
5h45 – 6h15: Treino classificatório 1
9h: Corrida 1

Domingo
5h10 – 9h40: Treino classificatório 2
9h15: Corrida 2

Calendário do campeonato de 2011

16 e 17/4: Motorland Aragón (Espanha)
30/4 e 1/5: Spa-Francorchamps (Bélgica)
14 e 15/5: Monza (Itália)
28 ou 29/5: Mônaco (Monte Carlo)
18 e 19/6: Nürburgring (Alemanha)
2 e 3/7: Hungaroring (Hungria)
20 e 21/8: Silverstone (Inglaterra)
17 e 18/9: Paul Ricard (França)
9 e 10/10: Barcelona (Espanha)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *