Problema com o desembaçador de parabrisa tirou visibilidade dos brasileiros que bateram num barranco de neve na primeira Especial
Pouco mais de 12 km. Essa foi a extensão percorrida pela dupla brasileira Paulo Nobre/Edu Paula no Rally da Suécia, segunda etapa do Campeonato Mundial de Rali, o WRC. Um problema com o desembaçador do parabrisa do Mini Cooper fez com que Nobre/Paula perdesse a visibilidade. A dupla bateu num banco de neve ao lado da estrada em uma curva e ficou de fora do resto das Especiais programadas para esta sexta-feira (10/02).
Com o gostinho de “abrir os trabalhos†no Rally da Suécia ao ser o primeiro carro a largar nas Especiais, Paulo Nobre não esperava que o dia terminasse tão cedo. “TÁ´ muito frustrado!! “Brincar de Loeb†abrindo a Especial é complicado, mas estava uma delÁcia até o parabrisa começar a embaçar. DaÁ pra frente tava na cara que ia dar “corinthianadaâ€! Sem enxergar direito acabei fechando um pouco mais do que devia numa curva Á direita e a frente do carro tocou o banco de neve da lateral da estrada. Isso foi o suficiente para o carro desestabilizar, rodar 180º e cair numa valaâ€, disse o piloto.
“AÁ já tinha começado o show de horror. Isso quebrou o suporte do radiador e, por consequência, começou a vazar água. A ventoinha encostou na saÁda de escape e começou a pegar fogo. Depois do susto e de apagarmos o incêndio, conseguimos, com a ajuda do público, tirar o carro e tentamos voltar para a prova. Mas o motor superaqueceu com a falta de água no radiador e paramos assim que o alarme no painel acendeu. Se não fosse a desgraça do desembaçador dar problema, mas como já falei outras vezes, “se†não existe. Se não tivesse ocorrido ali, aconteceria mais para frente, afinal, não estávamos nem no meio da Especial e o parabrisa só iria embaçar mais ainda. Peço desculpas a todos que estavam torcendo tanto por nós!â€, desabafou Nobre.
A dupla brasileira encerrou o dia na 45ª colocação da prova fazendo o uso do “Super Raliâ€. Neste recurso, o tempo de quem não completa as Especiais passa a ser a melhor marca de sua categoria com o acréscimo de cinco minutos.
Com a chegada do carro ao Parque de Serviço, a equipe fez uma avaliação no equipamento e constatou que no momento que o motor superaqueceu, queimou a junta do cabeçote, que também empenou com a alta temperatura. Apesar dos problemas no equipamento, Paulo Nobre e Edu Paula retornarão Á s trilhas neste sábado. “Já fomos avisados que o motor foi muito danificado, mas enquanto o carro andar vamos seguir na prova e aproveitar para nos familiarizarmos ainda mais com o Miniâ€, concluiu Nobre.
O segundo dia do Rally da Suécia será composto por oito Especiais, sendo quatro trechos percorridos duas vezes pelos competidores.
Classificação do Rally da Suécia após um dia.
1º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Ford Fiesta), 1h23min50s8
2º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroen DS3), a 16s8
3º Petter Solberg/Chris Patterson (Ford Fiesta), a 18,6
4º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford Fiesta) , a 32.3
5º Evgeny Novikov/Denis Giraudet (Ford Fiesta), a 1min12s1
6º Henning Solberg/Ilka Minor (Ford Fiesta), a 1min48s5
7º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroen DS3), a 2min08s9
8º Patrik Sandell/Staffan Parmander (Mini Cooper), a 2min18s8
9º Martin Prokop/Zdenek Hrüza (Ford Fiesta), a 2min26s9
10º Eyvind Brynildsen/Cato Menkerud (Ford Fiesta) , a 2min59s8
45º Paulo Nobre/Edu Paula (Mini Cooper), a 44min45s3